quinta-feira, agosto 27, 2009

Curiosidades da internet: Findagrave e Velório Virtual

Find A Grave

Aproveitando a postagem anterior sobre Funerais, encontramos alguns sites muito interessantes relacionados a esse tema na internet e vamos descrevê-los para vocês.

Que tal uma forma de ver o túmulo de variadas pessoas no mundo sem sair de casa? Mórbido, não?

Existe um site que permite isso.

Seu nome é FINDAGRAVE.

A idéia do site foi de um carinha chamado Jim Tipton. O sujeito tinha um estranho hobby. Visitar cemitérios e procurar túmulos de pessoas famosas.

A coisa foi virando um vício e, em suas procuras na internet, ele percebeu que não havia nenhum site específico sobre isso. Então resolveu fazer um para registrar suas fotos de túmulos, aproveitando para incrementar alguma informação sobre o falecido.

Ele se surpreendeu com a aceitação do projeto. Centenas de pessoas ao redor do mundo visitavam diariamente e ainda procuravam formas de ajudar o site enviando fotos e informações sobre túmulos de pessoas famosas por todo o planeta.

A coisa ia tão bem que, cinco anos depois, ele resolveu expandir o site coletando informações sobre anônimos. Foi quando a coisa virou um negócio de verdade. O site agora tem administadores, fotógrafos, biógrafos...Tudo para organizar melhor e favorecer as buscas.

E como funciona?

Primeiro você entra no site. Cique AQUI e seja direcionado.

Na página inicial nós temos algumas colunas. A primeira "Find Famous Graves" é destinada a encontrar túmulos de pessoas famosas.

Possui várias opções como procura por nome, por local, pelo motivo da fama, por data, procuras mais populares, necrologia do ano (Pessoas famosas que morreram em um determinado ano).

Também possui formas de pesquisa interessantes como "Reuniões póstumas" (Posthumous reunions). Nela podemos pesquisar por determinadas categorias como por exemplo "Star Wars". Ai encontramos todas as pessoas famosas que participaram da franquia, mas já bateram as botas.




Ainda temos opções por procuras de Epitáfios e monumentos mais interessantes, além de outras de menor interesse.

Vamos explorar um pouco. Que tal ir direto na pesquisa por locais e procurar famosos do Brasil?

Nela encontramos apenas 25 ocorrencias. Entre elas podemos ver informações sobre Cazuza, Chacrinha, Santos Dumont, Carmem Miranda, Raul Seixas e Ayrton Senna.

Vamos escolher um deles para exemplificar. Vou para um bem conhecido meu, Raul Seixas. Já passei bons momentos no seu túmulo. No aniversário da sua morte é comum alguns fãs se reunirem junto a ele para tocar violão e beber a noite toda.

Clicando no seu nome, somos direcionados para uma página específica com sua data de nascimento e morte. Depois temos uma pequena biografia e o local onde está enterrado: Cemitério Jardim da Saudade, Salvador, Bahia, Brazil.

No lado direito da tela temos algumas fotos do falecido e de seu túmulo:



Logo abaixo do nome, vemos 3 abas. Na primeira, "Memorial", temos todas essas informações ditas antes. Na segunda, "Photos", vemos todas as fotos disponíveis. Aqui você pode até ajudar enviando algumas fotos para ajudar o site. A terceira aba se chama "Flowers". Nela você pode colocar alguma mensagem. Teoricamente é como se estivesse colocando flores no seu túmulo.


Considerações finais do Findagrave:

Apesar da tal morbidez da idéia, a coisa não passa a imagem de deprimência que se espera. O site é interessante e curioso.

Numa primeira visita você gasta um bom tempo procurando informações de várias pessoas. Infelizmente não temos uma boa quantidade de informações de brasileiros, principalmente de anônimos. De qualquer forma, qualquer um pode ajudar o site enviando informações na opção "Add Burial Records" . Para isso você precisa fazer um cadastro rápido antes.


Velório online:

[velorio+on+line.jpg]

Ainda aproveitando a postagem e seguindo a dica do nosso amigo Baroni, gostaria de registrar outro site interessante relacionado a funerais. É o site oficial do Grupo Vila. Eles são uma empresa tradicional na realização de funerais no Rio Grande do Norte.

Em 2000 eles adotaram uma inovação no país. O "Velório Virtual". Nele, podemos acompanhar pela internet o velório de um ente querido em 4 ângulos diferentes. A idéia é interessante para aqueles que possuem parentes e amigos espalhados pelo país e querem que todos participem sem precisar necessariamente viajar para lá.

Também é possível enviar mensagens eletrônicas que serão entregues aos parentes presentes no velório.

As imagens ficam disponíveis sempre que alguém contrata o serviço. Nem sempre você vai entrar no site e ver um velório online. Em todo caso pode ser que dê "sorte" e encontre um.

Em São José dos Campos, interior de São Paulo, um serviço semelhante é oferecido pela Urbam (Urbanizadora Municipal de São José dos Campos).


Para isso entre no site, clique em "serviços" e por fim em serviços "funerários". Entre outras opções aparecerá "velório virtual". Entre alí e, se houver algum disponível ele aparecerá.

Velórios virtuais são opções interessantes nos dias atuais. Com a popularização da internet, cada vez mais fazemos amizades por todos os cantos do mundo. E quando partirmos dessa para o além, provavelmente poucos desses amigos virtuais poderão acompanhar. Com o uso dessa ferramenta, podemos fazer que essas pessoas se sintam um pouco mais perto.

Além de ser uma ótima desculpa:

- Poxa, você nem foi ao enterro de minha irmã!

- Não pude ir, mas acompanhei pela internet!


Um comentário:

Anônimo disse...

Cláudio, adorei seu blog! Cheguei nele enquanto pesquisava aquela história da menina do corredor, haha. Gente, eu morria de medo daquela foto... Até hoje, mesmo depois de ler artigos como o seu, comentando a falta de informações e tudo mais, eu ainda evito olhar pra foto!! rsrs.

No mais, parabéns pelo blog :)
Abraços.