sexta-feira, junho 26, 2009

Você sabia que: Manga com leite não faz mal?





Pequenas curiosidades do folclore brasileiro. Quem nunca ouviu falar nisso:


Lá está você na casa de sua vó, chupando uma bela manga (E chupar manga só tem graça se lambuzando todo...estilo menino catarrento) quando entala com um pedaço... Olha a mesa e percebe um copo de leite... Na pressa, quase sufocando, você pega o copo e se prepara para beber e desentalar...


Do outro lado da cozinha está sua vovó, velhiiiiiinha, que observa atentamente...Quando percebe o que você vai fazer ela se desespera! Com um movimento de dar inveja ao Indiana Jones, ela pega uma toalha de enxugar prato, enrola e usa como chicote arrancando o copo da sua mão!!!


Claro... Ela te salvou da morte certa! Afinal você ia criar no seu organismo o maior veneno da história da humanidade...Manga com leite!!!


Você acaba morrendo por asfixia entalado com a manga...Ainda mais com o susto de ver aquela velhinha pulando de alegria após ter acertado a chicotada...Mas pelo menos não foi envenenado!


É claro que isso é lenda urbana...Você nunca viu em nenhuma reportagem de jornal:


"Garoto morre após misturar manga com leite!"


Mas...De onde surgiu a lenda?


Essa é fácil...Tudo começa no início da colonização brasileira. Mais especificamente na época da escravidão. Os negros tinham uma sobrevida complicada e a comida era escassa.


O alimento que estava mais a mão eram as frutas e as mangueiras dominavam as fazendas. Os donos de engenho nem se preocupavam com os escravos chupando as mangas...Mas não queriam que eles tocassem nas vaquinhas para roubar leite. Esse era para a alimentação da Casa Grande (onde moravam os senhores de engenho).


Como era difícil conter esses furtos de leite, inteligentemente, eles espalharam essa lenda. Dizem que até matavam alguns escravos, lambuzavam de manga e leite e jogavam nas senzalas para aumentar o teatro...


Se isso deu certo ou não com os escravos, não se sabe... O fato é que a lenda se espalhou de tal forma que até hoje tem gente que pensa que a mistura é fatal... Ou pelo menos que cause indigestão.


Difícil vai ser convencer as vovós...

Para encerrar... Para vocês um "Cão Chupando Manga" ... Sem leite, é claro!

6 comentários:

Cintia Bernardelle disse...

huahauhauahuahauhauahuauahauahuahauhauahaahu

Cão chupando manga foi massa! huauahuahuhauahuahahauhaahuauha

Ri com a velhinha também huauau :p

Unknown disse...

Meu pai qe era paranóico com isso,hoje nem liga pras coisas que como, as minhas misturas lokas, bão é suco de manga,feita com leite,daí coloca um pedaço de moranga,sim moranga japonesa, e abacaxi,um limão e muito gelo, gente, isso é um nectar,precioso =]

Claudio Gaspari disse...

Só faltou Vodka na receita...He He He

Unknown disse...

Cachorrinho mais fofo!!!!

Mr. Yck disse...

Eu sabia que era mentira porque tomava vitamina de manga, banana, leite e negresco (é, a bolacha).

E a minha primeira cachorrinha, Xuxa (repare na originalidade), chupava os caroços de manga que jogavam pelo pátio, lóógico que não era eu que fazia a porquisse :P

Drika disse...

Vc ta de brincadeira q essa mistura doida é boa ... Será ???