quarta-feira, setembro 30, 2009

Ciência VS Religião


Sou uma pessoa tolerante. Tolerante até demais para o meu gosto. Mas assim gosto e tenho que ser, já que me proponho a escrever para uma infinidade de pessoas cujos gostos, culturas e religiões são tão distintas.

E uma das coisas que mais gosto é de escrever sobre religiões. Acho a imaginação humana uma coisa belíssima, capaz de criar historia lindas e complexas para entender o “inintendível”.

Essa busca incessante por um ser superior que dê sentido a nossa curta existência gera conflitos. Conflitos internos e externos. Os internos são gerados com o estudo. Quanto mais estudamos, mais queremos questionar o que aprendemos na base do “É assim e acabou”.

Esse conflito interno é duro. Duro por que parece que o tal ser superior, que tudo sabe e tudo vê, está lendo nossos pensamentos e nos colocando numa lista negra. Então se torna difícil nos desvincular até mesmo das coisas mais ridículas da nossa fé pelo medo de ofender esse Deus.

Os conflitos externos são os famosos debates entre religiões. A minha é a certa, a sua não. E não importa o que você diga... A minha é melhor que a sua.

Mas o que quero me ater nesse texto não é sobre os conflitos internos ou externos inter-religiões.

Quero enfocar o principal conflito: Religião X Ciência.

Tenho minha opinião própria sobre isso. Religião e Ciência são como água e óleo. Não podem nem devem ser misturadas.

Por quê? Por que me irrita! Simples assim.

Irrita-me por que as pessoas tem que saber diferenciar fé de fato. Fato é uma coisa incontestável e fé é crença. Crença essa que não pode ser comprovada por meios naturais.

Quem pode provar que Jesus existiu e que transformou água em vinho? Quem pode provar que houve um dilúvio Universal causado pelas mãos divinas? Quem pode provar que Yemanjá recolhe suas oferendas e leva para seus domínios subaquáticos? Quem pode provar que a alma dos ladrões hindús reencarnam em cachorros?

Ninguém pode provar isso. Se pudessem provar, todas as outras religiões perderiam o sentido. Como isso nunca aconteceu e nunca vai acontecer, todas as religiões ficarão por aí até que se tornem meras mitologias.

A busca por uma união entre ciência e fé gera suposições ridículas que depois são levados como fatos por pessoas que acreditam em qualquer coisa que venha a ser dita com palavras bonitas.

Fulano acredita na religião católica, mas é um cientista e quer unir sua fé com a ciência. Então ele estuda o milagre cristão da ressurreição de Lázaro por Jesus. Ele chega à conclusão que Lázaro provavelmente não estava morto. A ciência mostra que existe uma doença que deixa a pessoa num estado de relaxamento tal que é confundido com a morte. Essa doença é a catalepsia. Então fica claro para Fulano que Lázaro tinha a tal catalepsia. Isso vai unir a fé dele com a ciência. Ele começa a anunciar isso e o leigo que ouve espalha para todo mundo esse novo “fato” dizendo aquelas palavras que mais me irritam: “Estudos mostram” que Lázaro na verdade tinha Catalepsia”

Putz! “estudos mostram” e “pesquisas comprovam” são as palavras que mais doem no ouvido quando associadas a religiões. Principalmente por que se você perguntar para essa pessoa “que estudo é esse” ou “onde você viu essa pesquisa”, ela vai sair pela tangente. Por que nenhum estudo científico pode comprovar nada relativo à fé a não ser que seja para contestá-la.

Outro dia li algo sobre uma “explicação científica” para as 10 pragas do Egito. Um dia um carinha pensou: Como isso pode ter acontecido de verdade sem envolver um milagre?

Então ele usou o cérebro e imaginou. A primeira praga foi o rio Nilo se transformando em sangue. O que pode dar essa coloração avermelhada num rio? Tem um tipo de alga chamada Pfiesterias que causa hemorragia em peixes. E se houvesse um acúmulo excessivo dessa alga e os peixes morressem deixando o rio lotado de sangue?

Pronto! Resolvi a primeira... Vamos para a segunda! Se os peixes morreram, eles não comeriam as ovas das rãs. Assim ia ter uma superpopulação desses bichos!!! Mas como vou fazer para essas rãs caírem do céu? Ah! Um pequeno tornado pode ter passado por lá e levado as rãs para os céus as deixando cair nas cidades!!!

Menos duas! Agora a terceira. Os piolhos. E se não fossem piolhos? E se o monte de cadáver de rã espalhado em putrefação aumentasse a quantidade de mosquitos e eles picassem os homens? Com essa eu resolvo até a quarta que é a nuvem de moscas! Elas também seriam atraídas pelos corpos das rãs!

A quinta...A morte dos animais. Bom...Tem que vir dos mosquitos. E se eles propagassem uma doença comum em animais na época? Tinha a peste eqüina africana e a peste língua azul. Pronto! Foi isso!

A sarna que arrebentava úlceras. Também pode ter sido transmitida pelos mosquitos. Tinha uma doença chamada mormo que causava isso. Então está explicado!

Fogo no céu. Deve ter havido uma chuva de granizo combinada com uma tempestade elétrica. Assim o efeito de “fogo” foi criado!

E os gafanhotos? Vai ver que essa mesma tempestade mudou o curso dos gafanhotos etíopes (???) levando para as cidades.

E a escuridão encobrindo o sol por três dias? Vai ver que foi uma tempestade de areia bem forte encobrindo o sol.

E os primogênitos morrendo? Bom... Agora pegou! Talvez tenha sido de contaminação alimentar. Sim por que depois de toda essa confusão o alimento estocado devia estar contaminado. Como os primogênitos tinham a preferência na alimentação, pegavam a parte superior da comida, que devia estar mais estragada, e morrido de intoxicação alimentar!

Pronto! Todas as pragas explicadas cientificamente!

Então o cara posta uma merda dessas na internet e um bando de mamão pega essa teoria louca como se fosse o resultado de uma grande pesquisa científica e começa a divulgar a ciência de sua fé! Tanto faz se seria praticamente impossível acontecer toda essa desgraça ao mesmo tempo. Agora ele tem uma “explicação científica” do que aconteceu e passa a dizer em alto e bom tom que foi assim! E ainda usa outro prenuncio que eu detesto: "Já foi provado que..."

Ah! Tem outra legal!

A abertura do Mar Vermelho.


Moisés bate seu cajado e abre o Mar Vermelho para levar os judeus, que fogem do Egito, em segurança para a terra prometida. Quando eles passam, Moisés fecha o mar, assassinando cruelmente os soldados que estavam em seu encalço.

Então aparecem os "cientistas religiosos" com milhares de teorias. "Vai ver que eles passaram na maré baixa e os soldados foram pegos pela maré alta". Bonito que essa "maré baixa" só aconteceu daquela vez e nunca mais. Ou ainda "as máquinas pesadas dos soldados afundaram nas águas pantanosas"...Claro...Eles tinham tanques de guerra pesadíssimos.

A verdade é que a maioria desses caras que criam explicações científicas para fatos bíblicos ou relativos a qualquer religião na verdade estão querendo criticá-los. Mas não é muito mais fácil dizer "Isso nunca aconteceu de verdade"?

Ter fé é acreditar em milagres. E milagre é algo que vai de encontro com as leis naturais. Se você tem fé na Bíblia, tem obrigatoriamente que acreditar que Noé colocou num barco de madeira um casal de cada animal existente no planeta. Não adianta ficar pensando como ele climatizou alguns ambientes para os ursos polares e pinguíns não morrerem de calor... Sim por que cada animal precisa de um ambiente adequado para sobreviver. Então a Arca devia ter climatização própria para que eles não morressem...

Muita gente gosta de pegar as partes esquisitas de sua fé e dizer que "Aí cabe a interpretação". ou "Essa parte na verdade é uma alegoria... Não aconteceu de verdade". Diz isso por que entra em conflito com a ciência. Mas se a Arca não aconteceu de verdade e nem Deus brincou de massa de modelar para criar o homem, significa que Jesus também não transformou água em vinho. ou você acredita em tudo ou você não acredita em nada. Não adianta ficar acreditando no que lhe é conveniente.

E assim se formam os famosos “Não praticantes”. O "Não praticante" é o sujeito que está em cima do muro. É foda... O cara não tem culhões suficientes para sair da religião que não concorda e nem força suficiente paras se manter nela. Então fica criando rótulos de “Não praticante”. A pessoa tem que ser muito burra para ser não praticante a vida toda. Pois se você acredita numa religião, também acredita nas conseqüências de uma falha. No caso da católica essa conseqüência será o inferno. Então acreditar que existe uma porra de um inferno e não fazer nada para sair dele é burrice.

Então, meus amigos. Se vocês se consideram "Não praticantes" é por que estão na fase do conflito. E se você é um dessas pessoas em conflito, sugiro que pare e pense um pouco para tomar uma decisão definitiva na sua vida. Acredite que sua vida vai ficar mais fácil depois disso. E não tenha medo do seu Ser Superior. Converse com ele educadamente algo tipo: “Deus... Por favor me permita questionar minha religião e, por que não, Sua própria existência pois, se eu chegar a conclusão que é tudo verdade, sairei dessa renovado e mais fortalecido na minha fé “

A fé não é nada se não for testada. Não é isso que dizem?

E se depois das suas investigações você descobrir que a religião que segue é apenas uma historinha bonita, tome coragem e assuma sua nova posição. Vai tirar um peso grande da consciência.

Das duas formas você sai ganhando.

E por favor não tente mais misturar ciência e religião.

“Não praticante” nunca mais!”

Só concluindo, eu não acho que a ciência invalide a existência de um ser superior. Apenas invalida a existência das religiões. Acredite... Um ser superior não depende de religiões para existir.

6 comentários:

Asdrubal Cesar Russo disse...

Estudos comprovam que gostei desse blog :)
Muito interessante seu blog! Parabéns!
Creio que poderá gostar do meu:
http://imutilidadepublica.blogspot.com

Abçs

Ana Carolina disse...

Gostei da matéria, Tio Clausios!!! E achei a imagemd e Iemanjá linda! @.@

Anônimo disse...

bom cada um tem a sua opinião eu acredito que DEus fez todos esses milagres.Deus existe e tem poder pra tudo isso,se Deus não existisse me explique como e de onde viemos? não venha me dizer que é do macaco isso é ridiculo!
eu creio e profetizo sobre a tua vida que "Em nome de Jesus,sua visão vai ser aberta e Deus vai te mostrar que Ele é um Deus que opera milagres!

Anônimo disse...

As pessoas tem mania de querer "enfeitar" o que já é bom. É como se chamar a atençao, ou até mesmo obrigar outros a aceitar sua ideia fosse mais importante que o fato em si. Milagres, Um espírito universal , uma mente cósmica, leis existenciais que alem de formar tudo ainda as regem é meio incontestavel, tudo fica com cara de acaso e é meio dificil acreditar que a perfeiçao do Universo foi todo por acaso. Sem intençao, sem inteligencia.

Anônimo disse...

A QUESTAO EH QUE PESSOAS QUE SO POR TER UM NIVEL DE ALTA INTELIGENCIA NAO ACEITAM SE SUBMETER A FE EM UM SER SUPERIOR PORQUE SE ACHAM SUPERIORES,EH AI QUE OS HUMANOS E OS CIENTISTAS SEM ESQUECER OS FILOSOFOS ERRAM ELES NAO QUEREM ACEITAR A REALIDADE E FICA INVENTANDO MERDAS POR AI E COM ISSO SURGIU UMA BOSTA CHAMADA CIENCIA E UM LIXO CHAMADO FILOSOFIA,HA AINDA SERES QUE QUEREM SER TOTALMENTE LIBERTOS DO QUE FOR POR ACHAR UMA VIDA SEM REGRAS FAZENDO O QUE FOR BOM OU RUIM QUE O FIM VAI SER O MESMO EH ALGO ORIGINAL SO POR NAO SER DIFICIL,E PARECER MAIS FACIL A VERDADE COMO VOCE CARA,MAS PENSE BEM NAO EH MELHOR SER CATOLICO NAO PRATICANTE E ACREDITAR EM DEUS QUE SEGUIR O ATEISMO E PREFERIR A CIENCIA MALUCO EU OPTO MIL VEZES POR NAO PRATICAR MAIS CRER EM UMA COISA QUE RECUSAR A DEUS VOCE FALOU EM BURRICE,MAS BURRICE MESMO EH ESSA ASNEIRA QUE VOCE CUSPIU AQUI,E QUEM TA ENCIMA DO MURO?? HAHA,MANO A GENTE TEM NOSSA ESCOLHA DEFINIDA NAO SOMOS COMO VOCE QUE NEM SABE NO QUE ACREDITAR POR SER UM ENTRE TONELADAS DE FRACASSADOS FUDENDO SEUS TEMPOS INUTEIS QUERENDO SER O MELHOR DO MUNDO VOCE SE PERDE COMPLETAMENTE EM SEU TEXTO PORQUE SEUS ARGUMENTOS APESAR DE CONCEITUADOS NAO SAO NADA PERTO DAS DE DEUS POR ISSO EM UM MOMENTO VOCE PARECIA TA COM A CIENCIA,DEPOIS IRONIZA-LA,NA SEQUENCIA ZOMBA DA RELIGIAO,NO FINAL DIZ QUE AS DUAS PODEM EXISTIR PUTZ,E OBSERVEM QUE ELE EH O MESMO CARA QUE PAGOU DE SOU O CARA QUE TAVA NO LUGAR CERTO TENTANDO NOS DAR A DIRECAO SENDO QUE ELE TA MAIS PERDIDO QUE QUALQUER UM AQUI E ISSO EH A PARTE ENGRACADA,O MOLEQUE TA PARECENDO UM IDIOTA DIGITANDO UM MONTE DE ABSURDO,MAS NEM SEQUER CONSEGUIU CONCLUIR,ELE QUE DESCOBRE TUDO OU QUASE TUDO,AFINAL EU NAO VISUALIZEI NENHUMA OUTRA EXPLICACAO PARA A NOSSA EXISTENCIA,MAS ENFIM O PROBLEMA DESSA GALERA MODINHA QUE NAO ACREDITA EM DEUS EH QUE ELAS TEM ARGUMENTOS PARA JULGAR E CONTESTAR TODAS COISAS QUE VER PELA FRENTE,MAS ARGUMENTOS PARA EXPLICAR A ORIGEM DO MUNDO E DO UNIVERSO EM SI NINGUEM TEM,DIZ QUE A RELIGIAO EH CHEIA DE FUROS,MAS NEM SABEM OUTRA IDEIA

Anônimo disse...

Olha o que voce postou é verdade ou voce é ou não é ,amei essa matéria voce disse tudo o que eu sempre pensei.