segunda-feira, junho 22, 2009

Viés de Confirmação no mundo sobrenatural




Que nome esquisito para um texto nosso, não? O que um "Viés de confirmação" tem a ver com o sobrenatural?

Quase tudo, na verdade. Essa é a mais poderosa ferramenta dos videntes, religiosos "cabeça dura", e afins.

Mas o que é isso, Dr.Claudio?

Basicamente é a capacidade que nós temos de filtrar seletivamente as informações e prestar atenção naquilo que suporta nossas opiniões, ao mesmo tempo que ignora o resto. De uma forma mais leiga... É a habilidade de nos convencermos de tudo aquilo que acreditamos, independente dos fatos que podem alterar essa crença.

Como assim? Quer um exemplo?

Ok...Vamos lá!

Um exemplo bobinho. Todo baiano é preguiçoso! Só querem saber de descanso, moleza e praia. Esse é o "pré conceito" que temos. Então você conhece um baiano. O cara trabalha feito burro na mesma empresa em que você é empregado. Um dia, perto de um feriado na sexta-feira ele pergunta: Será que vamos "enforcar" o sábado?

Putz... Que cara preguiçoso! É o cara mais preguiçoso do mundo! Tinha que ser baiano mesmo.

Pois é...Nesse momento você esquece tudo o que esse cara fez no trabalho e se concentra apenas no que motiva seu "pré conceito".

É pelo Viés de confirmação que as idéias de preconceito são reforçadas. Todo baiano é preguiçoso, todo gaúcho é boiola, todo político é corrupto...E assim vai.

Ok...Agora eu entendi...Mas e o que isso tem a ver com o sobrenatural?

Simples...Vou usar exemplos novamente:

Eu, cansado de ser dentista, resolvo encarar a profissão de "Cartomantetarólogoespíritamédiumvidente".

Não conhece essa profissão? Ela não tem a ver com religião, antes que pensem que estou com algum "preconceito". O "Cartomantetarólogoespíritamédiumvidente" é aquele cara ou mulher que espalha cartazes nos pontos de ônibus e nas paredes do metrô com os seguintes dizeres:

Professor Claudio
"Cartomantetarólogoespíritamédiumvidente"

Ajudo a resolver seus problemas graves em 15 dias com eficiência: Amor, insucesso, depressão, negócios, justiça, impotencia sexual, maus olhados, inveja, doenças espirituais, vicios em drogas, tabaco, alcolismo, arranja ou mantém emprego, aproxima ou afasta pessoa amada, faço e desfaço trabalho, amarração, dasatador de nós. Etc

Cartas,búzios,tarô dos anjos,tarô mitológico, tarô egípcio mesa branca, numerologia cabalística, Vudu,baralho cigano, bola de cristal,etc

Tel: 32345678 Sigilo e garantia.



Pronto...Agora é só colar em toda parte confrontando meus novos colegas abaixo:



Ok...Então eu dou uma lida na internet sobre esses troços e começo a realizar minhas "consultas"

Eu vejo que a coisa é uma mina de ouro. O que tem de gente que procura é uma beleza. Normalmente elas estão desesperadas e nem percebem que eu só faço confirmar o óbvio ululante:

- Vejo aqui na bola de cristal que você tem um problema!

-Isso mesmo Professor Claudio! Você sabe mesmo das coisas...

-Vejo também que você já sofreu por amor...É por esse problema que me procura?

-Sim! Isso é verdade, mas sofri por amor quando eu tinha 15 anos...Você acertou, mas não é por isso que vim...

-Vejo também que você algum dia já precisou de dinheiro para alguma coisa e não teve... É por isso que veio?

-Cara! Você é perfeito...realmente eu já tive problemas financeiros...mas também não é isso...

-Seus caminhos estão meio nublados... Sinto um distúrbio na força...Vejo que você teve vários problemas durante a vida...Mas meus guias espirituais não definem seu objetivo.

-Eu vim por que tenho um vizinho que eu acho que não gosta de mim.Acho que ele está botando olho na minha vida.

-Sim!!! Agora eu vejo claramente!!! É isso que meus guias queriam dizer...Seu vizinho! Vejo nas cartas que ele bota olho na sua vida...Mas é de forma inconsciente. Mas não se preocupe...Vou resolver seu problema... Você sabe...Meu trabalho é gratuito...Eu não cobro pelo meu poder...Mas para fazer o trabalho eu preciso de 500 reais para comprar o equipamento necessário...

- 500 reais?

-Pois é... Preciso de uma vela de Kal-el, areia Jedi, asas secas de mosquito da patagônia, galinha klingon, Essas coisas são meio caras...

- Tudo bem...Eu acredito! Aqui está!

- Pronto...Vejo que o universo já conspira a seu favor...Você vai notar que as coisas estão dando certo pois a cor da prata vai te seguir.


Ela sai do meu local de trabalho e começa a notar:

-Olha só...O Prof Claudio tinha razão...Olha um carro prata estacionado ali! Olha! Essa mulher ao meu lado está com uma blusa prata...E aquele garoto ali do outro lado está com uma corrente prateada...Olha só...Na vitrine daquela loja....Um relógio prateado sendo exposto!!!


Sacaram? O "Viés da confirmação" vai fazer ela notar exatamente o que quer ver. Ela vai ver ao caminho de casa as mais variada cores, mas vai achar que só viu coisas prateadas.

Ficando mais confiante, ela vai esquecer completamente essa coisa de vizinho com mau olhado, pois vai saber que eu estou protegendo. Então o problema some.

E se o problema fosse algo mais sério?

Se fosse falta de emprego eu faria a mesma coisa e recomendaria mais garra e determinação. Use roupas melhores para uma melhor aparência e espalhe mais curriculos.

Se fosse falta de amor, recomendaria visitas mais frequentes ao salão e um banho de loja...Até uma academia.

Enfim! Os espíritos só ajudam quem se ajuda!!!

Nesse processo, a autoconfiança é importante. Já é um grande passo para resolver a maioria dos problemas...

Claro que eu ia ter mais insucessos que sucessos. Muuuuuuito mais insucessos. Mas o lance é que, uma aparente taxa de acertos elevada é causada pelo Viés de confirmação. Meus acertos serão lembrados como evidência do funcionamento do meu poder e meus erros serão ignorados, pois eu sempre posso atribuir esses erros a falta de fé da pessoa.

O lado sobrenatural tem dessas. Já nas profissões reais, a coisa funciona ao contrário. O cara pode ser maior médico do mundo, mas no dia que cometer um erro que se torne público, ele cai em descrença.

O Viés de confirmação é muito amigo dos videntes.

O cara aparece e prevê 10.000 mortes de pessoas famosas. Se uma delas morrer, ele mostra para todo mundo!

Assim temos as Mães Dinás, Juscelinos, Prof,Claudios...E assim vai.

Já ouviram falar de Radiestesia?

Talvez não conheça o termo, mas está familiarizado com o funcionamento. Já viram em desenhos animados um cara com um forquilha (algo parecido com uma atiradeira ou badogue) procurado água embaixo da terra?


Pois é... Existem variações com pêndulos, mas é tudo a mesma coisa. O cara que usa isso acredita que a ponta será atraída (ou repelida) pelo veio de água.

É outra coisa que usa e abusa do Viés de confirmação.

A um tempo atrás foi realizado um teste na alemanha com 30 radiestesistas pela "Sociedade para a investigação científica das paraciências" (Gesellschaft zur Wissenschaftlichen Untersuchung von Parawissenschafte). Eles se submeteram ao tal teste onde teriam que identificar o local onde a água passava em 50 canos cuja água podia ser controlada e direcionada. A posição dos canos foi demarcada e os radiestesistas só precisavam dizer se passava água ou não. Todos assinaram um termo concordando que era um teste justo e esperavam 100% de acerto... E a taxa de acertos não foi melhor do que se esperava pelo acaso.


Muita gente em ambientes rurais conhece esses profissionais e talvez você já tenha ouvido falar de algum lugar onde a água para o poço foi encontrada assim... Você só não ouviu falar dos milhares de casos onde a água não foi encontrada.

As religiões também usam muito essa tendencia natural de procurar dados que confirmem suas crenças. Quantas vezes vocês ouviram um religioso apontar um livro (Bíblia, Corão ou qualquer texto sagrado) e dizer...Essas palaras são verdade!!!

Mas quando você questiona algo que está claramente escrito tipo:

-Mas o livro diz que a Terra é quadrada!

A pessoa responde :

-Não...Aí cabe a interpretação...O que o livro quer dizer é...blá blá blá.

Ou seja...Só cabe interpretação nas partes que podem ser contestadas...Nas partes em que seus próprios textos contradizem sua fé.


Bom...Vou encerrando por aqui. Sei que esse texto foi chatinho, mas eu queria falar sobre isso.

Lembrem-se : Mortos e fracassados não contam histórias!

Como Diágoras costumava dizer: "Onde estão as imagens daqueles que invocaram os deuses e mesmo assim se afogaram?"


4 comentários:

Unknown disse...

Olha, sem exagero, um post big interessante,e muito bem escrito...adorei,Parabéns Claudio.Cara, tive uma tia viciada em cartomantes, viajava longe pra consultar, pra saber se tava sendo traída, e sempre saia louca das casas dos mequetrefes, disposta a se separar, tem 35 anos de casada...kkkkkkkkkkkk


vivi blood

Unknown disse...

hahaha uma vez uma cigana(dessas de rua) pegou minha mão pra ler e aproveitar pra levar meus trocadinhos, ela é que saiu "lida".O feitiço virou contra a feiticeira.

Unknown disse...

olha... quanto a Radiestesia, saiu uma matéria na Super Interessante (ou mundo estranho... nao me recordo) que dizia que especialistas fizeram um teste e que de fato existe, mas o que acontece é que os musculos do corpo contraido vibram com o campo magnético gerado pelo movimento da agua e a forquilha só torna visivel... depois posto a matéria.

Cintia Bernardelle disse...

Só discordo de uma coisa: este texto foi longe de ser chatinho ;)