terça-feira, julho 28, 2009

Arco Íris - O que tem de sobrenatural nisso?




Lá estava eu, olhando o céu após um dia chuvoso quando me deparo com um dos mais belos fenômenos da natureza.

Um Arco Íris.

Então mostrei para uma atendente da clínica e ela disse:

- É bom ver um Arco Íris. Assim a gente lembra da aliança de Deus.

Como assim? – perguntei.

-Você não sabe a história do Arco Íris na Bíblia?

Foi quando essa postagem começou a ser forjada.

Fui correndo atrás de uma Bíblia e procurar na mitologia muçulmana-católica-judaica a explicação sobre isso (Só lembrando que os livros iniciais são comuns a todas as 3 religiões). Não foi difícil...Ainda mais tendo auxílio da atendente.

Tudo começou com Noé. Lembra da Arca do velhinho?

Pois é. Depois de ver que tudo o que fez estava errado e não tinha jeito de consertar, Deus resolveu formatar o HD. Então chamou Noé para fazer o Backup das coisas que queria guardar.

Ele ordena que Noé construa um grande barco de madeira, junte um casal de cada animal que conseguir e se prepare para a destruição do mundo.

Como a coisa estava suja, o todo poderoso resolveu lavar com água...Muita água!

A coisa foi feia... Quem estava fora da Arca foi engolido por um mundaréu aquático vindo das chuvas intensas. Deus matou quase toda a humanidade. Destruiu florestas, assassinou pessoas a sangue frio, animais bonitinhos de todos os tipos... Foi uma carnificina divina! Até peixe morreu afogado (Essa piada foi horrível...Eu sei). O que não estava na tal Arca de Noé foi para debaixo dágua.

Então, após 40 dias e 40 noites, a chuva parou, a água secou e Noé soltou os poucos bichos na terra para recomeçar a história do planeta.

É quando Deus faz um pacto com Noé e consequentemente com toda a humanidade.

"Ponho meu arco nas núvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.
E acontecerá que, quando eu trouxer as núvens sobre a terra, aparecerá o arco nas núvens.
Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne."




Quando chover novamente de forma intensa, aparecerá no céu um arco divino para que todos lembrem que o mundo não acabará mais em água. Ou seja...Não haverá mais um dilúvio universal. É como se fosse um lembrete divino para que Ele não esqueça do acordo com as criaturas vivas. Sabe como é... A memória divina não é tão boa quanto vocês pensam.

Então esse é o significado muçulmano-católico-judaico para o arco íris. Um sinal de aliança entre Deus e os homens.

Está em Gênesis 9:13.

Mas o Arco Íris não é especial apenas para àqueles. Esse belo fenômeno gera lendas em várias religiões e culturas.

Na verdade o nome Arco Íris não é nem católico. Na Bíblia só se fala em um Arco. O tal Íris vem da mitologia grega.
Sem entrar muito em detalhes, Íris é filha de Taumante e Electra. Ela é a mensageira entre os deuses (em especial Zeus e Hera) e os homens. Ela é leve, alada e veloz. O arco representa o caminho percorrido pela mensageira. Sacaram? Arco-Íris!


Os chineses tem sua explicação própria também. Tudo começou com a deusa Nüwa. Ela foi a criadora da humanidade. Após se sentir sozinha no mundo, Nüwa começou a fazer bonequinhos de lama, tanto homens como mulheres, a sua imagem e semelhança. Nessa mitologia também houve um grande dilúvio. Os deuses da água e do fogo começaram a brigar e, como conseqüência, um rasgo apareceu no céu fazendo a água do lago celestial vazar para a terra. Nüwa tratou de fechar esse rasgo e para isso usou pedras coloridas. O Arco Íris seria esse remendo feito por Nüwa.


Os irlandeses também tem sua história com o Arco Íris. Não é bem uma explicação para o fenômeno. Lá existe a lenda dos Leprechauns, uma espécie de duende. São seres esquisitos, com um humor bem instável. Estão felizes e rapidamente ficam tristes. São meio bipolares e por conta disso não conseguem viver em sociedade. Assim os leprechauns são muito solitários. Todos eles possuem um grande pote de ouro. Esse pote costuma ficar escondido no fim do Arco Íris. Para achar esse ouro você precisa capturar um leprechaun. Coisa difícil, pois eles ficam invisíveis rapidamente. Para pegar um você precisa olhá-lo antes que ele te veja. Assim ele fica dócil. Mas é necessário ficar encarando o carinha, pois se você piscar, ele desaparece. Se conseguir a façanha, pode pedir que ele te leve no pote de ouro.


A cultura nórdica também tem um lugar especial para o Arco Íris. Ele é a ponte que liga o Asgard (terra dos deuses) a Midgard (terra dos homens). Seu nome é Ponte Bifrost ( também conhecida como Asbru). É uma mitologia bem conhecida dos viciados em gibis da Marvel, pois Asgard é onde mora Thor, o deus do trovão. Essa ponte foi construída pelos Aesir e é guardada pelo Heimdal. No Ragnarok essa ponte será destruída. O Ragnarok é algo como o fim dos tempos. A coisa vai ser tão feia que até os deuses vão desaparecer. o próprio universo vai despedaçar!

Thor%20Asgard%202.jpg


Na mitologia hindu o tal arco é chamado de Indradhanush. Indra é o deus da guerra , dos raios e trovões e esse nome esquisito significa “arco de indra”. Engraçado que na maioria dos sites pesquisados ele é tomado como “deusa”. Acho que é por que o nome soa feminino aos nossos ouvidos ocidentais. Alguém deve ter escrito errado pela primeira vez e todos os outros copiaram. Não tiveram nem o interesse em procurar mais sobre isso. Como os leitores do nosso Blag exigem sempre mais, fui pesquisar um pouco. Pois o tal Indra é macho e bigodudo!




No Candomblé o Arco Íris é associado ao Oxumaré. Ele é um dos orixás (algo como um deus) e tem um caráter meio duvidoso quanto ao sexo. As vezes se apresenta como homem, as vezes como mulher. Muito se questiona se ele seria gay. Até os próprios sites relacionados ao candomblé discutem isso. Alguns acham que existe uma confusão. Oxumaré tem uma irmã gêmea chamada Ewá e esta tem poderes semelhantes. Então pode haver uma confusão durante a manifestação. Mas a grande maioria acredita na dualidade do Oxumaré, que metade do ano seria homem e metade, mulher. O engraçado é que a porção homem do Oxumaré é representado pelo Arco Íris e a metade mulher por uma serpente.


Ok, Ok... Todo mundo já falou bonito sobre o Arco Íris...Mas o que é ele na realidade?

O Arco Íris surge quando o sol aparece ao término de uma chuva. A luz branca do sol reflete em cada gota de água. Essa reflexão divide o espectro de cores e, a depender da posição que você esteja, pode ver o efeito característico.

O primeiro a tentar explicar teoricamente o que era um Arco Íris foi Descartes em 1637. Ele fez uma experiência jogando uma fonte de luz numa esfera de água e verificou a presença do arco. Ele só não sabia o porquê das cores.

Isaac newton foi o primeiro a demonstrar que a luz branca na verdade é uma composição de cores e, com um prisma, ele separou o espectro colorido explicando em definitivo o que é o Arco Íris.




Curiosidades:


  • A comunidade gay adotou o arco-íris como bandeira desde os anos 80. Essa bandeira já era usada anteriormente por outros grupos e tem seu significado como paz, internacionalismo e unidade entre os povos, mas acabou ficando marcado na comunidade gay mesmo.

  • Os italianos chamam o Arco Íris de "Arco Chamejante".


  • Em 1994, quando assumiu o poder na Africa do Sul, Mandela disse que o país deve ser um arco íris em paz com si mesmo e com o mundo. Assim o país ficou conhecido como: Nação Arco-Íris

  • A foto abaixo é bem rara. Vemos o fim (ou começo?) de um Arco Íris:



  • E para concluir, um bônus. Nosso amigo Baroni mandando uma mensagem de paz para os CSanos com a música "Além do Arco Íris" ( Somewhere over the rainbow).

6 comentários:

Vivi Blood disse...

Amei tudo,mas olha, alem do texto,amei o video do Baroni,me emocionei, sério o.o

beijos Claudio,alegrou meu dia/noite com esse post

Ana Carolina disse...

Esqueceu de dizer que quem passa embaixo de um arco-íris muda de sexo! -~~

No mais: Post perfeito! -~~

Christian Magno disse...

Ana,essa eu nao sabia,.Entao o cara da foto que esta passando com o carro troco hahaa.

Anônimo disse...

hum, l'arc en ciel...
eu já joguei ragnarok

Anônimo disse...

Tudo sobre arco-iris *--*

Unknown disse...

Gostei!

Sempre que vejo um arco-íris imagino o pote de ouro no final! rs