Em minhas buscas pelo mundo sobrenatural acabei achando essa pérola.
Todos já conhecem os Zumbis, não? Aqueles seres mortos-vivos que saem de suas tumbas para comer...Cérebros!!!
Esses seres clássicos serão tema de um texto mais aprofundado em breve. De qualquer forma alguém levou a sério a possibilidade de uma infestação zumbi no planeta e resolveu calcular a probabilidade de sobrevivência da humanidade frente a uma ameaça.
Foi quando surgiu o "Quando zumbis atacam: Criando um modelo matemático de um surto de infecção por zumbis "
Esse foi um estudo de um grupo de cientistas das Universidades de Carleton e Otawa no Canadá e publicado no livro científico "Pesquisa sobre modelos de progressão de doenças infecciosas".
Finalmente nós temos um estudo real abordando a pergunta que todo cinéfilo que curte o sobrenatural se faz: Seria a humanidade capaz de sobreviver a um ataque de zumbis?
Óbvio, o estudo é todo matemático e considera várias possibilidades de cenários tais como quarentenas de infectados bem ou mal sucedidas e possibilidade de sobrevivência de poucos humanos tendo que coexistir com os Zumbis.
Para realizar a pequisa eles tiveram que definir o tipo de zumbi a ser enquadrado. Este seria o transformado por infecção, andar lento e sem inteligência ( Típico dos filmes de George Romero).
Os velozes Zumbis de filmes atuais como "Extermínio" foram descartados para poder dar mais chance aos humanos.
Segundo o professor Robert Smith? (a interrogação faz parte de seu nome para diferenciá-lo do cantor homônimo) : "Nós criamos um modelo de ataque de zumbis usando suposições biológicas baseadas em filmes de zumbis. Nós introduzimos um modelo básico para infecções de zumbi e ilustramos o resultado com soluções numéricas."
O estudo conclui que um ataque zumbi pode acabar com a civilização caso a reação da humanidade não seja rápida e bastante agressiva. Ou seja, as bombas nucleares usadas nos filmes antigos não soam tão erradas assim!
Advertem ainda que se a escala do surto aumentar, o resultado seria o juízo final: "Um surto de zumbis resultaria num colapso da civilização, com todos os humanos infectados ou mortos. Isso por que nascimentos humanos e mortes dariam aos zumbis um suprimento infinito de novos corpos para infectar, ressuscitar e converter."
Essa ilustração abaixo é a equação criada no estudo.
• S são os indivíduos susceptíveis à infecção
• Z são os zumbis
• R são os indivíduos removidos, mortos por zumbis ou outras causas
• Seta vermelha: esse parâmetro indica que os indivíduos em S podem morrer de causas naturais, ou, nesse caso, "não-zumbis"
• Seta azul: indica que alguns indivíduos mortos podem "retornar" como zumbis
• Seta preta: indica que indivíduos S podem ser infectados por zumbis, entrando no grupo Z
• Seta verde: zumbis que foram "mortos" e não podem retornar pelo parâmetro indicado na seta azul, pois tiveram suas cabeças arrancadas e/ou cérebros destruídos
• Seta vermelha: esse parâmetro indica que os indivíduos em S podem morrer de causas naturais, ou, nesse caso, "não-zumbis"
• Seta azul: indica que alguns indivíduos mortos podem "retornar" como zumbis
• Seta preta: indica que indivíduos S podem ser infectados por zumbis, entrando no grupo Z
• Seta verde: zumbis que foram "mortos" e não podem retornar pelo parâmetro indicado na seta azul, pois tiveram suas cabeças arrancadas e/ou cérebros destruídos
Caso queiram ver o estudo, ele se encontra nesse link Aqui. Está em PDF e obviamente em inglês.
É interessante ver que eles usaram nas referências filmes como "A noite dos mortos vivos" de Romero, "Todo mundo quase morto" de Simon Pegg, "Madrugada dos mortos" de Zack Snyder e "Extermínio" de Danny Boyle além de jogos como "Resident Evil" e "Dead Rising", ambos da Capcom.
9 comentários:
"Os velozes Zumbis de filmes atuais como "Extermínio" foram descartados para poder dar mais chance aos humanos."
ri alto.
Esse tipo de coisa realmente me assusta!
há referências no jogo Left 4 Dead tbm
A maioria desses filmes eu assisti!
E jogava muito Resident também! Deve ser por isso que sonho tanto com essas coisas! uhahuahu
Achei o máximo a pesquisa dos caras! rsrs
cara legal o blog.. aceita parceria? abraços!!!
HAHAHA quero ser o Nemesis UUHHUUU
Obrigado pelo coment no meu blog.. Sem erro.. uma pena pela parceria.. sucessos!
isso é verdade...eu creio nissoO fasso estudos sobre isso tambem...isso vai acontecer,ja estouu me preparando Ouçam isso vai acontecer...alias estamos nos fins dos tempos nada e impossive....
Parece que não consideraram q parte da humanidade pode ter ou desenvolver resistencia a infecção.
E a chance dessa resistencia existir é proporcional a diversidade humana.
Postar um comentário