quarta-feira, setembro 09, 2009

Premonições ou Coincidências?

Tem um assunto que, volta e meia vem a tona na mídia. Os videntes.

Toda vez que acontece um acidente de grandes proporções, surge um número espantoso de "médiuns", "profetas" e "videntes" "provando" (quantos apóstrofos, não?) que previram o tal acontecimento.

Nesses momentos a população fica num misto de emoções. Alguns com raiva por saber que esses sujeitinhos estão querendo apenas ficar em evidência para ganhar uns trocados, outros ficam espantados com o "Dom" divino que eles receberam e outros tantos ficam na dúvida. Será que era verdade?

Normalmente essas tais premonições aparecem após o fato e, costumeiramente, através dos charlatães.

Mas, e quando a previsão é feita por gente despretensiosa e, muitas vezes, pelas próprias pessoas que sofrerão o destino funesto?

Melhor ainda... E quando essas previsões ficam claras e muitas vezes exibidas na mídia, até anos antes dos acontecimentos?

Como configuramos isso? Previsão ou coincidência?

Vamos a alguns exemplos:



A morte de Ayrton Senna


Ayrton Senna é um cara que dispensa apresentações. Mesmo quem não viveu a época do seu apogeu, conhece a sua história. Ele foi um dos maiores pilotos de todos os tempos e fez sua fama na Fórmula 1.

Carismático, justo e simples, ele era o retrato perfeito do herói. Até hoje não conheço alguém que tenha algo negativo para falar do piloto. E se tiver, provavelmente vai ser linchado por uma multidão enfurecida.

Em 1994, dia 1 de maio (dia do trabalhador) ele veio a falecer numa corrida polêmica.

Esta, que ficou conhecida como a "corrida mortal", já começou devastadora. Nos dias dos treinos (sexta e sábado) o piloto Roland Ratzemberger bateu o carro de forma violenta e morreu. Barrichello se esfacelou no muro quebrando o nariz. Carros rodavam, pessoas eram atropeladas nos boxes, pedaços dos automóveis voavam nos torcedores.

Nesse fatídico domingo, dia da corrida, Ayrton Senna passa reto numa curva conhecida como tamborello e se choca no muro perdendo a vida.

O país pára e chora. O maior herói nacional da era moderna partia dessa para melhor deixando os brasileiros inconsoláveis. Não houve quem não derramasse uma lágrima pela perda.

Quero mostrar para vocês algumas filmagens. A primeira é uma entrevista que ele deu no Xou da Xuxa em 88. Na época Xuxa e Ayrton namoravam e estão nitidamente sem graça por demonstrar sua intimidade no programa infantil. No fim da entrevista Xuxa dá um vários beijos de "ano novo" representando anos vindouros. Um beijo de feliz 89, 90, 91, 92 e pára em 93. Ayrton Senna morreu em 94 e certamente esse não foi um feliz ano para ele.

Teria Xuxa feito uma previsão inconsciente da morte do namorado? Vejam o vídeo abaixo:



O próximos vídeos são relatos dos últimos momentos de Ayrton Senna. Ele estava estranho no dia em questão. Muito diferente do costumeiro. Parecia estar com um pensamento longe e sem concentração. Muitos acreditam que pressentia a morte.




Minha opinião? Pensem comigo, amigos. Você vai participar de uma corrida. Logo no começo do treino um brasileiro, Rubinho, bate e se detona. Logo em seguida outro piloto bate e morre. Você via os carros rodando, sentiu a pista no treino... Houve um movimento para que os pilotos não corressem naquele dia e não foi aceito. Como acha que você estaria? Feliz e distribuindo alegria? Claro que não! Ia estar capisbaixo mesmo.


A Morte dos Mamonas Assassinas


Mamonas Assassinas Um grupo musical que assolou o país como um terremoto. Chegaram sem aviso, causaram furor e sumiram do mapa tão velozes como surgiram.

Poucas vezes na história do nosso país uma banda conseguiu criar uma tamanha simpatia com públicos de todas as idades. Suas músicas não saiam das paradas de sucesso e não tinha adulto ou criança que não cantarolasse de vez em quando.

Suas letras apelavam para o duplo sentido, mas usado de forma tão irreverente que não soava agressiva a quem ouvisse.

As crianças cantavam sem nem saber o que estavam falando. Era a prova que maldade está na cabeça dos adultos.

Hoje, refletindo melhor, fico imaginando como esses caras conseguiram se apresentar em tantos programas infantis e em horário nobre cantando uma música que falava sobre uma mulher que foi a uma suruba sem saber do que se tratava, sendo "arregaçada" de tal forma que não podia nem sentar. Voltou para casa chorando para contar ao marido. E ainda vinha com pérolas como: "Me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém".

Não gostaria de ser pai naquela época. Ia ser complicado receber o filho em casa após a aula e ser questionado:

-Pai, o que é uma suruba?

Acredito que isso deve ter acontecido muito.

Enfim, o fato é que o sucesso meteórico foi breve. Não por conta da decadência musical e sim por um acidente aéreo que ceifou a vida dos 5 integrantes da banda Mamonas Assassinas.

No dia 3 de Março de 1996, o avião em que estavam caiu na Serra da Cantareira matando todos os passageiros.

Eu lembro do exato momento que soube do acidente. Eu acabava de acordar e peguei na TV o fim de uma reportagem que apenas dizia: "... matando os cinco integrantes da banda de rock."

Na hora eu gelei e pensei: "Foram os Mamonas"

Comecei a buscar em rádios e canais de TV mais informações, coisa que não foi difícil. O acidente literalmente parou o país. Comoção igual eu só havia presenciado na morte de Ayrton Senna.

Com o tempo, tudo que era relacionado aos Mamonas virava artigo de divugação rápida. Vídeos, fotos...O que aparecesse de novidade rapidamente caia na mídia.

Agora vamos ao fruto do nosso texto. Um desses vídeos adicionais que surgiram foi de um dos próprios integrantes, o Julio Rasec. Ele estava no salão do seu cabelereiro e amigo e este resolveu filmar o momento. O Julio faz uma brincadeira sobre a sua futura viagem para Portugal e se afasta. Logo retorna, um pouco mais sério, coça a cabeça e diz :

"Esta noite eu sonhei com um negócio assim...Parecia que o avião caia...eu não sei..."

E se afasta novamente.

Essa filmagem foi feita 12 horas antes da sua morte.

Vejam o vídeo abaixo. Tem uma reportagem completa sobre o grupo e o acidente. A parte das previsões começa mais ou menos aos 3 minutos e ainda inclui algumas brincadeiras que eles faziam em relação às viagens de avião.





Então, amigos. Previsão ou coincidência?

Eu prefiro imaginar que foi uma grande coincidência. Os caras estavam constantemente indo de avião de um lado a outro do país e as brincadeiras e medos eram frequentes como podemos ver na reportagem. Não seria de se espantar que eles sonhassem com esse tipo de coisa.

É como perguntar a um caminhoneiro se ele já sonhou batendo o carro.

De qualquer forma é de impressionar pela forma que a tal coincidência ocorreu e é um dos maiores exemplos de "previsão" que já presenciei.


Os Trapalhões


Talvez o mais famoso grupo humorístico brasileiro. O grupo era formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias como protagonistas e outros atores como secundários.

Foram quase 30 anos na TV brasileira divertindo adultos e crianças.

O programa era feito de vários quadros curtos com situações engraçadas.

Em 18 de março de 1990, morre Zacarias. Ele era uma graça! Branquelo, voz fina, baixinho e com jeito de criança oriental, Zacarias rendia boas risadas por ser calvo e usar constantemente uma peruca (que sempre era arrancada nos momentos mais inusitados).



Com um a menos, o grupo ainda tentou se reerguer modificando o formato e levando a barca. Infelizmente Mussum veio a falecer em 29 de Julho de 1994 (que ano, né? Ayrton, Mussum...) acabando de vez com os Trapalhões. O velho Mussa ( para os íntimos) era uma figuraça. Negro, com linguajar curioso (Cacildis!) e um amor incondicional por cachaça.


Didi e Dedé se separaram e cada um foi para um canto. Didi continuou na rede Globo com a Turma do Didi, um arremedo do que eram os Trapalhões. Dedé foi para a record e tentou fazer algo parecido, mas sem muito sucesso.

Dedé acabou voltando para a Globo e integrando a Turma do Didi onde permanece até hoje.

Mas o que isso tudo tem a ver com premonições?

Simples. Em 1983 eles fizeram um quadro onde retratavam o futuro. Neste quadro Mussum e Zacarias estavam mortos e Didi e Dedé brigados. Então os filhos de Zacarias e Mussum(vividos pelos próprios) se unem para tentar reunir os trapalhões restantes.

Curiosamente eles simulam estar em 2008. Neste ano Dedé e Didi realmente voltaram as boas.

Outras coincidências? O filho de Mussum é chamado no episódio de Tonico. E é assim que ele é chamado hoje.

O velho Dedé, no episódio, tem 3 filhos. Hoje Dedé mora com 3 filhos.



E ai? Previsão ou uma puta coincidência.


Decidam!

Fico por aqui. Se tiverem mais alguma dica de vídeo premonitório, me avisem que eu posto!

17 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que quando sua morte se aproxima, você sente isso. pode ter sido o caso do Senna e dos Mamonas, que pressentindo a morte sentiram-se angustiados. Creio que dificilmente alguém possa prever a morte de outra pessoa.

Quanto aos Trapalhões, parece tudo uma grande coincidência, ou apenas um acerto de cálculo.

Ana Carolina disse...

Eu lembro como recebi a notícia da queda do avião dos Mamonas tbm =(

Não lembro por quê, mas eu e 2 dos meus irmãos estávamos dormindo no quarto de meus pais e minha mãe nos acordou contando da morte deles... Eu e meus irmãos nos levantamos na hora e ligamos a TV, eu chorei horrores... =( Tinha ido ao show deles pouco tempo antes do acidenta... Tenho ainda um calendário de 1996 ,que comprei no show, com a foto deles vestidos de chapolin... =~

Claudio Gaspari disse...

Eu ainda tenho o ingresso do show dos Mamonas na Bahia.

Anônimo disse...

Eu amei os mamonas desde da primeira música ouvida, e infelizmente o acidente aconteceu no dia do meu aniversário de 15 anos. eu chorei muito e a noite meus olhos estavam inchados e fiquei horrivel nas fotos

quezia disse...

ola meu nome e quezia acredito plenamenti em videntes ou mediopatas com eu mi denomino nunca vi fatos historicos mas previ coisas que iriam ocorer com minha familia e amigos só consigo prever pra pessoas que são importantes pra mim
vejo coias desde pequena isso faz um bom tempo e não e mentira pois realmenti vejo e falo co espiritus
mas muitos como minha mae não entende achão que eu estou mentindo
quando comecei a ver e os fatos realmenti aconteciam ela começou a acreditar mas em mim mas mesmo a sim ainda não entende muito bem
beijocassssssss
espero que me intendão e não me descriminem por esse fato

Sarah disse...

Uma vez eu estava meditando e dormi, sonhei q um homem era blaeado num posto de gasolina, acordei como de um sonho normal, e quando liguei a TV estava passando a reportagem do homem q eu tinha acabado d ver sendo baleado, foi mt estranho, acho q a meditação me sintonizou, sei lah com ele...

dionny alex disse...

nao foi dia 3 foi dia 2 de março de 96! foi quando eu nasci!

Claudio Gaspari disse...

Não amigo. Foi dia 3, de madrugada. Pode conferir. Você nasceu um dia antes.

Anônimo disse...

Conseils tres interessants. A quand la suite?

Maria disse...

sou uma pessoa pouco crente nao pratico religiao nenhuma, no entanto já me aconteceu mais que uma vez ter presentimentos e eles aconteceram com pessoas que nem se quer conhecia erstava sempre relacionado com tragedias com a morte, estas promoniçoes acontecem quando me sinto cansada, começa a surgir na minha mente imagens de sofrimento de tragedia é assustador.

Anônimo disse...

Olha..eu estou postando um sonho que tive. Acho que abençoará:Sonhei que estava no Céu e olhei para o lado e com quem me deparei? Mussum.Isso mesmo o Mussum. Foi quando perguntei a ele: Mussum, você aqui no Céu?Vc não era cachaceiro, bebia todas, mulherendo, etc. Ele virou e falou assim p mim: É rapaz, tudo isso foi verdade, mas no último momento, quando estava prestes a morrer em definitivo, Jesus veio, se revelou a mim, e me salvou. Claro que não devemos deixar acontecer as coisas, temos que buscar o Senhor enquanto se pode achar. Então falo com vocês: Busquem amar Jesus e conhecê-lo, não só de ouvir falar, mas com intimidade, como um amigo, pq Ele quer ser Nosso amigo, Nosso Salvador, Nosso Senhor. Quem estiver mais intressado nesse assunto: Céu e inferno. Visitem no youtube e pesquisem: mulher equatoriana morta durante 23 horas. Nesse vídeo, Jesus revela a ela uma parte do inferno e outra do Céu. Esse vídeo mudou minha vida por completo. Um abraço a todos. Jesus abençõe!

Anônimo disse...

Em 1994, eu tinha 9 anos. Lembro-me muito bem da morte do Senna. Cerca de uma semana antes da tragédia, enquanto eu assistia um trecho de uma corrida, me veio um pensamento intruso, pensei: 'Imagina se o Senna morresse, seria a maior comoção'. Até hoje não esqueci isso, porque não foi um pensamento normal, foi algo que invadiu a minha mente, e muito estranho ter se concretizado uma semana depois!

Anônimo disse...

Foi no inicio do ano de 94 , tive um sonho que ayrton senna caia em um abismo e morria, acordei com os olhos cheios de lagrima , foi um pesadelo que jamais imaginaria que pudesse acontecer, na vespera da corrida depois de todos os acidentes e morte, especificamente no momento do programa gri de largada comentei com minha mae do sonho e se caso ayrton senna morresse , ela mandou virar a boca pra lá, não assisti a corrida justamente nesse dia, porem ao ouvir de um acidente na corrida me levantei e constatei que senna estava em estado grave e pouco tempo depois viria a falecer, nao sei se coincidencia ou premonição, mas jamais esquecerei de tudo que senti sobre ayrton senna.

Alice dos Santos disse...

07/08/2014

Desde que entrei em depressão por causa do filho que perdi em um acidente de moto (21/11/11), veio uma data na minha cabeça (03/02) que ficava me perturbando ao longo dos anos, e eu pensava que seria meu fim, o dia de minha morte, quase fiquei louca, ia em psicólogos, perguntava para pessoas se elas já tinham visto datas, procurava na internet e não achava resposta alguma, uma semana antes desse dia, eu estava com muito medo, e um dia antes, rezei para Deus, se era certo ele me levar ou me deixar, se já tinha chegado minha hora, e quando chegou esse dia, foi um dia tão tranquilo e normal que vi que minha preocupação era atoa.

Unknown disse...

Ola Quezia. Li o seu relato,
Comigo tbm acontece isso
Ja fui chamada de bruxa. Pq
Disse o que iria acontecer 15 minutos antes e livrando a pessoa de um assalto.
Não,sei pq fico sabendo antes.
Mas, agradeço. Ja fui beneficiada.
Sendo avisada antes.
Até por sonhos
Um abraço.
Ps. Eu tbm so sou avisada sobre conhecidos proximos.

Unknown disse...

Ola Quezia. Li o seu relato,
Comigo tbm acontece isso
Ja fui chamada de bruxa. Pq
Disse o que iria acontecer 15 minutos antes e livrando a pessoa de um assalto.
Não,sei pq fico sabendo antes.
Mas, agradeço. Ja fui beneficiada.
Sendo avisada antes.
Até por sonhos
Um abraço.
Ps. Eu tbm so sou avisada sobre conhecidos proximos.

Unknown disse...

Oi tosemary .queria saber se aparece pr vc sode pessoas proximas as vizoes ou nao