quinta-feira, junho 25, 2009

2012 - O fim do mundo (Novamente?)


Um dos fatos mais interessantes de ter vivido intensamente o perídodo anterior ao ano 2000 era aquela sensação de que esse dito ano nunca chegaria. Mesmo em 1999, o ano 2000 parecia algo futurista...Apenas explorado em filmes de ficção científica.

Se perguntassem a alguém nos anos 80 como seria ano de 2000 provavelmente a resposta seria algo como "Os carros voam" ou "Ninguém precisa estudar...implantam chips no nosso cérebro" ou ainda "Teremos colonizado a Lua"




Houveram avanços enormes, claro. Mas cadê as propagandas em holograma ou os robôs que arrumariam nossa casa?


Além de parecer uma data que nunca chegaria, ainda tínhamos a sensação de que dela a humanidade não passaria.

Assim, quanto mais a data se aproximava, mais o temor de um "Fim do mundo" se instalava nas nossas mentes.


A confusão era grande. Os números eram tão bonitinhos e redondinhos que todos sabiam que algo ia acontecer. Inicialmente o temor tomou conta do ano de 1999. Por dois motivos. Primeiro por que ninguém sabia se o mundo ia acabar logo na virada ou se seria no final de 2000. Então, talvez só tivéssemos o 99 para curtir na Terra.

Depois, por que os números "999" eram muito semelhantes, caso invertidos, aos "666" que se atribui como o número do demônio. Já que o mundo não acabou em 1666 nem em 666, será que acabaria em 1999? Afinal a Bíblia cita esses números justamente no seu capítulo derradeiro, o Apocalipse (13.18).

Em 99 qualquer evento celeste era considerado um possível começo do fim. Houve eclipse? Alinhamento de estrelas ou planetas? Medo nos corações... O Brasil ainda é privilegiado, pois nos países que possuem uma instabilidade sísmica ou climática maior, a coisa pegava. Um terremoto ou ciclone deixava qualquer um com a sensação de pé na cova!!!

Essa reportagem abaixo passou na ocasião de um eclipse solar. Não deu pra ver aqui no hemisfério sul, mas muita gente ficou olhando para o céu esperando o pior.


Os religiosos se agitavam. As religiões mais conservadoras tratavam do assunto com cautela, mas os sensacionalistas extravasavam! O que existiu de seita apocaliptica e gente querendo lucrar com isso não foi brincadeira. Era um tal de Urandir cobrando por abrigos subterrâneos feitos por alienígenas para proteger uns poucos humanos do fim, comerciantes vendendo "Kits Fim do Mundo" com livros ensinando como se virar no mundo pós apocaliptico. Você sabe como fazer um arco e flecha para caçar? Sabe criar uma cabra? Sabe extrair proteína de inseto? Não? Então como você iria viver?

O mais legal era o Mrs. Survival que reduzia as mulheres a apenas donas de casa. Elas precisariam aprender a criar galinhas, cabras, lustrar a arma do marido e usar ervas medicinais para cuidar da família.



Os cinemas, que adoram essas coisas aproveitaram para lucrar também. 99 foi o ano dos "Filmes fim do mundo". O "Código Omega", "A última noite"e "Fim dos dias" foram os mais relevantes. Este último foi o que eu mais gostei. Nosso querido Schwarzenegger tentando acabar com o Demo na bala!!!

Uma das melhores frases foi quando Scharza olha na cara do demônio e diz:

"Você pensa que é mau, né? Você é um escoteiro de merda comparado comigo!"

Ainda tivemos nesse ano o fim de série Millenium. Na série um detetive chamado Frank Black se unia ao grupo Millenium para combate crimes violentos atribuidos a forças malígnas que parecem se intensificar ao se aproximar o ano 2000. Ela começou em 1996 e estava prevista para acabar em 1999. Infelizmente foi cancelada ao fim da terceira temporada, mas podemos dizer que houve um final pois um episódio da série Arquivo X, de forma conveniente chamada de "Millenium" , unia os personagens das duas séries na virada do ano 99 para 2000 tentando evitar o que poderia ser o dia do julgamento final. Episódio excelente.

Ainda tivemos as profecias do famoso vidente do passado, Nostradamus, que previa o fim do mundo ( ou algo parecido) para 1999. O texto traduzido diz assim:


"No ano de 1999, sétimo mês
Do céu virá um grande Rei de assustar (ou rei de terror)
Ressuscita o grande Rei de Angoulmois,
Antes depois Marte reina pela felicidade"

Suas profecias são bem interpretativas, mas quanto ao ano e mês ele foi claro...Algo ia acontecer em julho de 1999.

Ah! Quase esqueço de comentar sobre o Bug do milênio! As previsões de fim de mundo ainda tinham um reforço de um problema global real. Sabe aquela sensação de que o ano 2000 nunca chegaria?

Pois é... Como a tecnologia de computadores ainda estava engatinhando, até para facilitar as coisas, tudo relacionado a datas tinha ano de 19XX. Então era só modificar o xx para incluir o ano correto. Quase todos os programas usavam essa tática. É bom lembrar que a capacidade de memória não era tão absurda como hoje e quanto mais simples o programa rodasse, mais rápido funcionariam.

Então o ano de 2000 estava se aproximando e a tecnologia já dominava todo tipo de função. Bancos, Governo, Empresas em geral, Casas de Strip tease... Todas estavam dependentes de computadores conectados a um sistema de 19xx... Então alguém resolveu testar o que aconteceria quando mudasse a data do Pc para o ano 2000 e descobriu que o calendário voltaria para o dia 01/01/1900! Então esse cara perguntou:

- Ei! Como vamos mudar as datas depois de 2000?

Foi uma loucura... Varios experts em tecnologia fizeram previsões catastróficas, desde dinheiro sumindo nos bancos, máquinas travando, cheques não compensando, Skynet assumindo o controle da internet e declarando guerra aos humanos... A coisa foi feia! Praticamente seria um problema gigantesco que poderia levar a humanidade de volta a idade das trevas.

Mas, é claro que os homens se prepararam para isso. Logo todos os programadores se concentraram em modificar os programas principais e, com o tempo, quase tudo se resolveu. As peças chaves para isso foram os programadores aposentados...Como os coroas conheciam a fundo os programas principais nos quais todos foram baseados, saberiam mais fácil resolver o problema. Depois foi só proteger Kyle Reese, futuro pai de John Connor, e tudo estava certo! (Nerd mode on)


Ok...Os anos se passaram, o mundo não acabou...Veio 2000, 2001... Então não vai ter mais fim do mundo?

Ainda não...Mas ainda existe algo previsto. Resta ainda uma profecia conhecida com um ano específico. E esse ano é 2012...

2012? Que data estranha...Não tem 6 no meio...É uma data meio quebrada...De onde vocês tiraram isso?

Bem... Tudo começou com os Maias. Sabe? Os Maias? Aquela civilização extinta que eram avançados na matemática, engenharia, medicina, astronomia...


Pois é...Eles tinham um calendário diferente do nosso. Não apenas marcava datas, mas também uma série de eventos...

Eles não tinham essa concepção que nós temos de linearidade... O calendário deles era inclusive circular, pois associavam tempo-espaço como uma coisa só. A passagem dos anos para eles era cíclica. Talvez seja meio difícil de entender...Mas era assim!



Tipo...Eles acreditavam em ciclos. Então, tendo um bom conhecimento do passado e usando o calendário corretamente, era possível prever quando aconteceria o evento novamente em um novo ciclo.

Por que eles pensavam assim? Simples... O mundo é cíclico. O inverno sempre não chega na mesma época do ano? As flores não florescem sempre na primavera? Todos os dias o sol não se pões e a noite invade até que o sol resolva aparecer novamente? Então por que não haveriam ciclos em outras coisas como guerras, pragas e outros eventos?

Ok...Mas o quê eles viram em 2012? Simples. Ao contrário do calendário utilizado por nosso povo, o dos Maias tinha um fim. Estudiosos pesquisaram e encontraram a data correta desse término.

Exatamente no dia 21 de dezembro de 2012 o calendário acaba. Então se convencionou que eles acreditariam que essa data seria o fim da humanidade.

Pronto...Temos mais uma data para nos preocupar. Ainda tem o Mrs. Survival Kit, garota? É bom guardar.

Mas, os Maias acreditavam realmente que o fim do seu calendário seria o fim da humanidade? Eu honestamente acredito que não. Na minha opinião, segundo o que eu li, apenas seria um fim de um grande ciclo. Ciclo de quê eu não sei...Aí precisaríamos dos extitos sacerdotes Maias para explicar.

Terminando o ciclo, eles voltariam para o início do calendário e começariam tudo novamente.
Fãs das teorias apocalipticas tem várias versões para esse novo "Fim do mundo".

Alguns mais loucos acreditam que os Maias tinham contato com seres de outro planeta e nessa data os aliens invadiriam a Terra. Ou voltariam para ela. A série Arquivo X usou essa teoria no último capítulo. Sabe quando eles diziam "A verdade está lá fora"? Pois é... Essa era A verdade. (Ah! Você leu? eu esqueci de colocar "Spoiler" na frente!)

Outros acreditam que nessa data um alinhamento de planetas acontecerá desviando a órbita da Terra e bateremos no Sol... Então preparem o filtro solar!!!

Mas o lance é que os Maias realmente estão certos numa coisa. A humanidade se move em ciclos. E teremos a oportunidade de ver um desses se repetindo com rapidez. Os mesmos medos que tinhamos antes de 2000 teremos agora. Virão os filmes de fim do mundo, as seitas apocalípticas querendo ganhar dinheiro, Urandir vendendo mais vagas no abrigo subterrâneo, os Kits de sobrevivência, a venda dos livros sobre o tema... O dinheiro vai rolar! Espero que vocês sejam espertos o suficiente para aprender com o passado e não gastar com bobagens. ou então sejam mais espertos ainda e "Vendam" essas bobagens!

Aproveitem por que depois de 2012, não temos mais nenhuma previsão de relevância!!!


OBS:

  • Por falar em filme de fim do mundo, a coisa já começou. Um dos primeiros se chama exatamente "2012" e é do diretor Roland Emmerich tendo John Cusack, Danny Glover e Oliver Platt e conta a história da humanidade após a inversão dos polos da Terra na data referida. Para os brasileiros, uma curiosidade a mais. Entre as cenas de destruição em massa, vemos o Cristo Redentor sendo destruído. 

  • Teve também o filme "2012- Doomsday" da empresa picareta Asylum, famosa por fazer cópias descaradas de filmes que serão lançados em breve. Prefiro nem comentar a respeito da história por que não quero que vocês assistam.

  • Outro filme interessante, lançado no de 2009, foi o Knowing (Presságio). Nele um professor tem acesso a uma carta escrita 50 anos antes contendo um mapa numérico. Depois de decodificado, revela locais e datas de acidentes catastróficos. O problema é que esses acidentes cada vez estão mais frequentes e graves. Ele não enfoca a data 2012, mas é um filme "fim do mundo" como outro qualquer. Um bom filme, se você não assistir os últimos minutos (que literalmente destroem toda a diversão)

9 comentários:

Cintia Bernardelle disse...

"Você pensa que é mau, né? Você é um escoteiro de merda comparado comigo!"

huahauahuahuahuahuahuauahaauhauhauh

Comentar no Blag é repetitivo, pois será sempre dígno de parabéns, excelente como sempre! Divertido, informativo e nunca cansativo! Claudio para presidente!

Unknown disse...

Até hoje espero os tais robôs que arrumariam nossas casas... snif!

Anônimo disse...

aff pode ate que um dia aconteça mais qual mente e maior a de deus ou a do ser humano obviu que e a de deus...e se deus nao marcou e nem falou a data muito menos o ser humano pode responder essa pergunta que nao se cala...entao nao e cientista nem astrologia que pode responder a data so o tempo entao se liga gente 2012 o escambal pode ser a qualquer minuto...nao vai nessa nao

Unknown disse...

Ameeei o blog ! Vcs estão de parabéens

Beijos

Adryana disse...

Gostei da sua maneira como vc aporta o assunto. Meu pai diz que o mundo só acaba pra quem morre e como nois somos imortais - O mundo vai acaba,galera!!
Sou religiosa e devendo a tese de tudo está escrito na Biblia mais quero advertir que a Biblia tbm diz que nem um homem,nem anjo,arcanjo e toda qualquer cargo do céu,terra"inferno" nauh sabe o dia e nem a hora que a de vim o Filho de Deus a nauh ser o proprio, que a morte venceu,JESUS CRISTO! E NA BIBLIA VEM DIZENDO TBM que a vinda de Cristo chamado arrepadamento da Igreja(pessoas escolhidas por serem fieis) vão morar com Cristo pk Deus não deixa perecer aquele que é fiel!!ai a terra vai sofrer todos AS CALAMIDADES nunca vistas,anti-cristo,uma certa "paz" entre as nações e logo depois guerra e por ai vai(se quer saber mais leia apocalipse)
contudo, Eu não sei nada em relação a conhecimento cientifico.mas,sei que o mundo parece mais uma bomba relogio e nauh há tecnologia que possa me salvar de nenhum fenomeno,nem dinheiro.Há apenas JESUS CRISTO que prometeu SALVAÇÃO,uma morada no céu..uma cidade chamada Nova Jerusalém"
E essa passagem só custa sua atenção!!!

Anônimo disse...

pois ao mesmo tempo que eu acredito , acho uma tremenda bobagem pois o sr. DEUS não dará este gostinho á ninguém de saber: dia,hora e ano,tá bom!.

Dalyla Peçanha disse...

eu sinceramente , tenho bastante medo disso de '' fim do mundo'', porém acredito que o ÚNICO que sabe disso tudo é Deus . e se o mundo acabar , foi a gente mesmo que o destruiu , com tanta queimada , poluição , tanto ódio ..

Anônimo disse...

vou tentar ganhar dinheiro vendendo essas bobagens

Anônimo disse...

VOCÊ ACHA QUE DEUS IRIA DAR O GOSTINHO AO HOMEM DE DESTRUIR O QUE ELE CONSTRUIU,VAI TER UMA MUDANÇA NA TERRA FEITA POR DEUS E NÃO PELO HOMEM