domingo, dezembro 06, 2009

Ciência Noética - O que é isso?



Vivendo e aprendendo. Recentemente, lendo o livro "O Símbolo Perdido" de Dan Brown, uma coisa me chamou a atenção. Uma personagem se diz especialista em Ciência noética.

Ok, ok... Eu nunca ouvi falar isso. E aposto que a maioria de vocês também não.

Então aqui estou, para tentar esclarecer o tema para vocês e inundar com cultura inútil suas mentes confusas.

Minha intenção aqui não é detalhar muito sobre essa ciência e nem criticá-la. Quero apenas levar para o conhecimento de vocês o que os estudiosos buscam em seus experimentos.

Vamos começar pelo significado do nome.

Que diabos quer dizer "Noética"?

Bom, "Noético" ou "Noese" são derivadas da palavra grega "Nous", que significa "Mente". Também pode significar "inteligência" ou "Consciência"

Sendo assim as Ciências Noéticas nada mais estudam que a interdisciplinariedade da mente com o corpo e mundo físico.

Elas vão além da ciência básica e se aprofundam em estudos de consciência, relação entre mente e corpo, psicologia e espiritualidade.

Olhando de fora parece ser uma tentativa de unir religiosidade na sua forma pura com ciência. Mas não é tão simples assim.

Sabe quando a gente fala que a fé cura? Pois é... É uma das coisas que essa ciência tenta investigar.

Como a mente pode ter poder sobre funções involuntárias? Como posso usar minha mente para curar uma enfermidade?

Como curandeiros e xamãs conseguem curar apenas com cânticos e rituais?

Essa tal ciência, apesar de parecer coisa recente, na verdade já era usada na obscuridade. Sabiam que na chamada Guerra Fria e Ex-União Soviética fez vários estudos a respeito da capacidade mental de videntes e psiquicos para usar na espionagem? Pois esses estudos podem ser considerados como Ciência Noética.

Para os céticos (e eu sou um deles) quero dizer que estudar e comprovar não significa a mesma coisa. Então não podemos discriminar um cientista que tenta descobrir a capacidade de um vidente. Estudo é estudo, mesmo que seja para comprovar que não havia poder nenhum.

Muita gente acredita que o pensamento positivo pode atrair coisas boas. É a base dos ensinamentos do livro "O Segredo", mundialmente famoso. A ciência noética acredita nisso e tenta buscar explicações para o efeito.

Ok...E como começou essa tal ciência? Quem deu o primeiro passo para consolidá-la?

Curiosamente quem foi o pioneiro na Ciência noética foi um astronauta chamado Edgar Mitchell. Ele foi o sexto homem a pisar na Lua. Aposto que vocês não imaginariam isso.



Pois foi no espaço que Mitchell teve suas experiências espirituais. Em entrevistas ele dizia que por vários momentos ele foi pego olhando para o espaço e tendo uma sensação de estar conectado a tudo.Ele sentiu que a separação entre mente, matéria e espírito estava se dissolvendo em uma experiência de unidade. Tudo estava ligado a tudo!

Sendo assim todas as coisas fazem parte de um mesmo organismo. É como um grande corpo cósmico cujas células são cada um de nós e tudo mais que existe.

Ao voltar para a Terra ele sentiu que devia estudar mais sobre a sensação que teve e fundou o "Instituto para Ciências Noéticas", buscando promover o estudo e prática da ciência em um ponto de vista cósmico.

Meio viagem, não?

Mas é isso mesmo que os Noéticos querem. Buscar fundamentos científicos para aquilo que os místicos já conhecem empiricamente a milênios.

Hoje o instituto tem sede na Pentalums, Califórnia e é de natureza sem fins lucrativos.

No site deles é possível achar mais informações e até uma filiação que lhe dá direito a participar de eventos reais e virtuais além de receber uma revista periódica sobre o assunto chamada "Shift".



Quem tiver interesse, clique AQUI.

Eu achei realmente interessante. Todas as antigas sociedades davam valor ao poder da mente. Todas tinham seus oráculos, videntes, xamãs, pajés... Curavam com cânticos, orações e ervas. Com o tempo os cientistas se preocuparam em estudar o que lhes era palpável: Os medicamentos.

Assim a sociedade evoluiu sua medicina em torno da química. Poderes mentais foram relegados ao plano do charlatanismo. Hoje provavelmente é mesmo! Mas e se essa preocupação química tenha bloqueado a evolução da mente humana?

Se houvesse uma preocupação com a mente desde os primórdios da sociedade será que hoje não estaríamos mais evoluídos e com poderes mentais reais?

Vou ficando por aqui. Não foi lá um texto muito grande, mas acho que deu para entender o que é essa tal Ciência Noética.

 Se eu descobrir mais sobre ela, atualizo o texto para vocês. Provavelmente depois que eu terminar de ler o livro de Dan Brown, he he he.

Curiosidades:


  • Edgar Mitchell, de todos os astronautas, era o mais entusiasta em relação a possibilidade de haver vida alienígena atuante na Terra. Segundo ele, muitos dos milhares de OVNIS avistados desde 1940 eram realmente naves alienígenas. Também afirmava que os governos escondiam a "verdade". Teóricos da conspiração devem adorar o cara!


LEIAM TAMBÉM

Ciência VS Religião

Premonições ou Coincidências?

Tem um Dragão na minha garagem

Fotografias Kirlian

James Randi - O desmistificador

11 comentários:

Rafael disse...

Olha, se vc é cético leia as pesquisas do Dr. Masaru Emoto que mostra fotografias surpreendentes de cristais de água congelada depois de submetidos a estímulos não-físicos.

Claudio Gaspari disse...

Obrigado pela dica! Vou ler sim!

Taís disse...

A Ciência Noética é fascinante, qualquer um que leu o Simbolo Perdido se apaixona por essa ciência..

Anônimo disse...

eu estou na metade do livro e ja estuo pesqusando sobre essa tal "ciencia noetica"... ja vi o filme o segredo e passai a acreditra nessa força q é a da mente.
para voceis terem uma ideia sobre o poder do penssamento, euvou contar uma historia q ouvi: Um mendingo estava procurando um lugar para dormir, ele achou uma porta e entrou nela e sem querer fechou essa porta. Ele acabara de entrar em um conteiner frigorifico e sabia q estava em um, então ele pensou "vou sair daqui se n vou morrer conjelado", entao tentou ele abrir a porta com todo disispero mas n conseguiu pq ala estava trancada. No outro dia o dono do frigorifico abrio a porta do recinto e la estava o mendingo conjelado, mas o interesant era q a energia do lugar estava desligada e que la dentro estava mó abafado. O mendingo pensou tao fortemente q iria morrer congelado q seu organismo o-fez, essa hitoria é real e foi até para o jornal. isso mostra a forssa q a mente tem sobra a materia...

Anônimo disse...

Esse novo campo da ciência é realmente fascinante, mas não é tão recente como todos pensão, como já foi dito, era utilizado como "poder mistico" no passado e a humanidade não de seres com amnésia e agora estão apenas re-descobrindo e não descobrindo como a maioria pensa.

Anônimo disse...

Eu to lendo o livro e e bastante interessante ainda não acabei de ler mais abriu bastante minha mente por isso. Pricipalmente por que vou do camdonble .

Anônimo disse...

Eu ia ler seu artigo, porém quando li a referência de que a Ciência Noética é uma cultura inútil parei imediatamente! Ninguém tem o direito nem a decência de dizer que uma CIÊNCIA é inútil!

Anônimo disse...

muito bom

Anônimo disse...

Nossa estou lendo o livro tbm sinceramente eu nao fui muito a escola parei na 7 serie do fundamental mais comecei a ver alguns documentarios e tomei minhas propias conclusoes e o que seria essa minha propia curiosidade sobre o saber e agora que estou entrando nessa onda intensa e magnifica de saber mais sobre o passado povos energias culturas signifidos de simbolos sonhos presentimentos isso e maior do que a populacao imagina tanto q alguem usa essa sabedoria suprema para fazer as pessoas e viverem progamadas a conquistar algo que de fato nao seria neacessario para sua sobrivivencia mais toda vez q ponho minha opiniao em conversas a maioria nao da ne bola maisz mesmo nao tendo estudo apenas contando com minha intuicao q e muito forte e vendo documentarios e comecei a ler agora vou fundo pq preciso saber pq somos privados do conhecimento q se sabe pq idusirem as pessoas a nao acredita em nada que de fato se sabe q muitas coisas sao verdadeiras sera que se todos descubricem a verdadeira verdade nos evoluiriamos ao nivel de sermos todos iguais?
bom me chamo Laio Larri Carpes me achem no face gostaria muito de aprender com alguem que aceita nossa realidade

Anônimo disse...

Eu também ouvi falar dessa ciência no livro de Dan Brown, inclusive me interessei intensamente por física ao ler "Anjos e Demônios", o interesse ainda perdura, e depois quando li "O Símbolo Perdido", a tal Ciência Noética só fez crescer ainda mais meu interesse por física e afins. Parabéns pela matéria, pelas matérias do blog todo. ^_^

Anderson Junior disse...

Não terminei de ler o livro "Simbolo perdido" e já vim pesquisar sobre essa "ciência noética" . É realmente fascinante e o Dan Brown é uns melhores escritores do mundo. Sempre com histórias chamativas e nos leva a compreensão.