sábado, julho 08, 2006

Voodu - escolha entre o bem e o mal!


Atendendo a pedidos vamos falar um pouco sobre essa religião mística que erroneamente é confundida como maligna devido às diferenças entre nossas culturas.

Não que não tenha algo de maligno, mas pense da seguinte maneira. Imagine que você acredita na bíblia. Então você crê que existe Deus e seu oponente, o Lúcifer ( Lulu para os íntimos). Então, você pode fazer o bem estando do lado de Deus ou fazer o mal estando do lado do Lulu. O bem e o mal estão bem delimitados.

Já na religião Voodu (Ou Vudu) a linha que separa o bem do mal é muito tênue. Tudo vai depender da sua necessidade do momento. Se você precisa fazer o bem para atingir seus objetivos então assim seja. Se o mal é mais importante naquele instante, opte por ele. O importante é o bem estar, conforto e felicidade do adepto.

A religião Voodu é africana e se disseminou na América com mais força nos Estados Unidos. O Voodu se assemelha bastante com o Candomblé. Neste nós temos os Pais e Mães de Santo. Naquele nós temos os Reis e as Rainhas. A Rainha por sinal tem mais poder do que o Rei...é uma religião matriarcal.

Por que vemos o Voodu como uma seita do mal?

Simples. Primeiro por que é uma religião vinda de negros escravos que viviam à margem da sociedade. Só isso já carrega uma mancha histórica difícil de tirar.

Em segundo lugar por que é completamente diferente da religião oficial da maioria dos brasileiros. Lembrem que até o candomblé é considerado uma seita demoníaca...e os adeptos nem acreditam na existência do demônio. As diferenças básicas entre o voodu e o candomblé são devido ao sincretismo religioso que os escravos foram obrigados a realizar para evitar maiores perseguições.

Por fim temos a mídia. Quantos filmes vocês já assistiram onde o voodu é usado apenas para o mal? Quando falamos de Voodu o que você lembra? Posso adivinhar?

A primeira coisa que lhe vem à mente é o famoso boneco voodu...Esse mesmo...O de espetar agulhas. Depois talvez você lembre de poções mágicas, sacrifício de galinhas, e zumbis.

Talvez o maior problema da “demonização” do voodu seja a condição social da maioria dos seus adeptos. Boa parte deles são extremamente pobres e acabam usando o lado “negro” com maior freqüência. Imagine que o Haiti , que é um país altamente carente, tem o voodu como religião oficial (declarada pelo presidente Jean Bertrand Aristides em 2003). A pobreza e a ignorância fazem com que muitos cidadãos desesperados façam qualquer coisa em benefício próprio, ainda mais de ordem material.

Vamos detalhá-la agora:

Quem são os deuses?

Os adeptos acreditam na existência de um Deus supremo ( que originalmente é chamado de Olorum mas acabou sendo chamado de Bom Dieu devido ao sincretismo), mas as divindades efetivas são grande números de espíritos denominados LOA. Estes podem ser aparentados a santos católicos, ancestrais deificados ou deuses africanos.

Entre os Loas podemos identificar o Legba, mediador entre o homem e os espíritos; o deus-serpente Damballah, fonte de virilidade e poder; Erzulie, dedeusa do amor, ciúme e vingança, e Guede, que, juntamente com auxiliares sinistros vomo o mal-afamado Barão Samedi, preside aos mistérios da morte e feitiçaria maligna.

Numa posição hierárquica inferior à dos deuses mais importantes encontram-se as divindades menores, por vezes denominadas deuses petro, e abaixo destes inúmeros espíritos, incluindo muitos anteriormente humanos.

Como é a cerimônia?

Tipicamente é realizado num sábado à noite num templo chamado de houmfor que consiste em um pequeno edifício onde ficam as relíquias sagradas, uma sala adjunta lateralmente aberta e um pátio ou clareira onde se reúnem os adoradores.

O sacerdote rei ( houngan) ou a rainha ( Mambo) inicia as cerimônias na sala exterior com suas preces características.

Depois desenha no solo os símbolos do loas que pretenda convocar.

Então os adoradores começam a cantar e dançar se entregando completamente à situação, podendo ou não oferecer sacrifícios aos deuses (normalmente galinhas ou cabras)

Se tudo correr bem alguns dos adoradores serão possuídos pelos loas clamados por alguns momentos ( costumeiramente se contorcendo e falando em línguas intelegíveis) e por fim tombarão ao solo ( sinal que os loas favoreceram a petição).

E o boneco vudu?

É um instrumento básico do voodu. Também pode ser utilizado para qualquer fim...seja bom ou ruim.

Basicamente deve ser feito pela pessoa que vai executar a magia e deve conter cabeça, tronco, membros e órgão genital, se for a representação de um homem, ou seios, se corresponder a uma mulher.

Para batizar o boneco é só amarrar o nome da pessoa de quem se quer influenciar ou amarrar algo pessoal( fios de cabelo, tecido de roupa usada...)

Depois é só preparar o leque de opções...se quiser fazer o mal esteja com um bom estoque de alfinetes, fósforos , serra elétrica, metralhadora...qualquer coisa para agredir o boneco!

Se quiser fazer o bem opte principalmente por orações e banhos de ervas .

E os Zumbis?

A existência dos zumbis faz parte dos aspectos mais secretos do voodu.

Bokos (semelhantes a feiticeiros) podem pedir ajuda ao Barão Samedi (aquele Loa porretão que cuida da morte e feitiçaria) e lançar uma maldição sobre alguém que acaba de morrer. Assim seu espírito é aprisionado e seu corpo é reanimado ficando sob ordens do feiticeiro servindo para sempre.


O vudu funciona?

Aí vem o aspecto da crença. Biologicamente o organismo humano é poderoso e muito se conhece sobre seu funcionamento básico. As interações entre a mente e o corpo é que são pouco conhecidas.

Quanta gente já ficou curada com cirurgias espíritas? Quantos católicos desenganados numa maca de hospital acabaram melhorando de seus males do dia para a noite após seus familiares terem feito promessas? Quanta gente já conseguiu encontrar o amor da sua vida depois de fazer um “trabalho” no candomblé?

Inúmeras! E se a cirurgia espírita ou a promessa católica não foi apenas um instrumento para o doente se sentir autoconfiante e seu organismo , por formas nãotão conhecidas, reagir a todas as aflições?
E se o trabalho do candomblé apenas fez com que a mulher ou o cara melhorasse a auto estima e passasse a se arrumar melhor e ficar mais confiante propiciando a vinda do novo amor?

O fisiólogo de Harvard Dr. Walter B. Cannon descreveu o processo através do qual um crente do vodu pode morrer de medo se pensa que foi amaldiçoado. O choque auto-infligido, com as consequentes deficiências circulatórias e quebra de fornecimento de oxigênio aos órgãos vitais, pode ser precipitado, afirmou o Dr. Cannon, pelo simples «poder fatal da imaginação agindo através do terror absoluto.


Então é isso....batemos novamente na tecla da “Fé ou ciência?”

Creia no que desejar!




Ps: Alguns bons filmes com o tema são:


A MALDIÇÃO DOS MORTOS-VIVOS

A CHAVE MESTRA

11 comentários:

BaZilHuUuUu disse...

Bom post mestre Claudio!
Pra mim.. voodu e todas as religioes...sao tudo sem noçao!
Igreja catolica que seria a "boazinha" matou milhoes em nome de seu deus... entao quem é a Voodu pra ser "A demoniaca"!
Prefiria muito mais uma galera fazendo rituais de voodu na esquina do meu predio doque aquela igreja de crente que acha que Jesus é surdo!

Simone Arakaki disse...

Adorei o post Cláudio!

EU me lebrei de uma propaganda da Brahma, em que uma carinha tava em uma balada com algumas "amigas" e a namorada dele pega um bonequinho de voodu e brinca com um isqueiro, ateando fogo no sem vergonha...
Bom, no final ele corre pra tomar uma Brahma pra refrescar se refrescar e nesse momento o bonequinho na mão da namorada apaga o fogo do isqueiro fazendo xixi sobre ele! Hehehehe


Muito bom, parabéns!!!

La Folle disse...

Hm mas a chave mestra ñ é vodu certo? é algo bem semelhante...?
ahahhahahaha
"acham que Jesus é surdo"

Claudio Gaspari disse...

No filme A chave mestra , eles chamam de Hudu...mas no fim é a mesma coisa

Cris Giglioti disse...

Mto legal, tio Cláudio.. tá de parabéns mais uma vez...
Ah.. detalhe o termo fisiólogo (fisiologista, em espanhol) pro Walter B. Cannon.. rsrs!!!
Adorei!!

juh disse...

Nunca vi o primeiro filme, mas o segundo (A Chave Mestra) é uma droga imensa, muito ruim mesmo. Não recomendo. XD

Besta Oculta disse...

porra a parte da metralhadora para o bonequinho voodoo foi fo.....

Anônimo disse...

Belíssima introdução ao voodu. Obrigado por tratar o assunto de forma apartidária e sem preconceitos. Para que as pessoas se conscientizem de que nenhuma crença ou religião é "do mal" ou demoníaca e que para que cada um respeite a crença dos outros.

oaoa disse...

A chave Mestra é hoodoo, uma ramificação do voodo, muito interessante também , só que não é uma religião.

Anônimo disse...

Ycwjyhdcgrjjhvrd

Anônimo disse...

PEÇO...
A Rainha MARIA PADILHA (pomba gira), ao SÃO CIPRIANO, a MARIA MULAMBO (pomba gira), ao EXU DUAS FACA MUSIFIM, ao EXU CAVEIRA, a ARREPIADA (pomba gira), CIGANA IRIS (em nome de todo povo cigano), POMBA GIRA DA CALUNGA, POMBA GIRA DAS ALMAS, Á YEMANJÁ, Á ROSA CAVEIRA (pomba gira), ao EXU MARABO, as ALMAS.
Quero que (lmpds) nesse momento pense em mim (aaada), querendo a todo custo me Ver, ficar comigo para sempre, ouvir minha voz, me abraçar, e me beijar, que Sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha minha Presença.
Que (lmpds) só tenha PENSAMENTOS, OLHOS, CORAÇÃO, AMOR, DESEJO, TESÃO, VONTADE, PRAZER, REALIZAÇÃO SEXUAL SÓ COMIGO(aaada).
Que (lmpds) me procure ainda hoje, e declare seu amor por mim (aaada) e me peça Para continuar a ser seu e depois seu companheiro para o resto da sua vida, Que seja o SEU AMOR ETERNO.
Que (lmpds) me procure desesperadamente hoje. Que (VGF) venha me ver e me peça para nunca a deixar.
Que TODAS AS ENTIDADES INVOCADAS POSSAM VISITAR AGORA (lmpds) SOPRANDO MEU NOME (aaada) NO OUVIDO DELA (lmpds), FAZENDO COM QUE ELA FIQUE AGORA COM MUITO MEDO DE ME PERDER E FAÇAM COM QUE ELA (lmpds), SINTA UMA SAUDADE DE DOER NO PEITO.
Que (lmpds) sinta minha falta e não resista. Que (lmpds) me queira hoje. Que (lmpds) sinta um ciúme absurdo de mim, e tenha muito medo de me perder.
Que ele (lmpds) me procure hoje a noite, que passe todos os dias a desejar- me e a querer estar comigo todos os minutos da vida dela que me assuma de vez em seu coração, que o primeiro nome a sair da boca dela sempre seja o meu (aaada).
Minhas entidades amadas, em quem confio e creio totalmente, tragam (lmpds) pra mim pra sempre, injetem coragem nas veias dele que ele me peça para ficar com ela o mais rápido possível, que ela (lmpds) se revolte e não consiga mais essa situação de ficar longe de mim (aaada) e que me queira com urgência e O façam detestar e ter nojo profundo de todas as homens.
Divulgarei esta oração e vossos nomes, e terão sempre a minha gratidão.
Me dêem um sinal...
Assim já é. Serei grato, minhas entidades, tenho muito temor, respeito por cada uma de Vós, me atendam, vos suplico, sei que dominam tudo e qualquer pessoa, amarrem esta amada mulher (lmpds) para mim (aaada).
Que ela rasteje atrás de mim eternamente, soprem meu nome (aaada) em seu ouvido até o levar à loucura, para sempre. ASSIM ESTÁ FEITO, ASSIM SEJA, ASSIM SERÁ PELO PODER DAS 13 ENTIDADES
INVOCADAS que tenha sonhos comigo fazendo assim com que me ame a cada dia mais.
Se estiver TRABALHANDO QUE PARE com saudades de mim, que sinta prazer somente em ouvir a minha voz, (aaada) sentirá um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e que nunca sentirás.
Salve sete saias minha boa e gloriosa princesa, pelas sete saias que acompanha seus passos, rogo e suplico que amarre (lmpds) nos sete nós de sua saia e sete guizos de sua roupa para mim.
Agradeço por estar trabalhando ao meu favor.
Vou divulgar o seu nome em troca desse pedido de trazer (lmpds) sempre comigo para que se torne minha e largue outros para sempre e fique só comigo e ainda hoje pense em mim e me ligue e retorne logo por não conseguir ficar longe de mim, pois terá medo de me perder que venha dizendo que me quer sempre junto dela.
Assim seja e assim será. E assim está feito.
Confio nas falanges da Pomba Gira Rainha das sete encruzilhadas. Cada vez que FOR FEITA essa oração, mais forte ela se fará. Por isso vou mandar para os quatro cantos do mundo pedindo que me conceda o pedido de estar com (lmpds). Que os espíritos das falanges da Pomba Gira já estão soprando ao
seu ouvido de (lmpds) o meu nome (aaada) de dia e de noite.
Ela (lmpds) daqui mais um pouco não vai comer nem dormir, nem fazer coisa alguma a não ser se estiver comigo! Confio no poder das sete encruzilhadas e vou continuar divulgando esta oração
poderosa.
Porém,não se pode voltar atrás, pois a pessoa quem pediu para amarrar amarrará. Jamais ela deixará de correr atrás de você. Confie e divulgue. Que assim seja e assim será. Amém.
Para a pessoa te procurar publique esta oração 3 à 7 vezes