sábado, agosto 22, 2009

Teratofobia

O medo. Algo tão puro e simples que faz qualquer ser humano paralizar. Não existe uma só pessoa que não tema algo, seja natural ou sobrenatural.

O medo causa nos homens uma série de reações no organismo tanto físicas quanto psicológicas, na maioria das vezes facilmente identificáveis.

Ao receber o estímulo, o organismo libera uma descarga de adrenalina e outros hormônios, que fazem aumentar os batimentos cardíacos e deixa o corpo em estado de alerta extremo. A intenção básica do medo é deixar o corpo preparado para qualquer coisa, como uma fuga, por exemplo.

No chamado "estado de pânico" estamos em alerta total. As extremidades do corpo perdem a sensibilidade. Isso é importante para que, numa fuga, pequenos cortes sejam ignorados. A acuidade visual melhora, a força física aumenta e estamos prontos pro que der e vier.

Falando assim até parece que o medo é uma coisa boa. E é, na verdade, se considerarmos essa tal situação de fuga. Mas e quando esse medo não é gerado por algum estímulo imediato?

E quando esse medo se encontra na nossa mente de forma crônica atrapalhando consideravelmente a vida social do indivíduo? É quando o medo deixa de ser um benefício e se torna uma patologia.

O sinônimo de "medo" é "fobia". Este último é usado como sufixo nessas tais patologias. Por exemplo: Se você sentir um medo crônico da minha pessoa você provavelmente tem Claudiofobia. Bonito, não? Ok, mas não saia correndo agora. Termine de ler o texto.

As tais síndromes do medo são inúmeras. Você pode sentir medo crônico de qualquer coisa, desde galinhas à poeira. Como existem as situações mais comuns elas foram identificadas e estudadas por psicólogos para ajudar esses indivíduos acometidos por elas.

Hoje quero tratar de um caso específico:

A "Teratofobia"

Nome estranho, não? Pois a Teratofobia é o medo crônico, que atinge a mulher grávida, em gerar um monstro.


A palavra vem do grego "teratos" que significa monstro ou deformidade.

Essa patologia também se estende aos que têm medo de pessoas com deformidades, mas quero me ater ao primeiro caso, que é mais frequente.

Imagine a situação. A mulher está grávida e vai ficar perto de nove meses com um pequeno ser sendo gerado dentro de si.

Durante esse ciclo, vários exames serão feitos no famoso pré-natal. A maioria desses tem como objetivo descobrir se existe algo errado com o feto.

Então, é claro, sempre existe a apreensão do casal, em especial da mãe, em saber se seu filho será portador de alguma deformidade.

É um medo normal e compreensível. Todas as mães vão passar por isso.

O problema é quando esse medo se torna prejudicial, levando perigo à mãe e ao próprio bebê.

Algumas mães chegam a somatizar o medo, tendo dor de cabeça e febre só em pensar na criatura que pode estar gerando.

A depender do grau podem chegar ao cúmulo de tentar abortar enfiando agulha na barriga para destruir o monstro... Ou acabando com a própria vida.

A Teratofobia é bastante explorada em filmes de terror.

É aconselhável que uma mulher no estado de gravidez evite esse tipo de distração para não entrar em paranóia.

Assim sendo reuni uma lista de filmes que sinceramente desaconselho para uma gestante, pois enfocam ou estimulam, direta ou indiretamente, a Teratofobia. As descrições contém alguns Spoilers, então se não quiserem saber detalhes, não leiam:


  • Nasce um monstro ( It's Alive - 1974)

Um casal tenta, com dificuldades, ter um segundo filho. Quando finalmente conseguem, a mãe se queixa constantemente que "algo" não está bem. De qualquer forma levam a gravidez até o fim. O pesadelo começa logo no parto. A criança que surge é uma aberração...e com sede de sangue.
Logo ao literalmente rasgar seu caminho ao nascimento, o "monstro" trucida toda equipe médica e foge pelos dutos de ventilação do hospital.


A coisa é feia! A polícia começa uma caçada ao bebê (falando assim parece comédia) e a família passa a ser atormentada pelas consequências da situação. O marido perde o emprego, a mulher fica meio lelé, repórteres enchendo o saco constantemente...E o bebê monstro seguindo sua fuga desesperada e sem destino chacinando quem aparece no seu caminho.


É quando o pai resolve que a situação da sua família só vai melhorar depois que o mosntro for morto. Então passa a ajudar a polícia no encalço do seu próprio filho.

O filme não deixa claro o porquê da criança ter nascido daquele jeito, mas insinua que foi por algumas medicações tomadas pela mãe durante a gravidez.

Assisti esse filme quando criança e me dava calafrios justamente por quase não mostrar a tal criatura. O filme teve duas continuações e estão preparando a refilmagem para breve.

  • A Volta do Monstro (It's Alive Again - 1978)


No fim do primeiro filme, ficamos sabendo que outra criança nasceu com o mesmo problema em outra cidade. É o estopim. A coisa começa a ficar comum e existe até um grupo de médicos unidos para destruir o "mal" assim que nascesse.

Já o pai da criança do filme anterior, arrependido pelas consequências do passado, resolve ajudar os pais que quisessem esconder seus filhos deformados dessa organização. Acabam salvando 3 crianças, mas elas escapam e a carnificina começa novamente.

Ainda houve um terceiro filme chamado "A ilha dos monstros", mas eu não vou comentar muito por não ter tanto a ver com o tema. De qualquer forma, como curiosidade, neste último as últimas crianças com as deformidades são enviadas a uma ilha isolada onde crescem e constroem sua própria comunidade...até que recebem a visita de um grupo que foi estudá-los e viram sanduíche nas mãos dos já desenvolvidos garotos . Este filme é uma porcaria sem tamanho.



  • Alien, o 8º passageiro ( Alien - 1979)

Como assim, Dr. Claudio? o que o filme Alien tem a ver com Teratofobia?

Simples, caros amigos. Se vocês assistiram a pelo menos um dos inúmeros filmes da franquia, sabem da forma que os pequenos alienígenas nascem após a incubação no organismo humano.

Eles rasgam o ventre do indivíduo hospedeiro matando a vítima.



Essa cena é demasiada forte para uma mulher grávida pois se assemelha ao nascimento de um bebê.


  • O Bebê de Rosemary ( Rosemary's Baby - 1968)

Um dos maiores clássicos do terror , e por que não, do cinema mundial.

A história de Rosemary é a perfeita alusão à teratofobia.

Rosemary, recém casada, se muda para um novo apartamento com o seu marido. A felicidade da gravidez acaba se tornando um sofrimento quando começa a ter pesadelos e acredita numa conspiração de todos ao seu redor para tomar a criança para uma religião satânica.


Após o nascimento da criança, uma terrível surpresa. Ela nunca foi filho de seu marido e sim o próprio filho do demônio. Por fim ela acaba convencida a ser a mãe do filhote de Lúcifer.

Uma curiosidade. O filme é de Roman Polanski. Um ano após o lançamento, sua esposa, a atriz Sharon Tate foi assassinada pela "Família Manson" num evento já descrito aqui no Blag no texto chamado Helter Skelter. A polêmica foi tão grande que alguns doidos por conspirações atribuem a sua morte à maldição do filme que seu marido realizou.


  • Grace (2009)

Um filme mais recente que mostra a história de uma mãe bastante "natureba". Ela quer que toda sua gravidez se dê da forma mais natural possível.

O problema é que ela sofre um acidente e seu bebê acaba morrendo ainda na barriga. Ela decide, no entanto, não realizar o procedimento médico para remover o cadáver e resolve esperar a natureza fazer sua parte, expulsando-o por si mesmo.

Mas não é que a criança nasce viva? Só que rapidamente a mãe percebe que não é um bebê normal. Se recusa a beber leite... Mas tem sede de sangue.

O filme é tão forte que tem vários relatos de gente desmaiando nos cinemas.


  • O Bebê Maldito (The Unborn - 1991)

Um casal com dificuldades de engravidar procura uma clínica médica para poder ajudá-los.

A coisa funciona, mas eles acabam descobrindo que a criança que geraram é uma aberração, transformada por manipulação genética.

Esse filme lembra muito o "Nasce um Monstro", mas focaliza as assustadoras transformações sofridas pela mãe durante a gestação, sendo particularmente mais forte no quesito teratofobia.

O filme teve uma continuação em 1994, mas foi bem fraca enfocando a saga de uma mãe tentando destruir a organização que faz os experimentos genéticos e sua tentativa de destruir todos os bebês "monstros" antes que dominem o mundo.


  • A Mosca ( The Fly - 1986)

O filme enfoca a história de um cientista que acaba por se transformar lentamente numa enorme mosca após uma experiência desastrosa no campo do teletransporte.

Outro filme estranho de estar aqui nesse texto, não? Na verdade ele só está aqui por uma cena.

Verônica, a namorada do cientista, descobre que está grávida e a concepção foi após a experiência. Então ela fica com um medo terrível de estar gerando um monstro. Esse medo culmina com um sonho onde ela dá a luz a uma larva de mosca gigante...

Nojento!!!






Eis que chegamos ao fim de mais um texto do nosso blag. Espero que tenham gostado.

E grávidas... Aceitem meu conselho e passem longe desses filmes. Na verdade não era nem para vocês estarem lendo isso aqui... Saiam da internet e vão ouvir uma música!!!

6 comentários:

Christian Magno disse...

Mami fez um nenem lindo e saudavel,que sou eu XD

Os filmes sitados sao otimos,a materia entao nem se fale.

Cada dia melhor o seu blag DR,Cladio.

Christian Magno disse...

Dr,Cladio voce que saca muito de filmes,voce saberia me dizer um filme,que acontece o apocalipse,restando um pequeno grupo de pessoas, que escapam indo para um lugar sagradO{IGREJA},e do lado de fora existem criaturas vindas do inferno,e no final aparece o lucifer todo de vermelho,com dentes brancos que ate o cara mais negro do mundo teria inveja.Acredito que esse filme seria de 92 a 95.
Saberia me dizer ?o nome

Claudio Gaspari disse...

Christian,

Já vi alguns filmes parecidos. Um deles é "O Príncipe da sombras". Acredito que pode ser esse.

Christian Magno disse...

Era esse filme mesmo, nao tinha conseguido encontra antes porque, existe outras versoes com este mesmo nome.

Obrigado pela ajuda.Novamente gostaria de le dizer que seu blag e show !!!

Anônimo disse...

Dr. Claudio, por favor não pare de escrever essas ótimas matérias. :)
Pergunta: tem twitter? se tiver dá pra divulgar suas novas postagens do site, seria de grande ajuda, obrigado!

Vivi Blood disse...

Claudio ,AMEI esse post,poxa,assunto mais fofo, eu tive um pouco de teratofobia na minha gestação, fiquei sem dormir uns 4 dias,assim, eu tinha pesadelos qd cochilava, pq na minha 3ª ultrasom achei que a Pietra tinha olhos obliquos e rasgadinhos que nem ET, agora eu morro de rir, mas na epoca eu fiquei apavorada, tive de retornar a ultra e contar ao medico, daí ele me mostrou mais claramente os olhinhos dela...kkkkkkkkkkkkkk
Adorei,de novo vc arrasando \o/