domingo, abril 22, 2007

Figurinhas conhecidas - Mula sem cabeça!!!


Resolvi passar um tempo me dedicando ao nosso folclore. É uma das maiores fontes de "coisas sobrenaturais" que podemos ter.

Hoje me bati de cara com a famosa Mula sem cabeça. Todo mundo já ouviu falar dela...mas alguém sabe como tudo começou?

A primeira coisa que descobri foi que a lenda não é brasileira. Na verdade é uma adaptação para a nossa cultura. A origem real se perde, mas acredita-se que tenha sido trazida ao Brasil pelos espanhóis e portugueses.

O fato é que é uma lenda criada com propósitos plenamente católicos pois a mesma envolve pecado cometido por mulheres e padres.

Então vamos ao Dossiê da Mula sem cabeça!!!

  • Como se tornar uma Mula sem cabeça?

Primeiro...uma mula obrigatoriamente deve ser mulher (sem risos aqui!!!). Basicamente se você for uma mulher e mantiver alguma relação amorosa com um padre...já era!!! A maldição da Mula sem cabeça já estará ligada a você.

Alguns são mais radicais e acreditam que só o fato da mulher pensar na possibilidade da relação, já está condenada.

  • Como é a transformação?

O negócio não é muito agradável...Na madrugada de quinta para sexta feira a mutação acontece. A coisa se parece muito com a transformação do lobisomem...a diferença é que ao invés de um lobo a mulher vira uma Mula!!! ( que descrição perfeita...podem aplaudir!!!)

Bom...o fato é que a cabeça da Mula desaparece a as chamas do inferno surgem em seu lugar.

  • O que acontece com o padre que teve a relação com a mulher?

Nada...é claro! A culpa de tudo é da mulher...Ela que se insinuou para o pobre padre...Vocês mulheres são terríveis!!!

  • Se um homossexual tiver relação com um padre, também vira Mula sem cabeça?

Não...senão o que teríamos de Mulas sem cabeça pelo Brasil não seria brincadeira!!! Ele no máximo vira purpurina depois de morrer.

  • Como é a Mula mesmo?

Bom... Eu nuca vi uma, mas dizem que pode ser marrom ou preta, tem cascos prateados, crina esvoaçante, chamas ardentes e uma velocidade incrível!!!

  • Qual o objetivo da Mula sem cabeça?

Nenhum...apenas a maldição visa punir a mulher pecadora fazendo ela correr desenfreada pela estrada e destroçando tudo o que estiver pelo caminho!

  • E se eu encontrar uma Mula sem cabeça, o que devo fazer?

Aí depende dos seus objetivos. Se você quiser apenas se proteger basta deitar de bruços no chão (fora do seu caminho...é claro) e não deixar unhas e dentes a mostra. Não se sabe ao certo o por que, mas acredita-se que ela encara essas partes do corpo como um sinal de ameaça.

Se seu objetivo é livrar a mulher da maldição...seguimos para a próxima pergunta:

  • Como quebrar a maldição?

Rapaz...a coisa não é fácil. Se você não for um peão experiente , nem tente!!! Uma das formas de livrar a mulher do seu sofrimento é removendo o cabresto dela. Mas como você deve ter percebido não é nada inteligente se aproximar da criatura.

A outra forma também exige uma certa aproximação mas você deve ter em sua posse um item quase extinto...É preciso furar a Mula com uma agulha virgem...e como todos sabem, não tem mais nada virgem nesse mundo!!! Caso você consiga essa proeza, basta tirar pelo menos uma gota de sangue do bicho!

Na verdade tem uma forma mais fácil de retirar a maldição, mas depende exclusivamente do padre envolvido na relação. O sacana teria que amaldiçoar a mulher sete vezes antes da realização da missa. O problema é que, fazendo isso, ele está admitindo a culpa...Ou seja...pode esquecer essa forma.

  • A mula sem cabeça é muda?

Não...na verdade ela é bem barulhenta e costuma soltar relinchos assustadores. Acredita-se que se pode ouvir gemidos humanos misturados ao relincho se prestar bastante atenção.

  • Como ela se destranforma?

Bom...tem gente que diz que a criatura tem que percorrer sete cidades...outros dizem que ela só se destransforma depois de ouvir um galo cantar 3 vezes. O fato é que, quando isso acontecer ela vai estar peladinha( he he he) e toda arranhada devido as porradas que levou pelo caminho.

  • E por que logo uma Mula...não poderia ser um bicho mais agradável?
A história da mula se deu por que era o meio de transporte mais utilizado pelos padres na época da criação da lenda. Era o animal mais apegado ao santo homem!



CURIOSIDADES:

Como dito anteriormente, a lenda não é exclusividade nossa. No México ela é conhecida como "Malora" e na Argentina como "Mula anima".

Tem uma lenda antiga em que a mula aparece com as mesmas características físicas, mas a história é totalmente diferente. Essa história foi retirada do Wikipédia:

"Também há uma lenda mais antiga ainda, que conta que em um certo reino, a rainha tinha a mania de ir certas noites ao cemitério, sem permitir que ninguém a acompanhasse. O rei, então, decidiu seguir sua mulher, secretamente, durante uma dessas saídas, e encontrou-a debruçada sobre uma cova, que abrira com as próprias mãos cheias de anéis,devorando o cadáver de uma criança, enterrada na véspera. O rei, então, soltou um berro horrível, e quando sua mulher viu que fora pega em flagrante, soltou um berro mais terrível ainda, se transformando assim na Mula-Sem-Cabeça."

9 comentários:

Vivi Blood disse...

Sou apaixonada por lendas urbanas e as do nosso folclore tb.Essa matéria ficou de bom tamanho e bem explicadinha, adorei a foto tb....
Aguardp ansiosa a próxima postagem.

Obs: Amei a foto do cabeçalho do "blag", lá em cima. tá linda.



=)

Anônimo disse...

nossa nessa ultima versão da lenda arainha é praticamente uma pedofila! :o

Patr�cia disse...

Gostei, Cláudio, não sabia que a Mula sem cabeça não era nossa.

Anônimo disse...

Muito boa a matéria, seu Cláudio!!!

Gosto muito da forma como escreve...
Dosando muito bem a "seriedade" do assunto com um toque de humor.

Assim fica a cara da CS!

Adorei essa parte aqui:
"Ele no máximo vira purpurina depois de morrer."

hauhauhauhauhuahuahua

B. disse...

nossa amei essa lenda

Anônimo disse...

"Cráudio"
Não sabia que os "doutores de dente e gengiva" escreviam tão bem e que arranjavam tempo pra isso tb
rsrsrsrsrsrs
Nossa ri muito com a parte dos homossexuais virarem mula sem cabeça rsrsrsrsrsrsrsrs

Ane disse...

Cara,o blg ta massa...amo folclore!!!
Mas que tal agora uma boa atualizada?
Poderia falar dos "deuses".

Vaaaaaaaaaai Claudio!!!

Fala dos deuses!!!!
=)

Anônimo disse...

kakakakaa essa mula é deveras engraçada!!!

Anônimo disse...

Adoro ler lendas sao muito boas as suas claudi