quarta-feira, julho 22, 2009

O Portal de Amaru Muru


Rodando pelas vias virtuais acabei encontrando mais uma curiosidade para vocês.

No Peru, próximo ao lago Titicaca (Adoro esse nome, he he he) se encontra uma das mais estranhas e antigas construções da humanidade.

No conjunto rochoso de Hayu-Marca se encontra o que ficou conhecido como O Portal de Amaru Muru. E o que é isso, Dr. Claudio?

Vejam por si mesmos. Uma grande rocha entalhada semelhante a entrada de um templo.Podemos distinguir pelo menos 3 entalhes característicos. Aos lados duas fendas de cima a baixo e no centro algo parecido como uma porta em forma de "T". Tem 7 metros de altura e 7 de largura. A superfície é toda trabalhada e lisa. Possui recortes diagonais, mas que são características da própria formação rochosa.


O grande problema é que essa porta não leva nada a lugar nenhum. Ou pelo menos não por vias normais.

Mas o que diabos é isso e quem fez esse troço?

Quem fez o Portal não se sabe ao certo. A coisa é antiga pra chuchu e acredita-se ser obra de civilizações Pré-Incas.

Certo...Mas para que serve? Aí é onde entram as lendas.

Uma coisa estranha dessas faz a imaginação voar. Apesar de pequenas variações, todas as lendas concordam num ponto. A estrutura nada mais é que um portal sobrenatural. Para onde? Aí varia. Alguns acreditam ser um portal para o mundo dos deuses. Outros ainda, para uma outra dimensão.

Fig 1

Uma das principais lendas conta a história de um sacerdote inca. Ele era o guardião de um poderoso disco dourado criado pelos deuses. Esse disco possuia poderes de cura absurdos e era o maior tesouro da sua comunidade. Acontece que a invasão espanhola havia iniciado com a dizimação de todos os povos que viviam no lugar. Temendo perder o poderoso disco para as mãos inimigas, o sacerdote não pensou duas vezes. Se aproximou do portal, atravessou com o disco dourado... E nunca mais retornou. Toda sua comunidade foi destruída, mas o disco estava protegido.


O lugar fica no meio do nada. Apenas alguns pobres fazendeiros rodam por lá. No entanto eles evitam proximidades maiores com o portal, principalmente à noite, pelas histórias asssutadoras do lugar. Dizem que várias crianças desapareceram no local após brincar perto do portal. Alguns dizem também que em determinados momentos do crepúsculo o portal fica transparente e se pode ver uma cidade ao fundo.


Bom. O fato é que o lugar virou atração turística , principalmente para os que gostam de coisas místicas. Dizem que se você ficar no meio do portal com as mãos nas laterais e a cabeça apoiada no centro, pode ter uma experiência sobrenatural.

Alguns dizem que é possível entrar em contato com os deuses ou aliens. Outros dizem que uma meditação dessa forma pode ter poderes de cura. Outros ainda dizem que assim é possível ter visões de outros mundos. Tem até uns mentirosos que dizem ser possível, com uma concentração absurda, ver o Acre. Ridículo...Todo mundo sabe que o Acre não existe.

Fig 1

Querem a opinião de Claudio Gaspari? Eu acredito que o troço é apenas uma construção inacabada. Eles (sabe-se lá quem) estavam construindo um templo escavado na rocha. Algo os fez parar no início.

Podem ter achado que não ia ser possível continuar e interromperam. Ou ainda podem ter tido que abandonar o lugar às pressas por algum motivo.

Vamos por partes. Ninguém sabe quem construiu. Não existem outras construções por perto. Ou seja, quem fez não estava mais lá a muuuito tempo. Então sairam por que? Uma guerra de tribos, talvez? Eles podem ter sido exterminados...Ou apenas se mudaram. A coisa já era antiga para os Incas. Por aí vocês imaginam.

Pronto! Mais um mistério da humanidade relatado para vocês. Espero que tenham gostado. Eu não gostei...

Se vocês tiverem saco de aguentar 5 minutos de tédio e uma musiquinha chata, podem ver esse vídeo abaixo de um cara tentando ver o Acre:

4 comentários:

Laurinha disse...

é a porta dos fundos aqui de casa! :O

Mônicats disse...

Muito bãooooooooooooo

Mas pra mim é Amaru Maru hahahahahahah

Odiei o vídeo e o inca lá fumando um baseado... mas é a musica que irritou.

Adoro tudo nesse Blag.

Parabéns Dotô.

jack_abo disse...

Olá Cláudio, tenho um blog também e na mais recente postagem feita, fiz um resumo sobre o artigo dos Tugues, coloquei o link do blog e fiz um agradecimento a você no fim da postagem, caso você tenha alguma coisa contra eu ter postado aquilo, favor me comunicar para que a postagem seja apagada, desde já agradeço. Sei que não sou membro ativo nem da comunidade nem do blog mas estou sempre lendo tudo (ushaus membro fantasma).
Dou os parabéns por sua escrita e agradeço por salvar algumas de minhas tardes.
Obrigada

Jaqueline

marta22pe disse...

...se observar bem...isso não é uma porta...olhem para cima na horizontal e verão que forma a figura de um astronauta deitado. Diante disso só restam 2 possibilidades; uma escultura em homenagem a alguem que teve uma grande importancia para o povo da época ou um tumulo que abriga os restos mortais dessa mesma pessoa!!