domingo, julho 05, 2009

Mistério das esferas luminosas no filme Tubarão!!!




Em 1975 o mundo recebe um filme que viria a ser o clássico definitivo em se tratando de terror no mar. O filme "Tubarão" ( Jaws) de Steven Spielberg, apesar das grandes limitações técnicas e uma liberdade artística absurda, conseguiu fazer com que milhares de pessoas ficassem com um certo receio de entrar na água do mar novamente.


O filme conta a história de uma pequena cidade litorânea que tem como principal fonte de renda o turismo. Nas vésperas de um dos maiores feriados locais, um mega tubarão começa a criar confusão, atacando e matando alguns incautos. Temendo uma debandada dos turistas, o prefeito tenta abafar o caso. Então o chefe de polícia, um oceanógrafo e um velho pescador se unem para acabar de vez com a raça do bicho!


As filmagens foram marcadas por diversos problemas e quase não sai. Nada sobrenatural, acreditem. A maioria pela dificuldade de se filmar na água e o principal: O tubarão mecânico que teimava em não funcionar.É bom lembrar que Steven ainda não era um diretor de sucesso. Estava apenas começando. Então qualquer falha podia joga-lo no esquecimento.


Mas o que parecia ser o problema acabou sendo o trunfo do filme. A idéia original era ter várias aparições do bicho atacando as pessoas. Como o troço mecânico não funcionava direito, a maioria das cenas iniciais de ataques eram na "visão" do tubarão. Ou seja...Não vemos o tubarão por quase uma hora de filme. Isso estimula a imaginação e cria um clima de suspense incrível. Quando finalmente ele aparece, a gente já está com a sua concepção formada e temos a impressão que ele estava lá o tempo todo. Outro trunfo foi a trilha sonora inesquecível: Tam tam tam tam tam tam tam tam tam tam tam tam........ Fala sério! Quem nunca brincou na água com essa música!


Agora que já falamos sobre o filme, vamos ao tema principal dessa postagem.


Além do grande sucesso do filme, outra coisa acabou chamando a atenção de ufólogos do mundo todo. Com aproximadamente 96 minutos de filme uma cena enfoca o chefe de polícia tenso pela proximidade do tubarão. A cena é noturna e o céu acima é bem visível. É quando aparece... Um OVNI cruza os céus de ponta a ponta deixando um belo rastro. Vejam o vídeo e umas fotos detalhadas:









Pronto! Uma filmagem acidental de OVNI num filme de sucesso. Foi a glória dos ufólogos! Quase os vejo dando pulinhos de alegria e dançando a macarena!


Mas alguém gritou: Ei babacas! Isso é uma estrela cadente!


Realmente... O troço parece mesmo uma estrela cadente! Fim da alegria... Ou quase. Querendo se convencer que a coisa era um ovni real eles passaram a esmiuçar o filme quadro a quadro e finalmente encontraram o que queriam. A esfera aparece em outra cena, dessa vez imóvel! ÊÊÊÊ macarena! Haiiiii!!!




E dessa vez não adiantou o cara gritar: Ei otários! Isso é uma estrela!


Lembram do texto sobre Viés de confirmação? Pois é...Quando a gente quer se convencer de alguma coisa, não tem quem tire isso de nós. Agora eles tinham duas "provas" claras da presença do OVNI em momentos diferentes.

Os ufólogos ainda tentam associar outro fato à história. O próximo filme de Spielberg foi o mundialmente famoso "Contatos imediatos do primerio grau", que mostra o contato e chegada pacífica de alienígenas ao planeta. Teria ele visto alguma coisa nas filmagens de Tubarão que o estimulou ao tema? Tema este bastante recorrente na sua carreira. Vide ET, Men in black, Taken (série), Guerra dos mundos...

Bom...Se fosse hoje em dia eu diria que Spielberg colocou a imagem de propósito para fazer propaganda subliminar do próximo filme. No entanto na época esse tipo de marketing não era utilizado e ninguém chamou atenção para o fato de imediato. Anos depois que o falatório do tal ovni começou.

Outro aspecto é que Steven Spielbeg também se tornou ufólogo anos depois.

Na minha cética opinião? Estrela cadente e estrela...Mas tenho que admitir que ovnis sobrevoando o mar seriam uma opção bem mais divertida.

Então, amigos? no que vocês acreditam?



Ovni no filme Tubarão ou apenas estrela cadente?

9 comentários:

Rolly disse...

Eu fui um dos que ritou! rsrs...
E ainda cho q um é uma estrela, e a outra uma estrelacadente! Ou então um balão metedorélógico e tbm um caça esperimental da força aérea Russa blindado e revestido de prata sobrevoando o EUA em busca de alvos fáceis na época!

Unknown disse...

como sou X-Filemaníaca claro que vou dizer ser um OVINI, poxa... sim, claro, pq não? se a verdade está lá fora, pq não com a brisa do mar pra ficar romantico?
rsrsrs

Unknown disse...

essa makarena foi foda!!!

Unknown disse...

[A esfera aparece em outra cena, dessa vez imóvel! ÊÊÊÊ macarena! Haiiiii!!!]

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Êta mente fértil... imaginei os ufólogos dançando a macarena, huahuahuahuahuahua...

Anônimo disse...

sao duas cenas diferentes e vcs ainda sao ceticos..quem dizer que nao é um ufo é um tolo

Anônimo disse...

Ufo ou não, permanece a certeza de que SS é um profeta dos tempos modernos.

Anônimo disse...

Gente, nao é querendo dançar a macarena nao, mas quando eu vi o filme na sky, pensei ter visto duas vezes a "estrela cadente"... Aí fui conferir no youtube e, cara, passou duas vezes, o ovni nao estava parado na segunda imagem... E nao caem estrelas cadentes,em seguida uma da outra :o

Anônimo disse...

um claro easter egg do seu Spielberg anunciando o futuro "Contatos Imediatos do 3º Grau"

Anônimo disse...

na verdade a imagem da "estrela", foi filmada de dois angulos diferentes. observe que a primeira tomada roy sheider esta na proa do barco e na tomada seguinte a cena externa, que provavelmente foi feita no mesmo minuto, ele (apesar da penumbra) se encontra no mesmo ponto e dai se poe ver o objeto passar.