quinta-feira, junho 18, 2009

O Amaldiçoado Boneco do Fofão!!!




Mais um clássico do passado para vocês. O amaldiçoado Boneco do Fofão!

Vale lembrar ou informar para os mais novos quem era o Fofão.

No início dos anos 80 o programa infantil matinal mais assistido era o "Balão Mágico" e passava na Rede Globo. Os apresentadores eram Simony (que na época tinha uns 10 anos), Cascatinha ( o Seu Geraaaaaaldo, da Escolinha do Professor Raimundo, e atualmente ator da Record) e Fofão (vamos nos concentrar nele depois). Depois se uniram ao elenco Tob, Mike, Luciana, Ricardinho (Crianças que sumiram do mapa) e Jairzinho ( Filho de Jair Rodrigues e cantor atualmente).

Era uma época diferente em que as crianças realmente se comportavam como crianças...Coisa difícil de se entender hoje em dia. Existiam bandas infantis que ganhavam muito dinheiro só fazendo "músicas para crianças" acreditam?

Pois é...E nesse mundo mágico surgiu uma das mais terríveis lendas urbanas brasileiras de todos os tempos.

A Lenda do boneco amaldiçoado do Fofão!!! MMMMhauhauahuahuaa (Já se acostumaram com minha risada maléfica?).

Ok...Vamos agora ao tal Fofão. O que diabos era ele?



O Fofão era essa figura simpática acima. Ele era um alienígena do planeta "Fofolândia" e no início nem sabia falar. Ele emitia uns grunhidos que só a Simony entendia. Com o tempo, aprendeu o português e passou a nos divertir mais.

O Fofão fez muito sucesso e acabou mudando de emissora, tendo seu programa próprio na Bandeirantes (Hoje apenas Band).

Seu sucesso se refletia nas vendas de produtos com sua marca. Eram lancheiras, camisas, Shampoos, calçados, revistas em quadrinhos, Lps (era assim que a gente chamava os "CDs" da época) e até uns lanches tipo waffles e bombons de gosto horrível da Dizioli que só o próprio Fofão gostava (Mas nossas mães faziam questão de colocar essas porcarias na nossa lancheira).


Enfim...Um dos produtos mais vendidos foi o Boneco do Fofão. Foram mais de 4 milhões vendidos. A empresa que o fabricava era a "Mimo", pouco expressiva num ramo em que a "Estrela" dominava. Na época as crianças brincavam de verdade, acredita?

Existiam jogos de tabuleiro, bonecos, carros de fricção ... E não eram digitais! Você podia pegar neles de verdade. Melhor que realidade virtual! Ah! Que saudade da propaganda de fim de ano da Estrela... A gente ficava numa expectativa e...Opa! Desviei um pouco do assunto...Vamos voltar.

Enfim(2 - a missão) ... O boneco foi muito popular. Todas as crianças queriam um! Eu nunca tive...Snif. Mas talvez isso tenha salvado minha vida.




Acontece que, um belo dia, um desses bonecos quebrou. Uma mãe desesperada notou a coisa mais horrenda do mundo. Havia um punhal dentro! Ao sacudir o boneco, ela percebeu que a coisa era mais séria. Além do punhal, existia uma bela quantidade de velas pretas e outras coisas que ela não soube identificar.

fofao-punhal.jpg



Então, ela contou para outra mãe, que contou pra outra... E assim, o Brasil inteiro estava sabendo.

Não demorou para surgirem várias histórias tenebrosas envolvendo o boneco. Assassinatos, incêndios, maridos traindo suas mulheres...Era tudo culpa do Fofão e seu boneco amaldiçoado!

Tem gente que jura até hoje que viu o boneco se mexer sozinho inúmeras vezes.

Vejam um flagrante de uma tentativa de assassinato promovida por um dos bonecos:



Foi um massacre... Quase todos os bonecos foram destruídos...Muitos deles queimados! Isso a contra gosto das crianças que, influenciadas pelo poder maléfico do boneco, não queriam se separar do brinquedo. Vejam abaixo um pobre boneco enforcado durante o massacre:

Fofão enforcado na praia


Eu tive a oportunidade de participar de um desses rompantes de violência... um dos meus amigos tinha o boneco e abrimos para ver o que tinha dentro. Sim...Era estranho...mas nem de longe parecia um punhal.

Vamos às explicações.

O que realmente existia era uma espécie de haste plástica que conectava a cabeça ao corpo para dar mais estabilidade. Numa das fotos acima ela pode ser vista. Por ter sua ponta afilada, muita gente relacionou a um punhal. E as velas? Bom...o enchimento do boneco era variado. No que abrimos , por exemplo, tinha restos de tecido, alguns pedacinhos de madeira e algo parecido com algodão. Honestamente não duvido que tenham achado restos de velas em alguns bonecos. Parecia que eles pegavam o que tivesse a mão para encher o bicho. Mas, punhal? isso não...

O fato é que essa lenda decretou o fim das vendas do boneco. Mas o deixou famoso para todo o sempre!

Alguns acreditam que a lenda tenha sido criada por uma empresa concorrente para dar fim ao número crescente das vendas do boneco do Fofão.

Eu já ia terminar o texto quando lembrei de algo muito importante.

Em 1988 um filme surgiu. Seu nome: "Brinquedo Assassino".

Nele um psicopata é baleado pela polícia e, antes de morrer, entoa um cântico vodu, passando sua alma para um boneco. Esse boneco era baseado no personagem de um desenho fictício para crianças e eram chamados de "bonzinhos".

Um boneco baseado num programa de TV e amaldiçoado. Ah...E em 1988, logo após do massacre dos Fofões. E o que tem isso a ver, Dr. Claudio?

Simples...Olhem o boneco assassino e comparem (Bem conhecido como Chuck)



Alguma semelhança? Incrível, não?
Dizem por aí que a história do filme foi influenciada pela lenda brasileira do Fofão. Sejam honestos? Acham que é só coincidência?

Curiosidades:

  • O ator que interpretava o Fofão ( Orival Pessini) era o mesmo que interpretava o Patropi, que já participou da "Escolinha do Professor Raimundo", "Escolinha do barulho", "Escolinha do Golias" e do "A praça é nossa"


  • Uma famosa jogadora de volley brasileira, Hélia Rogéria de Souza Pinto, é mais conhecida como Fofão por que, quando mais nova, tinha bochechas iguais às do boneco.

  • O Fofão voltou à moda, no Brasil, por conta de um grupo chamado Carreta Furação, cujos integrantes, fantasiados de figuras diversas, divertem crianças em um trem que passeia pela cidade.

29 comentários:

Blog disse...

Lembro que era um dos meus maiores medos da infância... AUHHAUHAUA

Até hoje me arrepio quando vejo esse boneco.

Mas, lembro que na minha família TODOS abriram seus bonecos, meus primos, vizinhos, etc!

O que mais encontramos foi bolinhas de isopor. E em um dos bonecos maiores, essa haste que "lembra" um punhal. =D

Marcos disse...

Gostei muito...Eu tinha um, mas não abri. Nem sei o que aconteceu com ele.

Unknown disse...

O bombom do fofão era gostoso!!!

Unknown disse...

Poxa, tive um fofão, mas qd se deu o boato e tals não abri nem nada,só não brincava mais , tinha medo, daí passou uns tempos e dei ele pra minha prima,ela adorava tadinha...

Anônimo disse...

acho tudo isso uma grande bobagem!!!!!!!!!
não acredito em nada disso!!!!!!!!
tive um e sumiu!!!!!!!!!!
estou a procura de um pra comprar e não acho!!!!!!!!!!!!
adoro vc fofao!!!!!!!!!

um pouco..... disse...

EHH AMIOGO ANONIMO ..VAI Q SEU FOFAO NAO FOI EMBORA SOZINHO EHMMM JA PESOU ISSO...FUGIU PRA HOLIWOOOD GANHOU FAMA E DINHEIRO LA NA PELE DE CHUCK....HAHHAHAHHAHHA

Unknown disse...

Baum acabo de adquirir meu primeiro FOFÃO. Pois é, hoje com 27 e um filho de 2 anos, minha irmã (24 anos) se desfez de alguns brinquedos e bonecos. Vendo a materia, agora tenho ate a curiosidade de abri-lo para ver com oque ele é preenchido, mas não por medo e tenho até um raro EP do fofão com patrocinio de CALDOS MAGI (o da galinha azul) e um VINIL Junto ao Balão Magico. Adoro O Fofão, mas M E D O mesmo é da boneca dos anos 80a tal de SIMONE, lembram-se. ela tem em torno de 60 a 70 centimetros. fecha os olhos. e é muito feia. Gostaria de ver uma materia sobre ela. E ela ja pregou peças em mim no passado e ate hoje cago de medo dela...

Abração,

Felipe URSO

Anônimo disse...

Nessa epoca tinha uns 6 anos de idade, e a filha da minha madrinha tinha um e fui passar a noite na casa dela. Estava dormindo na sala, a janela da cozinha entrava a luz da lua e focava diretamente no boneco, só q agora não sei se era por causa do filme ou da lenda ou por medo mesmo, mais toda a vez q olhava pra ele naquela noite tiha a sensação dele se mexer.
Adoro filmes de terror tenho varias coleções, porem o Chuck é o q me da medo de verdade

Anônimo disse...

Foi a pior besteira que já li na internet...

serva do senhor disse...

olha eu nao acho isso uma bobeira nao porque ate mesmo hj em dia pessoas levao maldições para casa sem saber o porque os filhos estao terriveis sem saber o pq o casamento tah acabando sem saber pq a vida ta totalmente sem jeito pois muitas das vezes pessoas achao que e bunitim que nao tem nada a ver que e normal mais vai ver a vida dela como tah destruida como na palavra do senhor esta dizendo que o diabo vem com sapatinhos de algodao desfasado de cordeiro mais na verdade e lobo entao vamos abrir os nossos olhos
bjs

Anônimo disse...

Eu só sei de uma coisa:eu não me arriscaria à ter um boneco suspeito.Pois,por mais que a gente duvide de algumas coisas que dizem por aí,tem sempre alguma verdade por trás disso,pois as pessoas não teriam tanto medo se essas histórias fossem realmente falsas.Eu não teria um boneco do Fofão jamais.

Luiz Oliveira disse...

Olá gente sou artesão me chamo Luiz Oliveir, já que o boneco espanta carinho e medo
que tau um boneco que da carinho e amor para as suas casas. Então faço bonecos de 15 cm o boneco de Jesus de Nazaré esta a venda a penas 5 Unidades por R$ 70,00

luizoliveira79@hotmail.com

Anônimo disse...

Explicação deveras interessante nesta página, visões como aqui está dão valor a quem quer que analisar neste sítio .....
Entrega mais do teu sítio, a todos os teus utilizadores.

Anônimo disse...

Bom eu não era nascida nessa época do Fofão,mas depois de ver um filme eu descidi procurar mortes estranhas ai encontrei esse site.
Quando li eu olhei pro chão pra ve se não tinha nada eu fica com muito medo dessa história
0.0

Unknown disse...

Pior eu lendo aqui os comentário e havia esquecido que tinha clicado no site do fofão, e a música tocou altão aqui e tomei um baita susto, até o site dele tem poderes sobrenaturais

Anônimo disse...

Ndaver o fofao com chunk o chunk sao encriveis nao e como esta historia besta deste boneco feio que e o fofao realmente chunk e um dos melhores filmes de bonecos ou bonecas possuidas que existe todos os efeitos sao otimos para o ano e a tecnoligia que foram usado em sua produçao mais,esta historia do fofao nada ver estas coisas que acharam dentro dos bonecos era lixo que a empresa usava para encher o boneco com pouco custo de produçao, alias quando custa o lixo ne?e outra quem pensar em abrir um boneco pra ver o que tem dentro ne ninguem faz isso!e outra
todos os brinquedos no escuro da
medo parece que se movem todos nao so os possuidos

Anônimo disse...

Ndaver o fofao com chunk o chunk sao encriveis nao e como esta historia besta deste boneco feio que e o fofao realmente chunk e um dos melhores filmes de bonecos ou bonecas possuidas que existe todos os efeitos sao otimos para o ano e a tecnoligia que foram usado em sua produçao mais,esta historia do fofao nada ver estas coisas que acharam dentro dos bonecos era lixo que a empresa usava para encher o boneco com pouco custo de produçao, alias quando custa o lixo ne?e outra quem pensar em abrir um boneco pra ver o que tem dentro ne ninguem faz isso!e outra
todos os brinquedos no escuro da
medo parece que se movem todos nao so os possuidos

Ewerton disse...

put'ss isso deve ser vdd, mais aquele video q ta la em cima, nao acreditei naquilo, aquilo é mintira.

Anônimo disse...

eu abri o meu e achei um sabre de luz

Anônimo disse...

Não cheguei a assistir o Balão Mágico pois nasci no final dos anos 80,mas já conhecia o Fofão por causa das participações que ele fazia nos programas e do filme que ele fez.Se disserem que o bombom do Fofão tem droga,nem precisaria falar:é uma droga!kkkkkkk
Vela vermelha dentro do boneco?kkkkk Como coube?

RENATO ZUQUE

Anônimo disse...

Não cheguei a assistir o Balão Mágico pois nasci no final dos anos 80,mas já conhecia o Fofão por causa das participações que ele fazia nos programas e do filme que ele fez.Se disserem que o bombom do Fofão tem droga,nem precisaria falar:é uma droga!kkkkkkk
Vela vermelha dentro do boneco?kkkkk Como coube?

RENATO ZUQUE

Anônimo disse...

Esse foi o vídeo mais mal feito que já vi :(((((((((

Anônimo disse...

caraca muito sinistro esse boneco gostei do blog

Unknown disse...

meu amigo tambem viu ele se mexer ele ficou paralisado por que o boneco quase pega ele minutos depois ele pegou o boneco e começou a jogar na parede ate que ele foi parar no lixo

Vlademir Gatti disse...

Sumiu nada!!! Seus pais o jogaram fora, por conta dessas histórias. O meu sumiu Th.

Anônimo disse...

ele não sumiu, na verdade ele se levantou saiu andando e nunca mais voltou

Unknown disse...

O BONECO É ASSASINO NÃO SEI PORQUE VOCÊ GOSTA DELE

Unknown disse...

Ele era asasino ele era feio eu tenho uma MÁSCARA dele

Unknown disse...

Dele e do Chaves máscara e do gocu e do fofao de cabelo azul e do vermelho