terça-feira, dezembro 20, 2005

Figurinhas conhecidas - Combustão humana espontânea!!!


Não é tão freqüente a dúvida, mas já rendeu bons tópicos na C.S.

Antes de qualquer coisa gostaria de deixar claro que a palavra "combustão" nada tem a ver com seios fartos!

É complicado falar em combustão humana espontânea (CHE). Teoricamente não seria nada sobrenatural e sim algo biológico. Mas como é raríssimo ouvir falar nisso e normalmente acontece sem testemunhas, a coisa complica.

Inicialmente vamos a uma definição.

A CHE seria um processo pelo qual um ser humano literalmente arderia em chamas resultante de um calor interno muito intenso provocado por reações químicas internas ao organismo.
Ou seja, por algum motivo um sujeito começaria a queimar de dentro pra fora restando apenas suas cinzas carbonizadas no final!

Difícil de engolir, né? Principalmente por que para um corpo ser carbonizado é necessário um calor de 1.600 graus centígrados!!! Por mais que a gente acredite que possa acontecer, ninguém tem provas ou experiências.

Quem é que vai nos dizer:

-Eu conheci alguém que morreu disso!!!

Ou pelo menos alguém que leu num jornal sobre isso? Imagina na página policial:

"Mais um morto por auto combustão em São Paulo. Com esses são seis só essa semana. A população pede providencias às autoridades!"

Já tentaram relacionar a CHE com o consumo excessivo de álcool. Mas se fosse apenas isso eu tenho pena do resultado do carnaval em Salvador... A cidade ia pegar fogo literalmente, assim como a Roma de Nero!

Existem também associações com o fumo.

Se isso fosse verdade também teríamos um aviso no fundo da carteira de cigarros:

"O ministério da saúde adverte. Fumar em excesso pode ocasionar combustão espontânea" (e uma foto de um churrasquinho no verso!)

Mas o fato é que existem relatos bem detalhados. O caso mais conhecido data de 1951 e envolve uma senhora chamada Mary Hardy Reeser. Era uma velha gordinha de 77 anos que vivia na Flórida.

Uma bela manhã, uma vizinha foi entregar uma correspondência sem sucesso. Sentiu um cheiro de queimado e, quando pegou na maçaneta sentiu um calor intenso. Chamou então dois homens que trabalhavam ali por perto e pediu que arrombassem a porta. Feito isso eles analisaram o ambiente e viram apenas uma pequena labareda que foi facilmente apagada. Seguiram para o aposento onde a velhinha costumava ficar e a viram... Ou pelo menos o que restava dela. Sua cadeira estava queimada e de seu corpo restavam apenas um pé queimado até o tornozelo, um crânio reduzido (devido ao calor) e alguns ossos. O ambiente ao redor não era compatível com a situação. Existiam alguns objetos queimados ao lado de objetos intactos. Era como se um calor estupidamente intenso fosse bem seletivo no que queria queimar.


E isso é uma das características da CHE.A região queimada é bem delimitada!

Existe um relato questionável com testemunhas... Uma tal de Maybelle Andrews tinha 19 anos e estava dançando com um namorado numa festa quando, de repente surgiram-lhe chamas do peito e das costas, consumindo-a em poucos minutos. Isso é que é uma mulher quente!!!!



Então vamos questionar. Fora o caso da dançarina quente, os outros relatos são mais compatíveis com assassinatos. Podem analisar os casos encontrados na internet. Praticamente todos são bem antigos. Época em que a perícia legal não era tão eficaz.

Mas tem alguns doidos que preferem acreditar em" impulsos psicocinéticos destrutivos" ou "flutuações geomagnéticas".

Acredite no que quiser... Mas na dúvida evite beber e fumar em excesso. Se não te livrar da CHE pelo menos te salva de um câncer no futuro!!!

6 comentários:

Mischa Lewf disse...

Nossa Claúdio! Que medo de pegar fogo... Ainda bem que eu não fumo, nem bebo... Pelo menos se o cigarro causasse combustão instantânea e tivesse essa advertência nos maços talvez menos pessoas se arriscassem a fumar. Quanto ao carnaval é melhor explodir mesmo, porque eu odeio carnaval... auhauhauha =P

Anônimo disse...

Muito interessante a matéria Super Cláudio. Por mais que debatito que este assunto tenha sido na C.S. muita gente ainda tem interesse nele!!!

E...
Se excesso de bebida fosse causa de CHE estaria postando na C.S. do além!!!
Hauhauhauahuaha

Anônimo disse...

Chefe,

O calor intenso é alimentado pela gordura armazenada no corpo humano.

Como a queima é feita de dentro para fora, a área ao redor do corpo não é afetada. Por ser muito intenso, também é rápido, não chegando a produzir muitas chamas.

É como quando uma árvore é atingida por um raio. O interior do tronco fica em brasa, mas com poucas chamas.

Abraços!!

Anônimo disse...

Aquele que tiver alguma curiosidade, pesquise sobre essa criatura: "Pirolisco", e depois relacione um fato com o outro.

PIROLISCO - PIROLISCO - PIROLISCO...

Anônimo disse...

Não acredito em nenhuma causa natural. para mim, isso foi assassinato, causado por alguma arma que ainda será inventada daqui há uns 50 anos. Tirem suas conclusões. Boa noite a todos

jorge luiz disse...

Sempre aparece de tudo nesta vida, quero ver o que ainda falta acontecer mais.