quarta-feira, junho 11, 2008

Encruzilhadas


Que assunto mais "nada a ver". Vamos ver o que sai. É assim que costumo começar minhas postagens. A primeira coisa que vem a mente eu escrevo. Dessa vez imaginei uma encruzilhada talvez pela idéia que ficou na postagem anterior.

Por que, segundo a crendice popular, é um local tão cheio de poder maligno?

Vamos então as nossas pesquisas!

Primeiro o conceito: Uma encruzilhada nada mais é que um local onde quatro caminhos se encontram na forma de uma cruz ou "X". Ser for como cruz é chamada encruzilhada fechada e ser for como "X" se diz encruzilhada aberta. Fácil, não?

E o que se faz em uma encruzilhada? Aí depende de sua crença.Na maioria dos casos, pactos demoníacos se você acredita em religiões cristãs ou "trabalhos" com objetivos diversos para Exus ou Pomba Giras se você segue uma linha mais Africana.

Vamos falar dos pactos demoníacos.

Essa história é bem antiga. Você quer algo: Ficar rico, ficar famoso, conquistar alguém. Só que não quer ter trabalho nenhum...Apenas quer que a coisa aconteça o mais rápido possível sem esforço.

Então é fácil...Vai numa encruzilhada à meia noite levando alguma oferenda ao demo.

Existe uma lenda muito famosa envolvendo um pacto desse tipo. A lenda de Robert Johnson.
Lá estava um afro-descendente norte americano totalmente desprovido de talento que sonha em ser um astro. Ele não pensa duas vezes. Vai até uma encruzilhada do Mississipi no horário de costume levando um Big Mac como oferenda ... (na verdade ninguém sabe o que ele levou...mas se eu fosse um demônio, ia gostar de um Big Mac, tá?).

Bob, todo franzino, deve ter tomado o maior susto quando viu que o negócio funcionou. O diabão aparece e pergunta o que ele quer. Tocar, violão - diz ele - melhor que qualquer um no mundo!

E assim foi feito. Agora Bob sabe tocar guitarra como ninguém. De lambuja o diabão ainda deu talento como compositor. Suas mãos desajeitadas se transformam num furação sobre o violão.

Mas, fazer um pacto demoníaco e se dar bem não é tão simples. O que muitos de vocês imaginam? Nosso Bob ficou rico, não? Claro que não. O retardado só pediu talento...esqueceu de incluir fama e dinheiro!

O que aconteceu? Iniciou sua vida profissional totalmente fracassada, tocando em bares e prostíbulos. Compôs 29 belas músicas que apenas eram conhecidas pelos músicos do meio artístico. Na verdade ele era admirado pelos profissionais, mas não caiu nas graças do público.

Em pelo menos 3 músicas de Robert faz alusão ao pacto. Me and the Devil Blues, Hellhound on my Trail e Crossroad Blues. Dizem também que ele costumava tocar algumas músicas de costas para a platéia. Alguns contam que é por que seu rosto ficava desfigurado devido a possessão demoníaca. Compôs 29 músicas em 7 dias. Dizem que houve uma trigésima, que nunca foi encontrada. Belzebu deve ter ficado com ela.

Como acaba a história? Apenas dois anos depois do pacto o diabo veio cobrar a dívida. Seu fim foi estranho. Poucos dias antes de sua morte ele foi encontrado em seu quarto andando de quatro e uivando como um lobo. Depois agonizou de dor até morrer.

Segue um vídeo usado no início de um episódio da série "Sobrenatural" com uma simulação do pacto.









Ok...Agora que já exemplificamos vamos falar um pouco mais das encruzilhadas. Elas tem uma função especial nas religiões afro-brasileiras. No Candomblé especificamente, nas encruzilhadas podem ser feitas oferendas a Exus ou Pombagiras. Estes agem mais como mensageiros entre os homens e os Orixás ou ainda como protetores. A Umbanda, religião que se confunde com o Candomblé devido a características semelhantes, foi criada em aproximadamente 1900 no Rio de Janeiro através de uma entidade chamada "Caboclo das Sete Encruzilhadas" Ele assim se denominava por dizer que, para ele, não haviam caminhos fechados.

Bom...Como sou cético em relação a essas coisas, as únicas encruzilhadas que temo são as encruzilhadas nas estradas...Essas sim fazem um estrago danado devido aos motoristas incompetentes que atravessam sem ver se vem outro carro em sua direção!

No mais aconselho apenas a respeitar a religião de cada um e não se incomodar se ver aquela farofada na encruzilhada perto de sua casa. Se for pro bem, amém! Se for pro mal, Tchau!

24 comentários:

Uptown Girl disse...

Craudio, que legal sua postagem, se empolgue e escreva mais!

Ana Carolina disse...

"Craudio, que legal sua postagem, se empolgue e escreva mais!"

kkkkkkkkkkkkkkkk


o/

Adorei! -~~

Anônimo disse...

Rá, aqui tem anônimo! uhuuuuuuuul! Vou aproveitar e cantar uma canção, ela começa mais ou menos assim ó: "Uptown girl! She'll be living in her uptown world..."

Bárbara disse...

Blé, mas ficou legal mesmo

Wacco disse...

Porra Chefe té que enfim hein!!

Mas ficou bom mesmo!!

Abraços boss!

Mônicats disse...

Então...ontem a noite eu postei um comentário, mas acho que foi engolido.

Encruzilhadas são também ponto de encontro do bem com o mal, assim como o positivo e o negativo, aquele lance de yang e yin... Tanto que é usada para todos os tipos de magia, já que ali rola solta energias para todos os gostos.
Aliás eu estou lendo um livro sobre esse assunto e é algo bastante complexo.

Claúdio está ótima sua explanação sobre o assunto..

Gostei bastante!!!!

Bruna disse...

"No mais aconselho apenas a respeitar a religião de cada um e não se incomodar se ver aquela farofada na encruzilhada perto de sua casa."

Ou então CHUTA QUE É MACUMBA!
auhahuuhaa
Brincadeira!

Gostei do post! =]
Lembrei de cara do seriado "Supernatural" mesmo!

Sissi... disse...

Meu pai e meu tio, qdo jovens, costumavam pegar as garrafas de cachaça que encontravam em "trabalhos" nas encruzilhadas...

Nunca aconteceu nada de mal... mas eu mesmo não arrisco!
Vai que deixo "alguém" muito bravo com minha ousadia...

Gostei muito deste posta, Cláudio!!!

MMB disse...

Só vou falar que é legal se você escrever mais porque é legal

Ane disse...

Muito bom, continua!=P

angelinaa disse...

http://casossobrenaturais.blogspot.com/2006/04/lugares-sobrenaturais-centralia-cidade.html

Tava lendo esse teu post :P
E tipo, sabia que ainda há cerca de 9 habitantes em Centralia? =D
Sim, sim :B

Os religiosos acreditam que Centralia seja o encontro do céu e do inferno. E lá tem gás o bastante para queimar por mais 1000 anos. Das duas uma: ou Centralia se alto destroi ou a parada vai queimar por mais 1000 anos.

Centralia inspirou a serie de jogos Silent Hill e muitas pessoas conhecem o distrito de centralia como Silent Hill ^^

Ele fica no condado de columbia e o distrito mais proximo é o de Ashland, que fica a 2KM, que tem cerca de 4000 mil habitantes.

angelinaa disse...

http://casossobrenaturais.
blogspot.com/2006/04/lugares-
sobrenaturais-
centralia-cidade.html

Marilyn Manson é a favor do Charles Manson xD

visao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
visao disse...

qta asneira... se não acredita então tenta zombar de uma entidade em um terreiro, ou mesmo chutar uma oferenda em uma encruzilhada... garanto que se fizer essas coisas esse seu post vai mudar totalmente.. rs

Cris disse...

Na estradinhas intermunicipais na espanha (na Galicia, pelo menos, por causa dos celtas e suas crenças em bruxas, almas e demonios) tem sempre uma cruz nas encruzilhadas... me explicaram que era pra quem andava à noite, pra se protegerem dos espiritos que vagavam por lá...

O Paranoico disse...

cara, qual é esse epsódio de supernatural?

renan grungeq disse...

porra gostei .....



bem criativo

Anônimo disse...

isto e alguma coisa??? ainda gozas com a situação quando acontece mesmo.......

vasco disse...

tens muito a melhorar

MΛH disse...

Uall Caraka ameii eu sempre tive vontade de fazer esse pacto na encruzilhada mais nunca axei uma encruzilhada de verdade !

Anônimo disse...

ALGUEM PODERIA ME DIZER QUE TIPO DE PACTO É ESSE: UM CASAL AMPUTA O DEDO ANELAR...

SE ALGUEM SOUBER ME FALA POR FAVOR ...

OBRIGADO

Anônimo disse...

pqp queria saber como se faz um pacto numa encruzilhada !!! tipo o da serie sobrenatural !!!

Anônimo disse...

So pra ajudar a galera o episodio de supernatural que aparece ai se chama cao do inferno e faz parte da terceira temporada ...

Anônimo disse...

você deve estar maluco,eu procuro algo em que acredito e quero respostas,ai vem um doido que nao acredita em nada falando um monte de bobagens ve se cresce..