sábado, junho 20, 2009

Pareidolia - Que diabo disso é aquilo?

O nome é feio, mas talvez essa seja a maior resposta para grande parte dos fenômenos sobrenaturais.


Sabe aquela música que tocada ao contrário tem mensagens satânicas? Sabe aquela foto com um fantasma? Sabe aquela imagem de Jesus que apareceu milagrosamente na janela de uma casa?


Tudo culpa da pareidolia.


Mas...Que diabo é isso?


Simples. É um fenômeno psicológico onde um estímulo aleatório é interpretado como algo definido.


Ou seja. Você vê uma imagem sem sentido e identifica algo nela. Sabe quando você está olhando o céu e vê uma núvem com o formato de um coelhinho matando um dragão com uma metralhadora? Pois é...É isso!


Olhem esse relógio abaixo:






Ele está triste, não? Coitadinho... O que será que houve?


Relógio triste? Você é maluco? Isso é um objeto inanimado...Como pode estar triste ou alegre? O problema é a tal pareidolia, que faz você associar os formatos com expressões humanas.


Agora que você sabe o que é, vamos puxar a sardinha para o nosso lado e associar a pareidolia ao sobrenatural.


Vamos mostrar casos clássicos.

  • O Rosto de marte
Em 1976 a sonda espacial Viking registrou algumas fotos da superfície de Marte. Numa delas apareceu esse "rosto" abaixo.




Foi uma confusão. Ficou claro para ufólogos que aquilo era uma prova incontestável da existência de vida inteligente em Marte... Mesmo que tenha sido a muito tempo e eles estivessem extintos, esse rosto deve ser um resíduo de sua arquitetura! Ou uma forma de contatar outros mundos.

Não adiantava dizer que era só pareidolia... Quando você quer acreditar em alguma coisa não tem quem tire isso de sua cabeça! Então até hoje tem gente que acredita no tal rosto e criam várias teorias conspiratórias.

Essa idéia até foi usada no filme "Missão Marte" e neste o rosto é justamente o que os ufólogos gostariam. Uma espécie de câmara com o formato de um rosto humanóide e, dentro dele , uma espécie de holograma explicando a relação entre humanos e ets.

Em 2001 uma sonda mais desenvolvida tirou uma foto do mesmo local e o que tinha lá era isso:



Eu prefiro acreditar que o relógio está triste...


  • Torradas Santas e semelhantes
Já postamos aqui no Blag, no texto "Como ganhar dinheiro fácil com a fé dos otários" a história da mulher que vendeu uma torrada mofada por 28,000 dólares. Ela inventou uma história fantasiosa e vendeu para um cassino a torrada da Virgem Maria:

Milagre

Depois dessa esperta, apareceram vários casos de pareidolia envolvendo torradas ou outros alimentos. Essa foto abaixo foi de um pedaço de peixe empanado que um canadense guardava congelado. Divulgou logo depois de saber da venda da torrada e quis lucrar também. Vejam! É Jesus!




O negócio da pareidolia ficou tão lucrativo que um cara resolveu fazer torradas santas em série e ganhou uma graninha boa.



Num café em Nashville, EUA, um cliente achou que esse pão doce lembrava a Madre Tereza de Calcutá. Mostrou aos donos do estabelecimento que colocaram num pote e deixaram em exposição. Acabou sendo roubado.

Pão doce




  • Santidade em janelas e paredes
Em 2003 , no Hospital Milton, EUA, uma mancha apareceu na janela de um depósito devido a um vazamento químico. Alguém achou que fosse uma aparição da Virgem Maria segurando o bebê Jesus e espalhou a notícia. A coisa ficou feia...Mais de 25 mil pessoas se reuniram num fim de semana só para ver a "aparição milagrosa". E cada vez mais chegavam pessoas. Já estava atrapalhando o dia a dia do hospital e eles pediram até orientação a Arquidiocese católica.

Hospital sagrado

No Brasil, em Ferraz de Vasconcelos, SP, apareceu coisa semelhante numa residência.Disseram que essa mancha parecia a Virgem Maria e muita gente acreditou. Até o padre Quevedo foi lá para explorar o tema. Para mim parece uma mão fazendo sinal de "legal".



Em Chicago apareceu essa mancha numa parede... E é claro que é a aparição da Virgem Maria, que adora mofo e produtos químicos. Eu achei mais parecido com uma vulva (viu como estou comportado?...Vulva!)




  • Animais Santos
Essa não serve muito para a gente, mas esse carneiro abaixo nasceu com uma mancha que lembra o nome de Deus em árabe. Criou comoção no local ainda mais por que seu nascimento foi no dia da morte do líder espiritual do Hamas.

Cordeiro de Deus

Em Chicago, EUA, uma mulher jura que essa mancha na tartaruga do neto é a imagem da Virgem Maria (de novo ela!).




Já essa outra tartaruga preferiu o inimigo. E tem uma história interesante. Ela foi a única sobrevivente de um incêndio de um Pet Shop em Frankfort e seu nome é Lucky. A dona acredita que a imagem no casco lembra o rosto do demônio e, segundo ela, não era visível antes do incêndio.

Devilish Turtle:  Satan on the half shell.


E esse jacaré? Dizem que Deus (God) está sempre do seu lado!

My pet alligator said, ''With God On My Side!''

  • O mais perfeito caso de pareidolia em foto
Para mim, essa foto abaixo é o caso de pareidolia mais perfeito que existe. A primeira vista não tem quem não veja a figura do rosto de Jesus Cristo. Mas olhem com cuidado. O que seria a testa de Jesus é um chapéu de um garotinho. Os olhos são sua cabeça. O nariz é a manga da camisa. O bigode é o braço do garoto. Os cabelos, uma moita. Conseguiram ver? Perfeito, não?




  • Pareidolia em músicas

Ah! Aqui os casos são inúmeros! Um interessante é a conhecida música "Noite de Prazer" do grupo musical Brylho, apesar de não ter a ver com o sobrenatural, me diverte até hoje. Numa parte dela temos: "Na madrugada, vitrola rolando um blues, tocando B.B. King sem parar...". Mas 99% da população, apesar de ouvir isso, entendia: "Na madrugada, vitrola rolando um blues trocando de biquini sem parar...". Eu me encaixo nesses. O fato é que B.B. King, apesar de famoso na área, não era muito conhecido do povão... Então nosso cérebro tentava criar a frase mais coerente para o que ouvíamos. E na música de Djavan "Oceano"? Na letra temos: "Amar é um deserto e seus temores...", mas quase todo mundo cantava: "Amarelo deserto e seus temores...".


Já a pareidolia nas músicas tocadas ao contrário tem um nome específico, "Backmasking". Aqui no Brasil temos vários casos clássicos, a maioria enolvendo as músicas de Xuxa. Vejam o vídeo abaixo com a música do cachorro Xuxo tocada ao contrário. Vejam que, com a legenda, já sabendo o que você deve ouvir, fica fácil. Como tudo relacionado à Xuxa no youtube acaba sumindo com o tempo, se esse link desaparecer, me avisem!!!



E não é só Xuxa que sofre com isso. Até mesmo canções evangélicas são perseguidas por isso. Que tal a música abaixo? A galera força, não?




Acho que está na hora de encerrar nosso texto (Que já está ficando muito grande). A pareidolia é uma coisa interessante, amigos. Ela inclusive é usada por psicólogos em seus exames. Sabem aquelas manchas que eles mostram aos pacientes e pergutam: O que você vê aqui? Eles chamam de Teste Rorschach

Pois é...A pareidolia em uso pela cura mental.

Espero que tenham gostado. Sei que a fé é importante... Mas acho que deve ser procurada nos lugares certos e não em coisas sujas e mofadas.

Nessas andanças em procura de pareidolias santas eu só não entendi uma coisa. Se idolatram tanto essas paredes mofadas e vidros sujos....Por que nunca idolatraram a pareidolia abaixo? Ia ser legal ver pessoas ajoelhadas em frente à "Jesus"...Ou beijando sua "testa"!




8 comentários:

Erika disse...

Adoreeeei a matéria. Claudio! \o/
parabéns pelas matérias criativas! =)

ps: eu disse que ia dar uma gorjeta! ~~ huahauhauhauha

Erika disse...

e eu ainda repeti a palavra "matéria" duas vezes"! ¬¬ onde apaga isso? \\\\\\\\\\o/

Claudio Gaspari disse...

Pelo menos usou o plural!!!

Unknown disse...

Hum estou colocando minha presença e leitura do blag em dia, e adorando as matéria(erika...rs)

Bom, pareidolia causa frissom no mundo, tem gente que vê o fim do mundo qd avista a "Virgem " nos vidros, tem gente que pega um pano e apaga a imagem, eu não sei o que faria,tenho mô preguiça de tirar poeira das coisas ...rsrsrs

Unknown disse...

E isso tudo sem o uso de toxicos!!!

Cintia Bernardelle disse...

"Amar é um deserto e seus temores...", mas quase todo mundo cantava: "Amarelo deserto e seus temores...".


Num é amarelo? =O

ótemo! =*

Anônimo disse...

É como uma música não sei de quem que dizia "Eu perguntava Do you wanna dance", mas muita gente entendia "Eu perguntava Tu e o Holandês".Interessante, não sabia que issochamava-se pareidolia.

Anônimo disse...

O VIDEOO DA XUXA NAOO TA MAIS