sexta-feira, outubro 02, 2009

Medo de Palhaços






Amigos, posso estar errado. Eventualmente eu estou. Mas duvido que a idéia inicial da criação da figura de um palhaço tenha sido alegrar um criança.

Sejam honestos. Lá está você com seus 3 ou 4 aninhos de vida curtindo sua festinha de aniversário. Talvez não tenha idade suficiente para entender o que acontece, mas percebe que algo bom está rolando. Afinal seus amiguinhos estão lá... Titios, titias, vovôs e vovós...Todos trazendo caixinhas coloridas com brinquedos dentro. Quer dizer, quase todos. Sempre tem aquela tia chata que resolve dar uma roupinha.

A mesa está repleta daqueles docinhos que a mamãe só deixa comer de vez em quando... Parece que hoje está liberado!

Ninguém te força a beber água! Tem refrigerante no copinho!

Eis que a porta abre e ele surge! Aquele ser disforme assustador. Seus pés gigantes e desajeitados parecem que querem esmagar o mundo.

PALHAÇO...................clown's shoes

Suas roupas largas escondem seu corpo inumano.



Luvas ocultam suas mãos... Como será que elas são? Garras?

Mas o pior...Seu rosto! Seu rosto assustador e deformado faz gelar seu coração. Sua boca escancarada está toda lambusada de vermelho... Aquela mesma cor da aguinha que sai do dodói! Será que ele devorou alguém antes de vir para cá? Seu nariz inchado também está da mesma forma. Seus cabelos desgrenhados... Ah, droga! Ele vem pra cima de você!



O choro é inevitável!

E o pior é que ninguém faz nada para te defender daquele ser horrendo. Depois de muito tempo mamãe te tira do colo dele. Não antes de você molhar as calças, claro!

Mesmo não entendendo muito bem da vida, você nota claramente que ele não pertence a mesma espécie que você.

Sejam honestos, amigos. Essa cena parece ser irreal? Quantas vezes vocês presenciaram isso? Claro que sem tanta dramaticidade, mas nunca sabemos o que se passa na cabeça de uma criança de 3 anos. Só quando nós somos essa criança.

Eu mesmo tenho uma foto dessas no meu álbum de infância. Chorando horrores ao lado de um maldito palhaço. Deve estar na casa de meus pais. Quando eu encontrar, coloco aqui!

Com o tempo acostumamos com a presença desse ser tétrico e a coisa flui. Mas até lá passamos por maus bocados.

Acham que eu estou errado? Pois saibam que nem todas as crianças conseguem se livrar desse medo e seguem sua vida adulta com a síndrome chamada "Coulrofobia".

crazyrandompictures15zj4.jpg

O indivíduo que sofre dessa síndrome costuma apresentar ataques de pânico, perda de fôlego, arritimia cardíaca, sudorese e náuseas quando se deparam com uma figura de um palhaço.

Um estudo recente da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, mostrou que a coisa é pior do que parece. As 250 crianças usadas no teste apresentaram medo de palhaço. Devido a esse estudo, o governo britânico até cogitou abolir o uso de figuras de palhaços nas paredes de hospitais públicos.

O vídeo abaixo é uma graça. Uma senhora chamado Cris em pleno tratamento para a cura da Coulrofobia. Vejam o desespero dela frente a imagens de palhaços. A gente ri um bocado, mas tentem se colocar no lugar dela. A coisa não deve ser fácil.




No fundo ser palhaço é uma arte. Como todo comediante, o palhaço é obrigado a sorrir até nas horas mais tristes de sua vida. E ainda precisa convencer para alegrar as pessoas. Palhaços não costumam ganhar muito bem. Conhece pessoalmente algum palhaço rico? A maioria fica presa a circos e limitadas a festinhas de aniversário encarando a platéia mais difícil que existe... As crianças! Os respeito por isso!

De qualquer forma, falem sério... Tem como não ter medo do Bozo?





Curiosidades:



  • Existem alguns filmes que enfocam a Coulrofobia. A obra máxima sem dúvida é a adaptação da literatura de Stephen King chamada "IT - A obra prima do medo" . Além dele podemos citar o trash "Palhaços assassinos". Uma pérola com palhaços assassinos do espaço sideral. Ainda temos o "Palhaço Assassino" que enfoca a história de fugitivos da polícia que se disfarçam de palhaços para continuar cometendo seus crimes. Abaixo o trailer de IT:


  • Palhaços assassinos reais também não são difíceis de encontrar. Em 1978 a polícia de Ilinois, Chicago, fez uma busca na casa de John Waine Gacy Jr. Este era um palhaço amador bastante conhecido e amado no local. As crianças o adoravam. Durante a busca, os policiais sentiram um cheiro desagradável, que foi justificado como sendo um cano de esgoto estourado. Mas quando fizeram a varredura na casa, encontraram os corpos de 29 garotos.

  • John foi condenado a pena de morte e executado em 1994.

  • Antes de morrer, ele fez a piada final: "Nunca deveria ter sido condenado a nada mais sério do que gerir um cemitério sem a devida licença"

  • As fotos abaixo mostram John devidamente fantasiado e a imagem do porão da casa onde foram encontrados os restos mortais das vitimas.

gacy

Gacy's victims, 1978

  • Para os indivíduos que sofrem da coulrofobia uma cena do filme Poltergeist é particularmente assustadora. Durante o ápice do efeito poltergeist na casa, o garoto é atacado pelo palhaço de brinquedo. Para mim, definitivamente, a cena mais assustadora do filme.

5 comentários:

Unknown disse...

Só um adendo... O tema da Hora do Horror do Hopi Hari esse ano é o Circo do Horrores. Um prato cheio para coulrofóbicos... XD

Asdrubal Cesar Russo disse...

Achei muito interessante o texto e realmente concordo que para a maioria das crianças ver um palhaço é assustador de início.
O vídeo é muito interessante também!
Gostaria de te convidar para ver a nova atualização do meu blog:
http://inutilidadepublica.blogspot.com
Abçs

Cindy_B_Lee disse...

Medo medo meeeeeeeeeeeeeedo medo eu não tenho...
Mas não gosto de palhaços.

Ótima matéria como sempre!

Alan Emmanuel disse...

Muito bom o texto... Tio Cláudio... mais uma vez.. parabéns!!!
Assisti um filme que se chama "O homem que ri"... fascinante...

Anônimo disse...

Tenho 26anos mas tenho muito medo de palhaços,eles são feios.