quinta-feira, novembro 05, 2009

Samara - A Corrente do Mal

samara.jpg the ring image by the_undead_circus

A alguns anos prometi para mim mesmo que não ia escrever sobre essa porcaria. Aqui estou eu quebrando minha promessa.

Na verdade a promessa foi por causa da esperança de que a coisa sumisse rapidamente do mapa como toda corrente idiota por aí.

Mas hoje eu discutia sobre um filme num tópico de uma comunidade qualquer do Orkut e, no meio da coisa, alguém posta a porcaria da corrente.

Foi quando pensei:

-Mas que Porr@!!!! Por que você não morre??? POR QUÊÊÊÊÊÊÊ?????

Então, depois de uma grande reflexão, eu descobri que correntes não morrem. As porcarias são como vírus. Podem ficar inativas por uns tempos, mas nunca somem totalmente. Por quê? Por quê sempre vai estar escrita em algum lugar da internet e sempre vai ter um idiota que vai ler, acreditar e repassar.

Logo... Vamos descobrir como surgiu a tal corrente da Samara e por que vocês, pessoas com classe e inteligência, não devem repassar.

Vamos ao texto original:

"Oi meu nome é Samara, tenho 14 anos (Teria se estivesse viva), morri aos 13 em Cascavel-PR. Eu andava de bicicleta Quando não pude desviar de um arame farpado. O pior foi que o dono do lote não quis me ajudar, riu bastante mim após agonizar por 2 horas enroscada no arame eu faleci, através dessa mensagem eu peço que façam com que eu possa descançar em paz. Envie isso para 20 pessoas e minha alma estara sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão.Caso não repasse essa mensagem vou visitar-lhe hoje a noite assim vc poderá conhecer o tal arame bem de pertinho. Dia 15 de Julho Mariana resolveu rir dessa mensagem, uma noite depois ela sumiu sem deixar vestigios. O mesmo aconteceu com Kare dia 18 de Outubro. Não Quebre essa corrente por favor, a não ser que queira sentir a minha presença."



Vamos por partes. Primeiro, por que Samara? A corrente começou a circular em 2002, logo após o filme "O Chamado" ser lançado.nos cinemas. O filme em questão também trata dessas correntes. Nele, porém, a maldição é transmitida por uma fita de vídeo. A corrente de "O Chamado" consiste no seguinte:

Primeiro, o fantasma de Samara produziu uma fita de vídeo (Ela conseguia em vida imprimir seus pensamentos em negativos) com imagens aparentemente desconexas.

Alguém assiste a fita. Logo depois recebe um telefonema da própria Samara (de algum orelhão do além) dizendo apenas: "Sete Dias"

Agora, a pessoa que assistiu, tem sete dias para fazer alguém ver a fita e propagar a corrente. Se chegar ao fim do tempo e não mostrar para ninguém, Samara aparecerá e matará o sujeito de uma forma horrível.

Então aqui temos: Samara e uma corrente.Observem como a coisa foi construída.

Então algum morador de Cascavel- PR resolveu sacanear e criou o texto da corrente internética. Por que eu sei que foi um morador dessa cidade? Simples. Por que eu sou da Bahia e nunca ouvi falar nesse fim de mundo. Então se eu criasse uma corrente ia colocar dados que me são familiares, não?

No início a coisa se propagava apenas por e-mail. Teve um reinado muito curto, pois não havia a tal inclusão digital e pouca gente idiota tinha acesso a internet. Então a corrente ficou adormecida até...

Em 2004 surge o Orkut, a primeira e única rede de relacionamento que "pegou" no Brasil. No primórdio a coisa era boa. Para entrar precisava ser convidado e não era qualquer mané que tinha acesso. O cadastro obrigatório era imenso e o site era em inglês, o que espantava os  menos preparados e tirava o interesse dos oportunistas. A galera guardava os convites como se fosse ouro. Houveram até casos de pessoas que vendiam os tais convites no Mercado Livre. Uma comunidade com 300 pessoas podia se considerar enorme!

Eis que a coisa cresce e, em abril de 2005 o Orkut, com medo de perder espaço entre os brasileiros para cópias tupiniquins, resolve traduzir todo o site para português atingindo uma parcela da população que ainda se enrolava para entrar. Nessa época o acesso a internet no país estava mais fácil e o bordão "Me adiciona no Orkut" virou coisa comum.

Mas o que detonou a volta da corrente foi a transmissão do filme na TV aberta. Pronto! Foi a gota que faltava para entornar o copo.Se o nome Samara já era conhecido, agora a coisa despirocou de vez.




Algum engraçadinho acha a corrente antiga e faz uma modificação uma básica. Ao invés de "envie para 20 pessoas" a nova versão diz "poste em 20 comunidades".

Pronto... Foi um inferno na internet. Retardados de todos os cantos, com medo de um ser fictício, começaram a distribuir indiscriminadamente a porcaria da corrente pelo Orkut normalmente com títulos de :

"Não Leia"

Tem coisa mais atrativa que uma proibição? Foi um tal de posta-posta que entupiam as caixas de mensagens das pessoas e os tópicos das comunidades.

Na época em questão eu era moderador da comunidade Casos Sobrenaturais e dei um "Ban" geral nos postadores. Mas como eu saia para trabalhar pela manhã e só voltava à noite, haviam pelo menos uns seis a sete tópicos sobre isso na página principal. Era um saco!

Vamos voltar ao texto original e explicar como vocês podem desconfiar de notícias falsas.

Primeiro. O texto não especifica datas.Samara morreu. Quando? Que dia? Que ano? Mariana sumiu dia 15 de Julho e Kare dia 18 de outubro. De que ano mesmo?

Depois não especifica sobrenomes. Samara de quê? Mariana de quê? Kare de quê?

Correntes virais normalmente não especificam essas coisas por dois motivos. Primeiro por que são invenções. Então não dá para especificar nada que numa simples consulta se descobriria a falsidade.

Depois, por que quem inventa esse troço nunca imagina que vai pegar mesmo. Então não elabora muito a coisa e deixa uma série de furos. A falta de fontes confiáveis é a maior prova que uma corrente viral é falsa. Uma das coisas que aprendi hoje em dia é que, se não existe no google, provavelmente não existe mesmo!

Por fim, a contradição da salvação de Samara. Sua alma será salva por você mandar para 20 pessoas e pelas 20 que receberão. Então provavelmente ela já está salva, não? Caramba! Tinha gente que até anotava num papelzinho para quantas pessoas tinham enviado para não errar na conta! Samara, se existisse, já estaria no paraíso na primeira semana comendo bolo de mel com Jesus Cristo, Buda e Ganesha!

E aqui encerro nosso texto. Samara pediu para avisar que se você não recomendar nosso blag para 100 pessoas ela vai puxar seu pé à noite e pintar suas unhas de vermelho com bolinhas amarelas!

LEIA TAMBÉM

Deja-vu

Lei de Murphy

Sexta Feira 13

Taos Hum - o zumbido da morte

Necronomicon - o livro dos mortos

18 comentários:

O Gajo disse...

Já estou reenviando o texto do blog para os 100 amigos.../medo O.O

Ana Carolina disse...

Além de tudo a Samara é manicure? =O

Por falar em divulgação, por que o "Txio Claudio" não 'promove' o blag através da ferramenta do orkut??? Certeza que todos os CS'ianos promoveriam junto.. -~~

Unknown disse...

SAMARA Q VÁ PRA PQP!!!!

Anônimo disse...

olha, puxar meu pé é de boa, mais vermelho com bolinhas amarelas nem pensarr!!

;D

Mr. Yck disse...

essa é minha corrente estúpida e sem nexo preferida de todas. talvez mesmo porque gosto do filme e da samara.
acho a mais engraçada também...
já enviei várias vezes, mas para meus amigos que assim como eu, sabiam se tratar de uma bobagem.

uma vez, com minha caixa de emails lotada daquelas correntes de "repasse para 18003 pessoas e seu desejo se realizará", criei uma sobre alguém que morreu atropelado por uma carreta, e se não repassasse, o mesmo aconteceria à ele.
algum tempo depois, mais de meses, eu recebí minha própria corrente, com todos aqueles ">>>>>>>" de encaminhamento.
essas coisas pegam, e sempre vai ter um ignorante ou alguém com um senso de humor bizarro (eu?) que vai mostrar pra alguém...

VOCÊ NÃO ENTENDE RACHEL? ELA NUNCA MORRE

Kimmi disse...

KAOSKAOKSOAKSOASOPAKSOAKSOK Que FAIL master, eu sou de Cascavel-PR.(Fim de mundo mesmo. -.-)

Gabriela Arissa disse...

meuu q idiotice o carinha q invento foi burro pq se ele tah falando das pessoas q morreram quer dizer q na hora q o carinha tava criando a corrente as mortes já tinham acontecido neh deer meu tenho 10 anos e já me toquei disso meu aff q burrice... ¬¬'

Anônimo disse...

ei eu vo faze 12 esse ano e quando disse o nome samara ja dava pra se toca que era pura mentira , porque alguem pode ser mais criativo que samara , esse foi o nome de um personagem de filme de terror mais patetico que eu ja vi na vida . como um espito coinssegue fazer um video , como um espirito conssegue fazer uma ligaçao . como um espirito mata? fopi o filme mais besta do mundo , e ainda tem gente que diz que é muito assustador!! cara nao caia em correntes sao estupidas e falsas por que sempre procurem no google , se nao ouver um site confiavel com essas informaçoes nao repasse , repoito , nao repasse

João Carlos disse...

Eu sei que esse topico já é meio antigo, mas preciso confessar: Eu que criei essa corrente. Junto com mais umas 20. Realmente, tinha algumas correntes até mais interessantes que essa, mas essa pegou talvez por fazer uma pequena referencia ao filme, colocando assim mais medo nas pessoas. Eu me inspirei em uma amiga que se chama Samara, e que coincidentemente tinha cabelo preto liso e era bem magra. Enfim, é isso.

Anônimo disse...

jcmainieri@hotmail.com

e-mail do responsável por essa criação

Yeah Yeah disse...

AIIIIIIIIII QUE MEDO NAO VO DORMIR HOJE....
ta de brincadeira neah quero me assustar poh ponhe uma coisa de terror mesmo....
sengraça mais leiam...
Oi, meu nome é Samara. Morri quando bati minha bicicleta contra arames farpados. Hoje estou presa nesta corrente e se você não enviar para 20 amigos eu irei te fazer uma visitinha hoje

IDIOTA,JUMENTA, IMBECIL... disse...

VCS ACREDITAM Q EU FIQUEI COMEDO??
EU DEIXO ME CHAMAREM DE IDIOTA IMBECIL, JUMENTA...
E POR AI VAI,PO PQ EU TENHO Q SER TÃO MEDROSA, E EU TAMBEM ANOTEI EM UM PAPEL PRA Ñ PERDE A CONTA , DEVERIA TER LIDO TUDO ANTES DE MANDAR PROS MEUS AMIGOS, PELOMENOS, EU PESQUISEI , VOU SEGUIR A DICA:PESQUISE EM SITES SEGUROS.
MINHA MÃE É QUEM FICOU COM MEDO, QUASE Ñ DEIXOUEU TERMINAR DE LER O BLOG.
SOU UMA MENINA DE DOZE ANOS

natan disse...

samara q va se fuder

Anônimo disse...

mais que porra eu ja estou farta dessas correntes idiotas

Anônimo disse...

Estamos recrutando membros que tenham interesse com assuntos espirituais(Não aceitamos religiosos fanáticos).

Para mais informações,entre em contato comigo pck.3@hotmail.com

Anônimo disse...

"No primórdio a coisa era boa. Para entrar precisava ser convidado e não era qualquer mané que tinha acesso. " Elitismo com rede social é bem coisa de ex usuário de Orkut mesmo, rs

SAULO AUGUSTO disse...

Acabei de receber essa porra dessa corrente no Messenger do facebook

Anônimo disse...

Oi meu nome é Samara e tenho 14 anos se eu tivesse viva porra , É, eu gozei até a morte