quinta-feira, novembro 19, 2009

Carrancas!!!

Chegou a hora de falar sobre umas das mais clássicas esculturas que fazem parte da cultura nordestina.

Vamos por partes. Você sabe o que é uma carranca? Já viu uma?

Se não viu, veja abaixo:


Agora que sabe como é uma carranca, vamos saber da definição.

Uma Carranca nada mais é que uma escultura, normalmente em madeira ou barro, cujo aspecto representa um ser animalesco com expressão de fúria. Uma designação mais rebuscada seria "Zooantropomorfa", pois é um misto de humanoide com animal. As carrancas, na maioria dos casos, são apenas retratadas com pescoço e rosto. Raramente possuem outra parte do corpo incrementada.

E como surgiu esse bicho feio? Por que são tão conhecidos no nosso país?

Bom. Acredita-se que as carrancas surgiram originalmente com as embarcações que percorrem o Rio São Francisco.

Não se sabe ao certo se a ideia inicial foi derivada da cultura indígena ou africana. O fato é que as tais embarcações usam carrancas na proa com o intuito de afastar os maus espíritos.



Talvez a utilidade seja simbolicamente semelhante ao uso que os Vikings faziam com seus barcos. Estes últimos, chamados Drakkars, costumavam usar na proa a imagem de um Dragão e a decoração externa seguindo o mesmo estilo.

Para que? Eles acreditavam que o mar era habitado por criaturas marinhas malignas como dragões e serpentes gigantes. Com o "disfarce" do barco eles achavam que assustariam tais criaturas.





Com o tempo, a popularidade das carrancas aumentou e sua fama de "espantador" de maus espíritos as levou para as residências.

Se tornou bastante comum ter na entrada das casas uma carranca. Atribui-se também a elas o poder de afugentar visitas indesejadas.

As características mais comuns das carrancas são olhos esbugalhados, orelhas grandes e pontudas, uma juba generosa, dentes como presas afiadas, narinas abertas e língua à mostra.

Dizem que quanto mais feia, melhor a carranca. Então os artesãos capricham para tornar a escultura uma coisa de doer a vista.

Hoje existem carrancas de todos os tipos e tamanhos. É mais comum nas casas de moradores de Estados por onde corta o Rio São Francisco como Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.




Uma das lendas que envolve a Carranca nas embarcações é associada a outra figura folclórica da região: O Nego D'água (Ou Caboclo D'água). Este último é um ser mitológico que tem mania de virar as embarcações afogando aqueles que estejam nela. Diz a lenda que a carranca, frente ao Nego D'água, consegue se transformar numa criatura viva e enfrentar o bicho. Caso não consiga vencê-lo, pelo menos avisa ao barqueiro do perigo com três gemidos para que este tenha tempo para se salvar.

Ok, meus amigos! Espero que tenham gostado da explicação. E se você é feio e alguém um dia te chamar de Carranca, não leve a mal. Pelo menos os maus espíritos não encostam em você!

Curiosidades:


  • O nome do artesão que faz uma carranca é Carranqueiro.
  • Carrancas é o nome de uma cidade de Minas Gerais. É muito procurada por ecoturistas tendo em vista a grande beleza natural da região, repleta de quedas d'agua.
  • Um dos principais polos de produção e comercialização de carrancas é a cidade de Pirapora, no Alto São Francisco, em Minas Gerais

LEIAM TAMBÉM






9 comentários:

Ana Carolina disse...

Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiii! O post! =D

Pelo que me lembro da pesquisa que fiz a tradição vem das "zoropa" por influência do Vikkings, como vc disse... Mas chegando no Brasil se misturou com a cultura indígena e africana, como sempre. =p~

Ah! Lembrando que "carrancudo", quando alguém tá de 'cara feia', com cara de raiva, tbm vem daí...

Viviane disse...

Acho que lembra um pouco dos indigenas pelo fato de algumas tribos usarem os Totens de madeira, pode ter algo a ver tb, mas é bem fato de ter raiz nos vikings tb, morei pertinho de Pirapora, e vi uam carranca em um barco a vapor antigo, coisa mais linda de se ver *.*

Michelle Campos disse...

Eu tenho uma e, estou apaixonada por ela e pretendo ter outras.

Michelle Campos disse...

Eu tenho uma e, estou apaixonada por ela e pretendo ter outras.

Regina Braga disse...

Obrigada, adorei a explicação.

Carlos Bento disse...

Agora que eu mim interessei em saber o que era essas estátua coisa muito feia,chamada carranca ai fui Google é vi que era para afastar os maus espíritos,as pessoas mau intencional de perto de nossa família.

Carlos Bento disse...

Agora que eu mim interessei em saber o que era essas estátua coisa muito feia,chamada carranca ai fui Google é vi que era para afastar os maus espíritos,as pessoas mau intencional de perto de nossa família.

Nilda Cruz disse...

Resolvi pesquisar também depois que vi dona cici dando uma carranca pra Martinho na hira dele partir e disse que era pra proteger ele, pesqusei achei interessante quero comprar uma pra mim.

ThaliaXlucas disse...

E quem tem a carranca tatuada tbm é protegido ?????