sábado, junho 27, 2009

Fotografias Kirlian


Com a recente morte do nosso estimado cantor Michael Jackson e a encheção de saco de praticamente todas as emissoras de TV fazendo incontáveis retrospectivas da sua vida, não tem como a gente não fazer uma visita pessoal ao passado.

Então me vi, nos anos 80, chegando da escola com o corpo entupido de areia do parquinho, calçando meu Kichute velho e uma lancheira dos Thundercats, quando um coleguinha veio correndo me mostrar uma coisa assustadora.

Ele tinha ido a um shopping da cidade e voltou de lá com uma fotografia da sua alma.

Olhei aquela foto esquisita das mãos dele com uma aura azulada estranha e pensei:

-Caramba!!! A tal da alma existe mesmo!!!

Esse amigo me disse que quanto mais pura a pessoa, maior a alma!!!

Fiquei encucado com aquilo...Eu também queria ver se eu tinha alma...Nem que fosse um pouquinho, já que eu nunca fui puro de verdade.

Eu nunca tive a oportunidade de descobrir. Cheguei a ver os estandes nos shoppings onde faziam as tais fotos, mas minha mãe não quis descobrir se eu tinha alma ou não...Acho que estava com medo do resultado. Ou simplesmente não queria jogar dinheiro fora.

Hoje eu sei a resposta. Não da existência da minha alma e sim da tal fotografia. Ela se chama Fotografia Kirlian!

Mas o que é a tal "Fotografia Kirlian", Dr, Claudio?

Para explicar, vamos para os fatos históricos:

Quem começou com a brincadeira foi um padre chamado Roberto Landell de Moura em 1904. Sim...Ele era brasileiro e nasceu em Porto Alegre em 1861.

Roberto Landell de Moura

O cara era um desses gênios à frente de seu tempo. Além de padre, era um inventor maravilhoso. Ele foi o pioneiro na transmissão da voz utilizando equipamentos de rádio. Suas experiências cada vez mais alcançavam o sucesso e tudo indicava que ele ia mudar o mundo!

Maaaaas...É bom lembrar que ele estava no Brasil, onde ninguém da valor ao que é "da casa". Nem a imprensa , muito menos o governo, quiseram auxiliar o padre nas suas descobertas.

Para piorar a coisa, um belo dia ele chega em casa e encontra a porta arrombada. Descobriu seu laboratório e equipamentos completamente destruidos. Acredita-se que a própria população tenha feito a bagunça pois ele era tachado de "feiticeiro louco" e "herege".

Arrasado, ele toma a decisão mais coerente. Se manda do país e passa uns anos fora. Ainda continuou seus trabalhos por um tempo, inclusive fazendo um protótipo de televisão, mas nunca conseguiu apoio de empresas privadas para produzir seus equipamentos em escala industrial.

Entre suas experiências ele descobriu o que chamou de "O Perianto". Ele acreditava que todos os corpos estavam revestidos por um elemento de forma vaporosa e invisível. A depender do estado da pessoa esse tal perianto podia extravasar , sendo possível até fotografá-lo e criou uma máquina para isso.

Ele ia bem nas pesquisas até que encontrou outra barreira. A própria Igreja Católica. Os estudos de Landell estavam muito próximos dos ensinamentos espíritas e o seu "Perianto" nada mais era que o "Periespírito" dos Kardecistas. Óbvio que ele teve que interromper tudo...

Vamos agora dar um pulo para 1939. Na Rússia um carinha chamado Semyon Kirlian "redescobriu" a técnica. Não se sabe ao certo se ele usou o trabalho de Landell como base ou se descobriu por sí próprio. O fato é que ele teve apoio e seu nome ficou registrado.

A Fotografia Kirlian é obtida fotografando uma parte do corpo com uma chapa fotográfica submetida a campos elétricos de alta voltagem e alta frequência, mas com baixa intensidade de corrente.

O que aparece? Algo como essa imagem:


Viram? É isso que é fotografia Kirlian. Aparece esse halo luminoso ao redor das estruturas.


Mas afinal... O que estamos vendo é realmente a alma da pessoa?

Bom amigos... Por mais que eu queira colocar todos os lados com mesmo peso na balança, eu não posso fazer isso.

Os espíritas adorariam que fosse a prova da existência do "periespírito". Os cristãos, da "alma" e os místicos em geral adoram chamar de "Aura".

E por que eles não podem estar certos, Dr. Claudio?

Bom... Que tal as fotos abaixo?



Se a pessoa estiver disposta a aceitar que a chave e o alicate de pressão também possuem alma, periespírito ou aura... Então tudo bem.

Só espero que a chave não seja pecadora e vá para o inferno!!! Ou que o alicate não reencarne como um absorvente íntimo... Eles não merecem isso, coitados...

Pronto...E se não existe nada místico nisso, o que são as fotografias afinal?

Cientistas que investigaram a técnica descobriram uns 20 fatores que levam à imagem, desde umidade à própria eletricidade induzida e estática presente em todos os corpos.

Outra prova que não é a alma? Uma das pesquisas realizou a fotografia no vácuo...Sabe o que apareceu? nada! Então ou a alma não existe no vácuo ou ... Não é a alma!

E por que tem tanta gente que ainda acredita nos poderes místicos das fotografias Kirlian?

Fácil! Lembram do texto sobre Viés de Confirmação? Pois é... Por isso!!! As pessoas tendem a ignorar tudo aquilo que contraria a sua fé e se apega apenas aos "fatos" que a confirmam.

De qualquer forma sempre vão vir pessoas dizer que os objetos foram carregados de energia psiquica ou podem estar amaldiçoados. A gente sempre procura uma explicação para confirmar o que acreditamos... Afinal "a Bíblia não diz isso ou aquilo...você tem que interpretar!"... Se é que me entendem!

Prontinho! mais uma curiosidade para vocês!!!

9 comentários:

Emi disse...

Sou espírita, mas nunca achei que Kirlian mostrasse a alma, a aura ou o perispírito. Pelo menos os livros que eu estudo, apontavam essas fotografias como "capazes de mostrar a energia presente nos seres". É isso, num to com cabeça prá filosofar demais :)

Unknown disse...

Poxa, eu tirei uma foto kirlian, ia comentar aqui antes,mas esqueci...rsrs

Mas assim, tudo nessa vida tem ENERGIA,e eletricidadee,não que isso seja alma né?

Ane disse...

Aproveitando o que a Emi disse,penso eu que os objetos podem absorver energia...exemplo:o alicate e a chave pode ter ficado com resquicios de energia da pessoa que os pegaram e tal...não sei se as fotografias mostram a verdade,mas creio na possibilidade de termos a aura 'retratada' sim...:) òtimo post Claudio!! Muito bom!!

Unknown disse...

"(...) minha mãe não quis descobrir se eu tinha alma ou não... Acho que estava com medo do resultado."

"Só espero que a chave não seja pecadora e vá para o inferno!!! Ou que o alicate não reencarne como um absorvente íntimo..."

Engraçado, nem parece um Bing, huahuahuahuahuhauhauh

Anônimo disse...

Que comentário mais imbecil dessa fabíola, sem ter oq escrever...vai ler um livro.

Corvo disse...

LOOOL por isso que não gasto muito tempo em bloogs, comentários como da Fabiola ( só um exemplo ) faz qualquer um pensar se vale a pena jogar pérola aos porcos.

Anônimo disse...

Ola, Claudio, tudo bom? Então, o que aparece nas fotografias não é nem a alma nem o perispirito ( PERISPIRITO) a alma é o espírito encarnado, a essência verdadeira do ser humano, o perispirito é uma ligação tênue entre a alma e o corpo físico. O que aparece na fotografia é a aura, não podemos jamais confundir aura, perispirito e alma, visto que são coisas bem distintas, a aura muda de cor e espessura de acordo com a vibração energética de cada pessoas. Todos nós emanamos energia o tempo todo, a aura é a manifestação dessa energia, que não é comumente visível, mas pode sim ser vista por pessoas a olho nu, sem a ajuda de nenhum aparelho, basta treinar seus olhos. E quanto a objetos inanimados e até mesmo inorgânicos, tudo que você consegue ver é composto por energia, então plantas, animais e mesmo objetos também têm aura.

Anônimo disse...

O mesmo que a Fabiola,kkkkk tambem achei engraçado,na verdade eu me afinei.

Douglas Vasques disse...

Na linguagem científica ela é chamada de Bioeletrografia e o que aparece é o campo eletromagnético que recebe o nome de Aura, da qual protege o corpo de receber energias negativas, porém, como se é observado pelas fotos, os campos nos seres humanos possuem falhas que são causadas pelo modo de vida negativo que levamos. Em alguns testes feitos após um tratamento terapêutico como por exemplo Reiki ou Cromoterapia, é observado que esse campo é revigorado.

www.vivaterapias.wix.com/saude