quarta-feira, agosto 12, 2009

Canhotos - O que há de sobrenatural neles?


Estava relembrando o passado e recordei de uma situação bastante recorrente. O colega entra na sala de aula, dá uma olhada e sai irritado. Depois de um tempo, retorna carregando uma cadeira escolar. Mas que diabos? Para que isso? Haviam pelo menos umas 10 cadeiras livres...

O problema é que não havia nenhuma para canhotos.

Foi quando pensei:

Como deve ser difícil ser canhoto num mundo feito para os destros!

As tais cadeiras mesmo... Devia ser uma dificuldade louca! Ainda mais por que a "Galera do mau" adorava sacanear escondendo as cadeiras pelo colégio e os coitados tinham que ficar rodando até achar.

Fora quando tinham que disputar as raras cadeiras especiais com outros canhotos... A coisa era quase uma batalha de gladiadores! Alguns ainda tentavam marcar a propriedade com caneta, mas isso só aumentava a briga.


Na população mundial existem apenas 10% de canhotos. Eles são um grupo minoritário...Tem até grupo de proteção, dia especial, lojas específicas!!!

É sério! Sabe qual é o dia do canhoto? Dia 13 de agosto. Sabe quem sugeriu esse dia? O Lefthand International , o tal grupo de apoio! E sabe por que? Por que o 13 de agosto de 1976 caiu numa sexta feira. Sacaram? Sexta feira 13.

O Lefthand International achou que essa data enfatizaria o preconceito que os canhotos sofreram durante toda a história da humanidade, principalmente no aspecto sobrenatural... E é aí que entra nossa parte!!!

canhoto_abridor_latas

Desde tempos remotos o lado esquerdo é associado a coisas ruins. Os antigos romanos já olhavam com desaprovação os canhotos. Numa batalha, por exemplo, a inversão da ordem escudo-espada podia comprometer toda uma legião criando um ponto fraco. Eles até poderiam ir apara o exército, mas deviam treinar com a mão esquerda amarrada nas costas para forçá-los a usar a espada na direita.

Acham isso desumano? Pois saibam que até hoje existem mães que forçam seus filhos a escrever com a mão direita dessa mesma forma. Amarrando a esquerda nas costas! Nos tempos que as professoras podiam bater nos alunos, os pobres canhotos sofriam. Se a professora os pegasse escrevendo com a esquerda, era porrada na mão com certeza.

A igreja católica então, adorava canhotos. Nos tempos da "Caça as Bruxas" na inquisição, o canhotismo era associado à feitiçaria. Era prova suficiente para queimar o indivíduo na fogueira santa!


A própria Bíblia já faz essa associação. Numa passagem, em Mateus 25:33 , Jesus coloca os seguidores de Deus à direita (ovelhas) e os não seguidores do lado esquerdo (bodes).

Aos da direita ele fala:

"Vinde, benditos de meu pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo"

Aos da esquerda:

"Apartaivos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos"


E o diabão? Ele é canhoto sabiam? E pior! Batiza seus seguidores com a mão esquerda. Pelo menos essa era a concepção da época.

No islamismo é pecado mortal tocar as escrituras com a mão esquerda. Na passagem do juízo final, por exemplo, sabe-se quem é "bem aventurado" pela mão que carrega os livros. Os que carregam na direita terão tronos, água corrente, árvores frondosas... Só coisa boa! Mas os que carregam na mão esquerda ficarão com o pior... Serão recebidos com água fervente, ventos escaldantes e fumaças pretas.

No antigo egito os canhotos eram associados a Seth, o deus da desordem, violência, ciúme, deserto, inveja, guerra...Quer mais? Ele é a própria encarnação do mal. Dizem que para nascer Seth rasgou as entranhas da própria mãe. Mau a beça, não?

Seth era chamado de "O olho esquerdo do sol" e Horus, um deus bonzinho que representava a vida, era "O olho direito do sol"


E o budismo? Também tem preconceito com os canhotos. Buda, ao relatar os caminhos para atingir o Nirvana (Elevação espiritual máxima) , este se divide em duas partes. O caminho da mão esquerda deve ser evitado pois é o jeito errado de se viver. O outro é o caminho da mão direita, que é digno e remete à purificação da alma.

O uso da lado esquerdo também é associado à má sorte. Quando você quer começar algo, esperando que a sorte o acompanhe, costuma "entrar com o pé direito". Na Escócia, entrar com o pé esquerdo numa casa não é recomendável. Eles acreditam que você está levando o demônio para dentro da residência.


Até os esquimós associam o canhotismo com malignidade. Eles acreditam que um canhoto é um feiticeiro em potencial.


O filósofo religioso judeu Maimonides escreveu uma lista de "cem defeitos físicos" que os judeus deviam ficar longe. Entre eles estava o canhotismo.


Mas se você é canhoto e está triste com tudo isso, não se preocupe. Estudos mostram que os canhotos, por usar com mais frequência o lado direito do cérebro (isso mesmo, comando cruzado) , possuem uma capacidade diferenciada. Estatisticamente possuem QI mais elevado. O lado direito do cérebro é associado a arte, sentimentos, emoções, expressões. Por isso tendem a se interessar por arte, cinema, teatro, música. Então aproveitem!!!


Curiosidades:

  • O canhoto também é chamado de Sinistromano ou Esquerdino.

  • A tríade do desgosto para o canhoto é: "Tesoura, régua e abridor de latas". Se não forem especiais ( e quase nunca o são), os deixam mais perdidos que cego em tiroteio.

  • No desenho animado "Os Simpsons" o personagem mais temente a Deus é o único declaradamente canhoto. Ned Flanders. Inclusive é proprietário de uma loja com venda de instrumentos para canhotos chamado "Canhotorium".
  • Na Irlanda o termo usado para denominar o canhoto é "Ciotog" que também significa " Pessoa estranha".

  • Um canhoto famoso foi Leonardo Da Vinci. No entanto ele tinha uma forma esquisita de escrever. para proteger seus documentos de olhos curiosos ele costumava escrever da esquerda para a direita. Suas anotações só poderiam ser lidas se colocadas em frente a um espelho.

  • Existem pessoas que possuem a mesma habilidade com as duas mãos. Eles são chamados "Ambidestros". Essa palavra é um claro preconceito com os sinistros... Afinal por que não poderia ser chamado de "Ambicanhoto"?

  • No Japão antigo um homem poderia se diverciar de sua mulher se descobrisse que ela era canhota.

  • Vários estudos mostram que existe uma prevalência de canhotos entre os homossexuais tanto homens como mulheres, sendo mais forte essa porcentagem nas lésbicas. Um dos estudos mais recentes foi publicado na revista Psychology Bulletin e foi feito por cientistas canadenses.

37 comentários:

Cintia Bernardelle disse...

Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Canhotos comandam!
Ótima matéria!
ei ei ei Claudio é nosso postador do Blag! \o/

Bernardo Beledeli Perin disse...

''O lado direito do cérebro é associado a arte, sentimentos, emoções, expressões. Por isso tendem a se interessar por arte, cinema, teatro, música.''

Jimmy Hendrix que o diga :B


sempre quis ser canhoto, mas por ironia do destino, terminei destro -_-

Anônimo disse...

parabéns pelo ótimo post, interessantíssimo

Claudio Gaspari disse...

He he he ...Rimou, Cici!

Jéssica Santis disse...

Existe o termo ambicanhesto - quer dizer o que não usa bem qualquer das mãos. É o antonimo de ambidestro.

Seth no antigo Egito era tão importante como Horus e Osiris, o equilibrio entre luz e trevas é comum entre culturas antigas.
A concepção de deus provedor do Caos somente veio com a conquista dos persas e seu maniqueísmo.

Fazer uma interpretação analógica entre as religiões e ser canhoto, não faz das religiões preconceituosas. Só enxerga isso quem quer assim entender. Isso soa tão mal qto os nazistas interpretando textos védicos sobre arianos...

Aisha disse...

hahahah

É verdade. Canhotos sofrem com cadeiras msm...

Eu sou canhota e já me acostumei, sento na de destro mesmo, mas de lado. rs

Num dos concursos que fiz as cadeiras ficaram dispostas de forma que a maioria das pessoas tivesse que sentar nas cadeiras canhotas.
Essas cadeiras não eram daquelas que vem com braço acoplado. Eram daquelas que possuem MESA acoplada! A diferença entre uma e outra era apenas o lado do cano que sustentava a mesa. Se destro, era só entrar pela direita; se canhoto, bastava entrar pela esquerda. Tranquilo pra qualquer um...

Pois teve gente que armou barraco, gritou mesmo, dizendo que ia ter dor nas costas!!! Vê se pode!

Eu estou há 23 anos sentando em cadeira de destro [principalmente aquelas que só cabem um braço] e não tenho dor nas costas por isso!

Gosto de ser canhota: por causa do mundo diferente, somos obrigados a saber manipular coisas com ambas as mãos... dando nó em pingo dágua! E não há gente fresca entre a gente... rs

Aisha disse...

Aliás, não tenho como comprovar, mas os canhotos sempre sofreram preconceito pq os destros tinham dificuldade de saber como eles executariam determinadas coisas.
Ex: um jogador de futebol canhoto [não me lembro de um agora, mas sei que tem uns mto bons].
Imagina o problema que é um goleiro e jogadores destros jogarem com um cara desses! Quando esperam que ele corra e chute pela direita, o cara vai pro lado contrário!
E pior, se tiver que confundir este jogador é mais difícil, pois ele tem mais facilidade para distinguir dir e esq... e se der mole, sai pela direita pra pegar o adversário de surpresa! rs

Devia colocar terror em qualquer um antigamente!

Mto bom o blog!
bjs

Luis Filipe disse...

canhotos mandam uhuuu!!!

Marília S. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marília S. disse...

Existem muitas dificuldades mesmo. Eu, por exemplo, até hoje não consigo usar o abridor de latas.
Porém, adoro ser canhota *-*' e prefiro ver como sendo um "dom" e não como algo ruim.

Christian Magno disse...

Ate hj mami fala que tenho que levantar com o pé direito =(
Que preconceito ridiculo.

Guizaum disse...

Se eu pudesse nascer de novo, tipo reencarnar, e pudesse pedir algumas coisas pra Deus, sem pestanejar seriam, renascer de Aquário e canhoto.

Adoro ser canhoto. E antigamente isso só era visto como maligno, principalmente na bíblia e outras coisas pq 10% da populacao, naquela época, certamente era uma pessoa uahuahua. Então já viu...sou canhoto mesmo e se Deus me condenar por alguma coisa, com certeza não é por isso uhauaha.

Outra curiosidade, baseado em estatísticas, canhotos morrem mais cedo tbm. #genetica #fail

†Fiя€Bøy † disse...

kra q lokooooooooo

eu vô pro infernOOOOooooOo

q doidera mano!!!!!

felicidade agora naum vai faltar viu!!!!


é agora sim eu sou feliz.....

Unknown disse...

sou canhota também,adoro ser diferente.principalmente quando as pessoas perguntam, voce é direita ou esquerda? eu respondo os dois.kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Sou canhoto, estou magoado com esse poste, eu não consegui olhar para ele direito, estou mal, sinseralmente, acho que Deus me fez nascer assim não para sofrer, mas por eu ser especial, ser diferente, ser canhoto como outras pessoas são. Tenho orgulho disso, e sei que não vou pro inferno por ser canhoto, mas sim por motivos malignos como matar alguém, humilhar alguém, tá bom pra vocês ou querem mais ?

Marcelo Arade disse...

Huahuahuahua, incrível como o ser humano é babaca, em toda sua história, acha mesmo que Deus faria essa diferença de verdade, está cada vez mais claro de como não é possível falar que bíblia é a palavra de Deus, xD... Mas isso é de cada, e no fim das contas acho legal ser canhoto, algumas pessoas quando sabem que sou, até fica meio que com um pé atrás, xD. E já estou acostumado em ser minoria, meu gosto por carro fala por mim, enquanto o povo procura futilidade e segurança, eu gosto do carro no estilo mais simples e mecânico possível, carro na sua verdadeira essência. Vou fazer uma camiseta pra mim escrito nas costas: Sou canhoto e meu "nada" é branco. Um professor meu me disse que quem imagina o "nada" branco tem mais chances de ser psicopata, huahuahua...

Corvo disse...

Ramsés II/ III era canhoto. '.'

Anônimo disse...

Isso quer dizer que vou para o Inferno??? Já tenho o destino traçado... Deus já não gosta de mim! Paciência, sou da esquerda e pronto!

Anônimo disse...

Muito bom o post. eu odeio o abridor de latas,prefiro usar faca! hehe,minha mãe fica doida. a cadeira eu detesto é a de CANHOTO msm, me sinto com o lado direito exposto,daí prefiro a de destro. conheço alguns que escrevem com o caderno de cabeça pra baixo, mas eu não sou assim.

Anônimo disse...

Olá! Eu realmente me inpressionei com o que postou, pq vc deve ser destro, pq só no final do seu comentário vc citou alguns pontos positivos, pois até então só falou coisa ruim e hoje em dia a realidade é outra e vc sabe.
No decorrer da história, tudo o preconceito foi caindo por terra, foi mudando, com o aumento da população os canhotos ganharam o seu espaço. Existem vários pontos positivos em ser canhoto, sem mencionar as várias personalidades que ao longo da história se revelaram conhotos, os chamados "canhotos de ouro".
E referente aos objetos que mencionou, eu particularmente sendo canhoto, nunca tive problema com nunhum dos objetos citados. O único objeto que tive dificuldade até hoje foi com o coldre de arma, pois não tem como usar o de destro e o coldre pra canhoto é beeem... difícil de achar, mas tem!
No passado, é fato que ser canhoto era sinônimo de coisa ruim, pq as pessoas sempre tiveram medo do "diferente, do improvável".
Pra terminar, o fato é que nós camhotos somos mais inteligentes, comprovado cientificamente, pois para fazer a façanha de utilizar o lado esquerdo do corpo temos que desenvolver o lado direito do cérebro, além é claro de ter o lado esquerdo do cérebro em um funcionamento normal como de qualquer destro. Então, na próxima vez que decidir escrever sobre algum assunto não deixe de mencionar as duas faces, que nesse caso vc deixou a desejar neste aspecto.
Acredito que vc não tenho recebido nenhuma crítica sobre o que escreveu, mas lembre-se: Se receber só elogios nunca vai chegar a perfeição!

Anônimo disse...

Depois de anos finalmente achei uma tesoura pra canhotos, mas, as réguas ainda são um tormento'

blog de meninas disse...

Ambidestra tuts tuts hahaha' cara é MARAVILHOSO usar as duas mãos .. Logico sempre tem a mao que vc tem mais facilidade a minha ao caso é a esquerda ( sim eu sou uma sinistrinha) mas ao obvio nao passo maus bocados , eu faço todas as atividades normal com as duas mãos (obs: meu sentido pra pegar as coisas , segurar e tals é com a canhota )

Anônimo disse...

Jesus ama os canhotos tambem Ele morreu por todos nós,se voce for uma pessoa que pratica o bem voce vai pro ceu,se praticar o mal vai pro inferno.Lembre-se foi Deus quem te formou portanto se Ele te fez canhoto voce é e pronto,não ha nada de errado nisso.Deus ama a todos.

Unknown disse...

Canhotos não morrem mais cedo, o que acontece é que muitos canhotos, assim como eu, são obrigados pelos pais ou responsáveis a tornarem - se destros.

Anônimo disse...

Vamos dominar temos Obama do nosso lado vamos dominar o mundo

Anônimo disse...

Eu sou meio canhoto mas não sei se sou ambidestro, escrevo somente com a mão esquerda, mas meu braço mais forte é o direito, chuto bola com mais força com a perna direita. Ainda tenho alguma suspeitas de que tenho transtorno de personalidade, definitivamente não sou gay, mais fiz um teste de androginia e estou bem perto de ser mulher, tenho alguns gestos que pra quem vê me julgaria como gay.

Anônimo disse...

Amei o poste!!
Sou Canhota e Aquariana :D
Uhuull tenho sangue artistico srs :)

Unknown disse...

Adogooooo.. kkkkkkkk.. Eu sou uma bruxa em potencial kkkk..

Anônimo disse...

Ai vc se lembra que alguns dos personagens mais Fds dos animes sao canhotos Como Madara gohan naruto zoro e por ai vai hehehehe

Anônimo disse...

olá sou a Thais de São Carlos S.P sou canhota e escrevo com a direita letras de forma .
Acho que ser do mal não é ser canhoto tem muita gente que não é canhoto e é do mal !
O Hitler não era canhoto , o saddam husseim tambêm não , o Bin Ladem tambêm não !
A xuxa tambêm não é canhota e fez pacto com o tio chico pra fazer fama e deu 100.0000.0000 pra ele fazer o pacto com o satanás e ela é DESTRA !
gente ruim basta fazer o mal e não nascer diferente , fazer cara de anjo é facil ir na igreja é facil quero ver cumprir a Bíblia e fazer o bem fora da igreja , dentro dela todos se fazem de santos diante de DEUS mas fora sai pra fezr macumba pro outros e muitos não são canhotos não !
Canhoto ou destro quem é filho de diabo é mesmo faz mal só de sentir ele perto e cheiro de enchofre que inala a "pessoa " do seu lado seja ele dentro de igreja que trabalhador ele pode ser no que for mas o que ele faz sem ninguêm saber isso depois que descobre é tarde meus filhos .
Tem muitos que trabalhas mas a gente não sabe depois do turno o que ele faz vai pra casa ? se divertir ? nem todos !
só falação que de santo não tem nada !
tem muito canhoto bom no que faz melhor do que destro fazemos o dobro de melhor e bem feito !
de muitos destros que faz lento e demorado eu no trabalho faço o dobro de muitos destros tenho força e coragem e sou canhota .
o mal não escolhe o tipo , jeito nem lado não .!
Ser de parecer é muito diferente o que parece realmente não é e o que não acha que é realmente é de verdade !
conheço muitos destros piores de o próprio Diabo e canhotos um anjo de pessoa .
cuidado o autor deste post em julgar pois é voçê memso quem se auto se julga depois não faça DEUS nosso pai perder tempo com voçê tem gente mais de prescisar e ti toma o lugar na fila de um que esta morto de verdade e quer o pai com ele !
Ser bom não é ser canhoto ou destro é ser voçê mesmo e fazer PRATICAR o bem sempre e não ficar nas falas e palavrinhas de um post não !
Conheça melhor as pessoas canhotas antes de tudo depois refaça este post tenho certaza que vai mudar quase tudo o que escreveu ai !
Obrigada ! é aocontrário ! Destros do inferno e canhotos de DEUS !obrigada ! só DEUS pra saber quem é filho dele ou não ! a gente não sabe de nada e querer saber a biblia só ele sabe a gente roda em circulos e estamos no memso lugar na terra ! achando que estamos indo pra frente kkk claro que não estamos parados vendo e tempo ir embora !
obrigada !

Renata disse...

Sou canhota e meus 3 filhos tbm.sou bem sensível aos sonhos e sempre se realiza. Tbm faço atersanatos com facilidade. Enquanto ao abridor já comprei um para canhota é ótimo.

Leandro disse...

Eu sou canhoto com muito orgulho tudo que um destro faz eu fasso em dobro

José disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ana & cila disse...

Sou canhota e de aquário *.*

Unknown disse...

Concordo 👏🏽

Anônimo disse...

Verdade, eu também sou canhota e amo !!!

Nanda disse...

Que fofo....Ass.canhota☺️