sábado, junho 06, 2009

Fantasmas invadem Reality shows


Parece que a moda nunca passa. Assim que um termina, outro aparece para tomar seu lugar. "A Fazenda" da Record, uma espécie de BBBr (Big Brother Brasil Rural), agora é a bola da vez. A internet está cheia de fotos, vídeos,flagras e perfis dos pobres coitados (espiritualmente falando) que tentam a sorte para conseguir seus 15 minutos de fama.

A Globo aposta numa reinvenção do antigo "Hipertensão". Agora é um tal de "Jogo Duro" com prêmios menores de até 30 mil. Oito competidores enfrentam provas de coragem numa fábrica abandonada procurando por tesouros. O programa é apresentado pelo Paulinho Vilhena.

Obviamente, como quase tudo na Tv brasileira, são fórmulas importadas. Cada pedacinho do planeta tem suas próprias versões e tentam ludibriar o público com pequenas modificações para parecer inovador.

Bom. Eles são filmados e escutados 24 horas por dia. Assuntos diversos surgem dos papos e , volta e meia, o assunto "Sobrenatural" aparece.

Vou tentar trazer para vocês um pouco das curiosidades fantasmagóricas que já surgiram nesse meio.

Então? Vamos dar uma espiadinha?

  • Fantasma do Big Brother no México
México! Terra da guacamole, tequila, tacos , burritos e da gostosa Thalia, nos brinda com um belo exemplo de fantasma capturado pelas câmeras.


Para mim ficou claro que não tinha fantasma nenhum. A galera estava brincando, falando sobre fantasmas em geral, ficaram assustados e os espertos produtores aproveitaram a deixa. No momento que o tal fantasma aparece na porta, claramente vemos que foi inserção digital posterior. Os caras brincam olhando para o lado e gritam fingindo que viram um fantasma. O produtores inserem o tal fantasma depois e mostram para o público...Assim é fácil. No fim vemos eles durante à noite tentando ver algo pelas janelas (ou são aqueles espelhos onde ficam as câmeras?) Também acho que, depois do primeiro "incidente" os produtores brincaram com isso. É bom lembrar também que mesmo confinados na casa, outras pessoas entram no lugar para arrumar as provas, principalmente durante a noite. De qualquer forma fica a dúvida...Vai que são fantasmas mesmo? "Você decide"...Opa! esse era outro programa...


  • Espíritos no BBB.
O Big Brother Brasil também foi povoado por histórias de fantasmas e curiosidades mórbidas. Além de uma inquestionável (será?) comunicação pós morte. No vídeo abaixo vemos inicialmente dois participantes , Francine e Max, no BBB 9 ,conversando sobre experiências sobrenaturais quando a garota interrompe assustada dizendo ter visto algo passando pelo quarto.


No outro vídeo vemos um caso um pouco mais intrigante. No BBB2 a participante Cida soube que sua irmã estava com câncer terminal mas optou por continuar no jogo. O fato é que a irmã acabou falecendo. O esquisito é que ela ouve a irmã a chamar quase na hora exata da sua morte. Pensem o que quiserem...


  • Ghosthunters - Reality show sobrenatural
No Sci-Fi, canal norte americano, criaram um reality show onde pesquisadores paranormais visitam lugares considerados mal assombrados e tentam flagrar alguma coisa. É interessante para se ver à noite. Isso se você conseguir encarar como atuações verdadeiras dos caras. No vídeo abaixo estão algumas cenas interessantes.

  • 13: The fear is real.
Esse é um interessante reality show da CW onde os integrantes são levados para lugares "mal assombrados" para encararem seus medos. O local dessa primeira temporada é Louisiana, um local de prática da religião Vodu e dos mágicos Hodus. O prêmio? US$ 66666,00. Na produção executiva temos o famoso diretor Sam Raimi ( Homem aranha, Evil dead). A abertura é interessante.

  • Celebrity Paranormal Project
Semelhante ao anterior, a diferença é que os competidores são celebridades pouco expressivas como Donna D'Errico de (SOS Malibu) visitando locais considerados mal assombrados. Eles mesmo filmam tudo. O produtor garante que nenhum susto é forjado...Acredite se quiser.




  • Fear MTV
Esse é um dos primeiros, se não foi o primeirão, reality shows que enfoca o sobrenatural. Se não me engano era de 2000. A mesma fórmula. Um grupo de jogadores é levado para um local sobrenatural com histórico macabro e individualmente passam por provas. Caras...Para quem assiste as vezes não parece ser tão assombrador, mas fica evidente o medo dos competidores.
Por exemplo: Um é colocado numa sala e sua prova é tentar registrar sons de um fantasma de uma garota que morreu no quarto. A sala está totalmente escura. A única luz é a da câmera. Ele tem que achar o ponto certo. Para isso tem em mãos vários aparelhos que detectam atividade paranormal, temperatura, entre outros. O lance é que os produtores fazem alguns "efeitos" para assustar os competidores como coisas que se mexem sozinhas ou sons esquisitos. Em alguns momentos acontecem coisas estranhas e os produtores ficam espantados tipo: Ei! Isso não foi a gente que fez!
Era um bom programa.



Bom...Era isso o que eu tinha para vocês. Se alguém tiver mais alguma coisa interessante sobre o assunto, me dê a dica nos comentários que eu acrescento depois! Grande abraço




7 comentários:

Cintia Bernardelle disse...

Você escreve MARAVILHOSAMENTE bem!!!
Adorei a matéria!!!

(x)voto pelo livro do Claudio aonde ele reúne todas os artigos do Blag!

Mônicats disse...

Muito bom Cláudio. Esse tipo de assunto me chama bastante a atenção.

Obrigada por estar tão inspirado e nos brindando com vários assuntos e bem escritos.

Unknown disse...

Ótimo, adorei essa matéria, eu é que não entraria nesses realyts, ia ser mico total diante das cameras, me borro de medo ...rsrsrs

Claudio Gaspari disse...

Hehehe, Obrigado pelos elogios. Livro não teria graça... Vocês teriam que gastar dinheiro para ler minhas bobagens. Se quiserem me dar dinheiro cliquem nos links de propaganda da página...Assim ninguém gasta nada!!!

Quem sabe um dia eu consigo ganhar 1 dólar?

Unknown disse...

Assistir reality show já é um pesadelo!!

Unknown disse...

É um escritor nato!!!!
Adorei a matéria!

Anônimo disse...

Quem vocês vão chamar (ghost busters)quem vocês vão chamar (ghost busters)