domingo, junho 14, 2009

A Maldição dos Quadros das Crianças que Choram




Essa lenda é antiga e provavelmente vocês conhecem ou já ouviram falar. Eu mesmo soube dela na minha infância e chegou a me assustar. Vou contar como chegou a mim pela primeira vez. No meio de um papo (que provavelmente era sobre fantasmas) um coleguinha me contou:

-Na minha escola teve um menino que morreu por que botaram um "quadro de um menino chorando" no quarto dele.

Outro colega falou:

- Eu soube! Dizem que esses quadros tem o diabo dentro e rouba a alma da pessoa!!!

Ok...O tempo passa e, um belo dia eu noto que, na casa de meus tios, onde eu costumava passar férias, tinha um quadro parecido. Não era bem uma criança... Estava mais para um palhaço chorando...Mas enfim! Fiquei meio receoso de ver aquele troço, ainda mais à noite.

A verdade é que , toda lenda possui diversas versões e, com o advento da internet , uma ou outra ganha mais força.

Então a versão mais conhecida é:

Nos anos 80 diversas casas misteriosamente pegaram fogo na Inglaterra, muitas delas matando seus moradores. Em comum todas tinham uma assustadora coincidência. A presença de um quadro de uma criança chorando. Este quadro sempre estava intacto, mesmo nos ambientes mais destruídos.

Tudo começou quando um frustrado pintor italiano, Grahan Bragolin, estava na miséria. Desesperado, ele apelou para um pacto demoníaco. Mas ele foi esperto. Ao invés de oferecer sua alma, ele ofereceu as almas de quem comprasse seus quadros.

Nessa noite, Grahan teve um sonho. Nele, 28 crianças eram torturadas no inferno e choravam pedindo clemência.

Ao acordar, pegou tela e tinta e passou a retratar as crianças de seu sonho. Ele usou formas subliminares para mostrar que as crianças estavam mortas. A principal seriam as pupilas dilatadas. Ao terminar, foi como vender água no deserto... Os quadros foram rapidamente comercializados e Grahan começou a fazer pinturas em série.

O mal se alastrara. Quem possuía o quadro acabou atraindo maus fluidos para sua casa. Pessoas perdiam empregos, adoeciam...Mas o pior ainda estava por vir.

Quando os quadros já estavam numa quantidade considerável de lares, os incêndios começaram. Casa após casa era consumida pelo fogo de forma misteriosa. Os bombeiros nunca conseguiam encontrar a causa, até que começaram a associar ao quadro pois, mesmo numa residência reduzida a cinzas, ele nunca era queimado.

A coisa começou a ser divulgada no boca a boca e as pessoas começaram a se livrar de suas pinturas. Grandes fogueiras foram feitas...Pilhas e pilhas de quadros foram para o lixo e a maldição começou a sair dos lares ingleses.

Mas a coisa não terminava ai. A força da maldição era forte e os quadros foram exportados para todo o mundo, inclusive chegando ao Brasil.

A lenda ainda conta que , Grahan arrependido passou a visitar todos os países onde seus quadros foram vendidos, ir à imprensa se explicar e pedir que destruíssem as pinturas.

Supostamente ele chegou a ser entrevistado pelo programa global "Fantástico" na década de 80, revelando o macabro pacto que fez com as forças do mal e explicando que quem tivesse um de seus quadros, tinha levado uma maldição para sua casa.



Pronto...Essa é a lenda. Mas o que tem de verdade ou mentira nisso?

Como toda lenda, ela tem um fundo de verdade.

Primeiro. A pinturas existem. Provavelmente vocês já tenham visto alguma delas...Talvez até tenha uma pendurada na sala. Elas realmente eram populares nos anos 80. O pintor também é real, G. Bragolin.

Segundo. O ponto de partida da lenda realmente é um incêndio. Na cidade de Rotherham, Inglaterra, mais especificamente no verão de 1985, uma casa foi incendiada destruindo parcialmente o andar térreo. Chamou a atenção dos bombeiros um quadro de uma criança chorando, que não foi atingido pelas chamas. Os bombeiros comentaram com os donos da casa que já viram em outros incêndios quadros parecidos terem sobrevivido às chamas, mas pelo fato de serem impressos em um cartão de grande densidade, difícil de queimar. Outro fato é que , devido a popularidade ( e preço... muito baratos) dos quadros, era difícil encontrar uma casa que não os tivesse.

Terceiro. O famoso tabloide sensacionalista, "The Sun", aproveitou a história da casa e publicou uma matéria dando início a lenda.



"A flamejante maldição do garoto chorando". Pronto... Era o que faltava. Com pouco tempo eles receberam várias cartas de leitores contando casos diversos. Problemas familiares, acidentes...Tudo agora era culpa dos quadros. O The Sun se aproveitava disso publicando e aumentando as histórias.

No fim, criou uma campanha para que todos destruíssem seus quadros. Conseguiram fazer uma grande fogueira com mais de 2500 pinturas.

O fato é que os quadros não tinham nada a ver com os incêndios. Em todos foram encontrados causas corriqueiras e sua presença era mais uma coincidência. É como dizer que as canetas Bic são amaldiçoadas. Procurem em todas as casas que foram destruídas pelo fogo no Brasil e vocês encontrarão uma Bic.

Por fim vamos falar sobre a tal entrevista do pintor ao "Fantástico". Não existem provas que ela existiu. Algus sites da internet que falam sobre o assunto são categóricos em dizer que essa entrevista nunca aconteceu. Apenas mais uma faceta da lenda no país.

Uma coisa interessante dos sites que tentam "vender" a lenda como se fosse verdade é a pareidolia forçada. Tipo:

Olhem! Se você virar o quadro num ângulo de 47 graus e olhar para a gola da camisa do garoto perceberá que parece uma mão deformada apertando o pescoço...Ou um peixe engolindo a criança...Ou Xuxa dançando pelada no "Só para baixinhos 4- a missão".

É sério...Olha o que eles querem que você veja:



Não viu nada? Olhem de novo! Mas deitem o quadro de lado e poderão ver "claramente" a figura de um peixe deformado comendo a cabeça do garoto.



Viu agora? Pois é... A galera força a barra mesmo!

Pronto amiguinhos...Mais uma lenda legal para vocês no nosso Blag! Espero que tenham gostado e comentem. E se não gostaram... Espero que uma caneta Bic amaldiçoada estoure no seu bolso!!!




Curiosidades:

Dizem que na novela "A Viagem" era possível ver alguns dos quadros na casa do Otávio Jordão, personagem do Antônio Fagundes.

O clipe da música "Memórias" da cantora Pitty, possui várias referências ao sobrenatural. Eles invadem uma casa abandonada e fazem o famoso "jogo do copo". Enquanto cantam, podemos ver os quadros das crianças chorando na parede atrás da banda.



Se você achar um quadro parecido veja se tem essa assinatura embaixo. O primeiro nome do pintor é discutível. Uns chamam de Grahan e outros de Giovanni.



Aqui um vídeo legal mostrando um pouco mais dos quadros e a história:


48 comentários:

Deby disse...

Adorei o video do professor LePopa!
hehehehehe
Eu nunca vi nenhum desses quadros oO

Ótimo texto como sempre feioso!!! Saudade de tu!!!

Ane disse...

Claudio! Perfeito post! Sózinha no trampo...deu medo...[sim,sou medrosa¬¬] Parabéns!! \o/

Unknown disse...

Era pra ter uns 3 quadros desse na casa do Cuca!!!!

Lala disse...

"As pupilas das crianças estão sempre dilatadas, mostrando que as crianças já estavam mortas. Assim como essa foto do Macaulin C{???}, que já estava morto antes de filmar 'Esqueceram de mim'".

kkkkkkkk
Curti ter colocado o clipe "Memórias" também.

Ana Carolina disse...

Eu tinha um quadro de um menino chorando na parede do meu quarto! oO

E eu adorava o quadro! -~~

Ele era tipo uma caixa e eu podia esconder coisas atras dele =p~~

Vou ver se o encontro por aqui e tiro uma foto! =D

Mônicats disse...

Putz minha mãe tinha um calendário com 12 fotos dessas crianças. Eu tinha medo de olhar.

Gostei do Professor "Me poupa" patrocinado pelos cigarros de chocolate: o que não mata - engorda.....huahuahauhauhauah

Unknown disse...

Em casa teve desse quadro, e qd meu pai soube do troço pelo programa do Gugu, o antigo viva a noite ele riscou o quadro com canivete e foi joggá-lo num rio...kkkkkkkkkkkkkkkk

Henrique Beal disse...

Uma tia de uma amiga tem um quadro desses, da pra ver claramente o rosto do demo na camiseta do menino chorando :]

Mr. Yck disse...

Minha avó tem ou tinha 2 desses.

Unknown disse...

Na minha casa teve um quadro desses e virando ele de cabeça pra baixo dava pra ver uma garra apertando o pescoço do garoto.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tieza Cutrim disse...

Aqui em casa tinha o quadro do garotinho e da garotinha... viviam dzndo p vovó jogar fora ou queimar mas ngm dzia o pq , e ela sempre dizia so jogo fora qndo me disserem ai um dia um padre veio aqui em casa explicar p ela ai foi que ela acredito! Hoje em dia onde tinha os quadros tah a Monaliza ¬¬' ela da mais medo q as crianças choronas!Isso de mensagens subliminares 99% eh invençao!

Anônimo disse...

bom jamais pensei q isso fosse uma lenda e q já tivesse acontecido com outras pessoas mas amados, sou de belém e o q aconteceu foi assim.
aqui na rua de casa sempre passa esses ambulantes q vendem a prestação eles vendem esses quadros. pois é a minha vizinha comprou um. derepente os tres filhos dela adoeceram essas criança jamais ficavam curadas, certo dia ela estava ouvindo uma radio evangelica quando anunciaram q quem tivesse esse quadro em casa era pra queimar ela tirou o quadro da parede antes de destruilo ela abriu o quadro na parte de tras da pintura tinha uma mão com um tridente espetando a criança.
por isso ela chorava.
coecidencia ou não isso aconteceu aqui acreditem ou não.

Unknown disse...

muito bom o fim da historia.a maisa realmente da medo!!!!!!!!!rssssssssssssssssssssssss

karla gadelha disse...

tive dois destes quadros pendurados em minha sala, durante toda a minha infância, mas não me lembro de ter tido medo, só tinha pena, minha mãe os chamava de " o pobre menino pobre" que era o do peive, e o "pobre menino rico", que era maltrapilho.
Ps* em tempo: minha casa nunca pegou fogo.

Heloo'Rossi disse...

Olá meu nome é Heloisa // minha tia teve um quadroo desses na sala dela // LEMBRO ATÉ HOJE a casa de minha tia pegou fogoo e queem estava dentro da casa sobrevivel poor pouco // falo serio esta historia dos quadros amaldiçoados não são falças são siim verdadeira.
Dito e feito a casa fikou em cinsas mais o maldito quadro fikou inteiroo seem uma manxa ou se queer um aranhão *-*

andre pasqualotto disse...

Heloisa, por um lado esses quadros servem pra alguma coisa, sem ser um enfeite, quando vc quiser atear fogo na casa de alguem sem deichar pistas e ñ ser preso por falta de provas é só dar o quadro de presente, néaH?? HSUAHSUAHSUAHSUAHSUAH# brincadeira gente, estou brincando com fogo, literalmente. XD'

Unknown disse...

Cinistro gosto de ver essas lendas mas da mêda mêda de ficar pobre kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

É a primeira vez que vejo esse site e confesso que adorei a história dos quadros com crianças chorando, se eu não tivesse tantos problemas pra resolver, juro que não iria conseguir dormir esta noite.
Um abraço!

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK' vou fazer um quadro da maisa chorando MUAHAHAHA :)

Unknown disse...

O fim da história super massa.
A maisa é o Jason infantil do Seculo.

Anônimo disse...

Olá trata-se a 1ª vez que encontrei o teu espaço online e adorei muito!Espectacular Trabalho!
Cumps

Anônimo disse...

poxa amigoo ameii a lenda ja conhecia mais com essa historia toda ficou ainda maiis legal e ao msm tempo aterrorisante e mto manero

pow euu tenho um blog emo q tb conta lendas e misterios ainda naum resolvidos eu adoro esse tipo de coisa assustadora vlw aii seii q vc naum vai ter tempo ou naum vai kerer responder meu recado mas td beim né nem td na vida é como a gente ker

AII VC KER UMA DICA???
PESKISA SOBRE O CASO DA RUA CUBA E POSTA CARA AKILO É ALGO SUPER FANTASTICO E MTO ASSUSTADOR VIROU ATÉ UM LIVRO!!!!!!!!!

boum xauu bjs
lady thamy

Anônimo disse...

Macaulin não morreu, pois o filme esqueceram de mim é bem antigo e em pleno 2009 ele ainda fez filme, então nada haver a história que alguém lá no começo falo que ele tava morto, se a pupila dele dilatou, talvez tenha sido o local em que foi tirada, o local estava um pouco escuro, trabalho com fotografias e essa do Macaulin não tem nada haver. Já as dos quadros, essas sim eu acredito, pois o Diabo é capaz de qualquer coisa, é muito sinistra essa história, ainda não vi nenhum desses quadros pessoalmente, mas tudo pode acontecer.

Anônimo disse...

Olha eu tinha uma quadro desse e ele tinha a mesma assinatura por incrivel ki paresa eu to assustado aki " mas graças a jesus esse quadro Molho e ficou todo borrocado e eu o joguei no caminhao de lxo ""

Titano disse...

Ontem entrei em meu orkut e vi um video de uma colega minha q é evangelica, o video nao tem nada a ver fala do famoso chip da mondex..mas isso não vem ao caso agora..mas depois de ver o video fiquei pensando mt em Deus e como as pessoas pensam fiquei por horas pensando nisso e me lembrei entao de uma coisa q aconteceu comigo quando eu tinha 6 anos..era ano de 1984 quando estavamos morando em uma casa velha de madeira num bairro da minha cidade acabavamos de mudar pra la, e em seguida minha mãe comprou esse quadro do menino chorando, ela axava lindo o quadro, mas desse momento indiante eu nao conseguia mais durmir a noite pois tinha a sensação de q alguem estava sempre me vigiando, isso era a noite toda ate q eu começava a chorar e ia durmir no meio de meus paiz com mt medo ainda, certo dia meu cachorro q era um viralata mais mt meu companheiro entrou dentro de casa, estavamos na sala onde ficava o quadro..meu cachorro entao começou a latir e a uivar para o quadro, como q se quisesse nos proteger meus paiz nao deram bola acharamq era coisa de cachorro bobo e o colocaram pra fora de casa..e minhas noites continuavam angustiantes..certo tempo depois mudamos para outra casa e o quadro maldito foi junto..la piorou mt comecei a ficar sonambulo andando pela casa a noite e sempre queria brigar com minha mãe..ao acordar de manha nao lembrava de nada..ate q um dia chegou um primo meu de fora e contou a historia desse quadro.entao minha m~e percebeu q tinha mesmo coisas erradas acontecendo na nossa casa entao meu primo disse q tinha q colocar o quadro atraz da porta de cabeça pra baicho depois da meia noite.. e realmente os olhos do menino se enchem de sangue..minha mãe quebrou o quadro e jogou em aguas corretes para q todo aquele mal fosse embora..depois disso nunca mais tive problemas em durmir e nao fiquei mais sonambulo..nao sei se foi tudo uma coencidencia ou é fato mesmo, mas isso tudo q contei é verdade e porisso q pesquisei sobre o quadro hoje e encontrei esse artigo falando sobre isso e resolvi comentar e contar a minha historia sobre esse quadro e se alguem sabe de mais historias como a minha sobre esse quadro poste aqui eu fico muito interessado..Meu nome é Cristiano.

Anônimo disse...

Ei isto é verdade!!! Já vi uma pessoa de idade que foi possuída apenas por ter rasgado a imagem deste menino chorando.
Eu tinha 7 anos quando isto aconteceu. Eu tenho um colega que tem 50 anos e só dorme de luz acesa, desde que assistiu aquele filme do exorcista.
Não fiquei traumatizado, mas nã faço piadas com estas coisas porque na altura era criança e meus joelhos tremiam de bater um no outro. Por isso eu desafio você que não acredita nestas coisas, imprima uma imagem de qualquer menino e coloque na porta do guarda-roupa no SEU QUARTO e veja se consegue dormir tranquilo?

Anônimo disse...

Nao brinquem com isso,lenda é o que eles querem que voce ache que é,isso é real,cuidado.

Anônimo disse...

A minha tia tem um desses na sua casa de ferias e cada vez que eu olho fico assustada porque ja conhecia a lenda, ainda por cima a casa tem uns 100 anos e esta cheia de mobilia velha!

Arilton Campos disse...

bom pessoal, bom dia a todos! meu nome é arilton, sou evangelico e sei que isso não tem nada a ver com o que vou contar, até por que na minha doutrina esse tipo de assunto não se comenta, olha só, nesse exato momento nao me lembro do ano, mas hoje tenho 34 anos e devia ter uns 13 ou 14 nao me recordo bem, tinhamos em minha casa alguns quadros, lembro me que na é poca meu pai achou muito barato e fezuma coleção na parede ,tinha vários relacionados à criança, uma menina com um bouquet, um garoto com um gatinho, e tinha outros , mas no momento me recordo apenas desses, houve uma época em que algo estranho aconteceu em nossa casa, coisas estranhas atormentavam , ninguem dormia, não posso dizer aqui o que realmente viamos, por que sei que a veracidade de fatos são direcionados para criticas e alusões, mas confesso pra vcs não era coisa boa, hoje depois de muito tempo, lembrei me disso, e resolvi olhar na net assuntos relacionados, e pra minha surpresa lembrei-me que lá nacasa da minha mãe ainda tem um quadro de parede que não tem nada a ver com esse assunto do garoto, mas é uma pintura antiga de um pintor chamado martinneli, cuja gravuras é de um dinossauro dentro de um circuito de formula 1 , podem crer nisso pelo espanto da fera bem tranquila na pista acidentes incriveis acontecem no desenho, e meu pai esta paraplegico há muitos anos, e na noite passada tive um sonho em que eu via ele indo em uma estrada bem longa e o quadro debaixo dos braços dele, e agora vendo comentarios como esse , não posso afirmar nem atribuir nada á essa pintura, mas creio muito, assim como há coisas boas por trás de músicas , de pinturae e artes , assim tambem pode haver algo de ruim escondido atra´s disso, pessoal peço desculpas , mas não pude me conter em não fazer essa citação a vcs, um grande abraço a todos!!

Unknown disse...

Minha avó tem um quadro com a mesma historia desses, mas quem assina é M. Martinelli, é um quadro lindo, um menino de olhos azuis e cabelos cacheados segurando um gato branco, e ele não está chorando.. se alguém souber mais sobre esse quadro...

SILVIA disse...

OLA !!! EM CASA TINHA UM QUADRO DESTE NA DECADA DE 80 NOS FINAIS DOS ANOS 80 TEVE UM INCENDIO EM MINHA CASA SEM EXPLICAÇÃO ,NINGUEM SE FERIU GRÇAS A DEUS POIS A CASA ESTAVA VAZIA .
O QUADRO FICOU INTACTO .
E FOI DESTRUIDO NOS ANOS 90 POR MIM MESMO.

Anônimo disse...

Tem um desses no slender woods na mansion

karina silva disse...

Eu quando era pequena tinha um desses quadros de menino chorando no meu quarto .Sempre tive medo dele .ate porque minha irmã mais velha dizia que se eu apagasse a luz do quarto ,fechasse a porta e virasse o quadro ,ele sairia para me pegar .Bom tentamos fazer isso ,mas saimos correndo sem esperar que algo acontessece.Enfim ,o tempo passou, eu me mudei e nem sei pra onde foi o quadro.Já tinha ate me esquecido,mas vou procurar saber o que aconteceu com ele.

Anônimo disse...

sinistro.

Anônimo disse...

esse povo mente tanto, tanta gente teve esses quadros, tudo mentira.

Unknown disse...

Eu não acredito que esses quadros façam casas pegarem fogo ou coisas do tipo, porém eles são sim meio macabros pelos seguintes fatores:

1 - Crianças tristonhas, chorando; isso pra mim é muito esquisito.
2 - Essa imagem desse menino supostamente sendo devorado por um mostro não tem nada disso, porém outras imagens tem sim coisas muito estranhas como uma imagem de uma menina com o braço deslocado e sem o outro braço com o olhar vazio mas parecendo uma morta, crianças de pescoços, faces aparentimente deformadas etc.

É isso.

Unknown disse...

As pupilas realmente dilatam quando as pessoas morrem, mas também quando falta luz, quando sentem medo, tesão etc.

Unknown disse...

Deixe a criança em paz!

Unknown disse...

Deixe de crueldade!

Unknown disse...

Sim, esses quadros foram um sucesso mundial, muita gente tem pelo mundo.

Anônimo disse...

Na casa de minha amiga tem um quadro desces e depois que eu contei a historia ela tirou o quadro do quarto dela pois era lá que ele ficava,não acredito muito em superstição mas realmente aquele quadro dava medo.

Anônimo disse...

o video nao carregou no meu cell, queria saber se um quadro com um homem e um mrnino sentados numa escada tambem foram feito pactos com o mal,pq o menino da pintura chorou

bia@blospot.com disse...

Eu ganhei dois desses quadros e a partir dai minha filha nao fica mais sozinha dentro de casa morre do medo dos quadros ela diz q tem alguma coisa naqueles quadros ...ela vai fazer tratamento com a psicologa pq ela as vezes diz ver vultos e as vezes diz ter um homem sentado no sofa e pede p eu pedir p ele ir embora e tudo comecou qdo ela viu o quadro pela primeira vez....se e verdade nao sei mas sei q ta acontecendo comigo e ela tem apenas dez anos...

bia@blospot.com disse...

Tbem tenho essr quadro e um de uma menina e minha filha de dez anos nem olha p eles diz q tem alguma coia esquisita neles e tudo comecou a alguns meses qdo ganhei os quadros ela diz ouvir criancas e ver um homem sentado no sofa qdo nao tem ninguem. To tentando descobri o q esta acontecendo e ja tava desconfiada q tinha a ver com os quadros eles parecem ser reais e ate agora nao sei quem e esse pintor M. Martinelli mas vou descobrir pq ela so dorme e vive com dor de cabeca ela tem apenas dez anos

bia@blospot.com disse...

Tbem tenho essr quadro e um de uma menina e minha filha de dez anos nem olha p eles diz q tem alguma coia esquisita neles e tudo comecou a alguns meses qdo ganhei os quadros ela diz ouvir criancas e ver um homem sentado no sofa qdo nao tem ninguem. To tentando descobri o q esta acontecendo e ja tava desconfiada q tinha a ver com os quadros eles parecem ser reais e ate agora nao sei quem e esse pintor M. Martinelli mas vou descobrir pq ela so dorme e vive com dor de cabeca ela tem apenas dez anos

bia@blospot.com disse...

Eu ganhei dois desses quadros e a partir dai minha filha nao fica mais sozinha dentro de casa morre do medo dos quadros ela diz q tem alguma coisa naqueles quadros ...ela vai fazer tratamento com a psicologa pq ela as vezes diz ver vultos e as vezes diz ter um homem sentado no sofa e pede p eu pedir p ele ir embora e tudo comecou qdo ela viu o quadro pela primeira vez....se e verdade nao sei mas sei q ta acontecendo comigo e ela tem apenas dez anos...

Day_sian disse...

Algo sobre o pintor M.Martinelli!??tenho um quadro deum menino se espreguiçando com um cachorrinho branco!