sexta-feira, maio 22, 2009

O comodismo da fé!


Hoje me peguei pensando no atraso em que a sociedade se meteu quando descobriu a fé.

Ou seja, desde sempre.

Entenda. Em momento algum eu quero questionar a religiosidade nem seus benefícios e sim questionar a postura de comodismo que o humano se encontra perante a fé.

Vou tentar explicar melhor fazendo um relato sobre o começo e evolução das religiões.

Você é um homem pré histórico. Um raio cai no horizonte com um belo trovão de apoio. O susto é óbvio. Fica claro que alguém causou isso. Um ser superior deve estar com raiva. Mas vem a chuva, as plantas florescem e os frutos aparecem. Você entende que não era raiva... era apenas a forma que o tal ser superior encontrou de mandar sua benção ao mundo. Então toda vez que o raio cai, você agradece, pois sabe que o rango vai ficar mais fácil. Como é natural ao humano, você resolve nomear o tal ser superior. Vamos chamá-lo de Claudin. Então você conta a todo mundo sua descoberta. As pessoas percebem que você tem razão... Tudo faz sentido. Você passa a ser uma pessoa importante na comunidade, pois sabe o que Claudin pensa... Acaba de se tornar um sacerdote!
Com tempo livre você passa a observar melhor a natureza em busca de novos poderes de Claudin... Ou até novos deuses.

Eis que nota que aquela bola de fogo no céu traz a luz e calor todos os dias e a bola brilhante traz a escuridão e altera o mar. Obvio... são novos deuses que interagem com Claudin. Vamos chamá-los de Foguinho e Brilhosa. Claudin parece ser mais poderoso, pois consegue, com seu manto escuro, esconder Foguinho e Brilhosa.

Com o tempo inúmeros deuses surgem, cada um com sua função. É uma religião mais lógica que as atuais, pois ainda não existem historinhas e os deuses claramente interagem com os humanos.
Um belo dia para de chover. Tudo fica seco, plantas morrem, lagos secam, o calor está de lascar. Todos se voltam para você, o sacerdote, e perguntam o que está acontecendo. A pressão é grande e você tem que dar alguma resposta. É obvio que os deuses estão chateados... Mas com o que? Depois de muito pensar você resolve soltar qualquer coisa.

Os deuses querem um templo. Assim, todos se reúnem e constroem um templo. Mas a chuva não vem. Então mandam oferendas para o templo. Nada ainda... vamos fazer sacrifícios de animais. Galinhas, vacas, porcos, lagartixas... caramba...nada! Vamos apelar? Sacrificamos um dos nossos. Uma criança!

Funcionou!!! Coincidentemente um tempo depois começa a chover. Ok. Agora sabemos o que fazer. Todo ano nessa época faremos uma festa em homenagem aos deuses e sacrificamos uma criança. Claro...A humanidade ainda não conhece claramente as estações do ano. Ninguém percebeu que a chuva parou na época de secas e voltou normalmente na época das chuvas... Notem que, após consolidada, uma religião tem, através de suas coincidências, respostas básicas que dependem da vontade de um ser ou seres superiores com os quais não temos contato. Eles nos ouvem, mas não os ouvimos. Apenas conhecemos as conseqüências de suas vontades.

É quando a coisa começa a ficar cômoda. Minha plantação não foi à frente, pois Claudin não mandou a chuva e Foguinho torrou tudo. Não devo questionar pois essa é a minha fé. Com certeza fiz algo que eles não gostaram.

Aquela tribo vai continuar fazendo o sacrifício humano naquela época até o fim dos tempos... ou até que alguém deixe a comodidade de lado e resolva estudar o que realmente acontece. Nada de “Deus quis assim”. Vamos criar um sistema de irrigação para aquela época do ano? Vamos armazenar água? Terras mais férteis? Não podemos culpar aquela sociedade. Eles fizeram o que era lógico devido ao pouco desenvolvimento cultural.

Agora nos transportemos para os tempos atuais. As sociedades evoluem principalmente à custa de revolucionários que tentam vencer a barreira da fé. Se na pré história só tinha o Claudismo, agora temos budistas, católicos, muçulmanos, judeus, zoroastras... enfim...um número absurdo de pessoas que entendem o que Deus ou os Deuses querem. As antigas religiões viram mitologias e as novas acham um absurdo que antes acreditassem que o Sol era um Deus. Ou que vivia um deus com rabo de peixe e um tridente nos mares... mas acham a coisa mais normal do mundo um cara andar sobre as águas e transformar água em vinho, ou um Deus com cabeça de elefante com vários braços ou ainda uma sereia que controla as águas... A minha religião pode ter esquisitices... As outras não.

E tudo fica cômodo. Não posso usar camisinha por que Deus não quer... Se eu pegar uma doença foi ele que quis assim. Para que botar o doente mental no hospício? Ele está obviamente com um espírito obsessor, ou uma possessão demoníaca. Não posso clonar órgãos, usar células tronco. É incrível a quantidade de pessoas esclarecidas que eu conheço que não acreditam que os dinossauros existiram. Aqueles fósseis são um complô internacional contra a sua religião. Algumas não permitem que se corte o cabelo, outras mutilam garotas para que não sintam prazer, outras ainda não permitem que seus membros usem medicamentos ou façam transfusão de sangue.
É tudo muito cômodo. Deus quer assim e pronto.

Novamente volto a frisar que não quero discutir religiões. Pelo menos não agora, pois se houve comodismo, também houve e existem ainda vários benefícios. O fato que impede o bem também impede o mal. O Medo! O medo que Claudin jogue um raio na minha cabeça me fez pensar duas vezes antes de matar um cara que eu não gostasse. Ou o medo de passar uma eternidade num mar de fogo e enxofre me impediu de roubar o carro do meu vizinho.

Eu me ponho entre essas pessoas. Eu também tenho dúvidas. Quem lê o que eu escrevo deve pensar que sou ateu e isso não é verdade. Sou agnóstico. Eu acredito que existe alguma força por traz disso tudo. Só não acredito que alguém um dia em vida vai descobrir o que essa força quer ou deixa de querer... Se é que algum dia ela já quis alguma coisa.

E assim vai a sociedade... A passos de tartaruga no desenvolvimento da humanidade.

2 comentários:

Blog do Jorge disse...

Ola
Cara, realmente interessante esta sua postagem, muito bem observado, não estou comentando para " convertelo" para alguma religião, mas gostaria de comentar algo interessante, sou Cristão, Creio no Poder de Deus atraves do Espirito Santo na minha vida, ou seja a Santa Trindade, não sou catolico, sou Protestante, mas.. naõ importa agora a denominação, o que realmente importa é que eu na minha perfeita sanidade, sinto o Espirito Santo em mim, e converso com o Senhor, e tenho resposta !
vc observou corretamente, mas gostaria de te desafiar ... se vc aceitar claro !
Pergunta, fielmente, oque Deus quer na sua vida ? e eu creio que de alguma maneira vc tera resposta.
Abraços

Claudio Gaspari disse...

Eu já perguntei, Jorge.

A resposta que eu tive foi:

Viva e seja feliz!