domingo, novembro 13, 2011

Leviatã - O Poderoso Monstro Marinho

A série Supernatural tem sido responsável por atiçar a curiosidade de muita gente em busca de informações sobre monstros em geral. A bola da vez agora é o Leviatã (Leviathan).



Na série, o Leviatã não é uma entidade e sim uma raça de Bestas antigas que foram aprisionadas no purgatório ha milênios. Elas seriam a primeira criação de Deus (O Cara não tava muito inspirado).

Como achou que os troços não ficaram legais, o Todo Poderoso resolveu aprisioná-los longe das suas próximas criações. Tanto que nem os anjos lembravam da sua existência. Pra que estalar os dedos e fazer tudo sumir se Ele pode encarcerar as criaturinhas por toda a eternidade em sofrimento eterno? Assim é o nosso Deus!

Enfim, a inspiração para esse capítulo da série veio da própria Bíblia. Nela o Leviatã é bem diferente e se apresenta como um poderoso monstro marinho maior que tudo que já foi visto. No Livro de Jó,  entre os capítulos 40 e 41, o Leviatã é descrito pelo próprio Deus como uma enorme criatura de grande força, cuja própria contemplação seria suficiente para derrubar qualquer homem.



Ele possui escamas resistentes e tão unidas que nem o vento passa entre elas. Sua boca cheia de dentes, cospe fogo e brasa. Suas narinas expelem fumaça. Seus músculos são tão duros que nem se movem e seu coração é pedra. Sua pele é impenetrável. Nem espada, lança flecha ou dardo pode cortar. (Isso por que na época não existia facas Ginsu!). A água do mar ao seu redor ferve como em uma panela.

A descrição bíblica do Leviatã foi responsável pelo pavor de muitos marinheiros em encarar o mar aberto e boa parte dos mapas antigos eram repletos de ilustrações desses monstros. Como a descrição de Deus não foi precisa, muitos tentavam imaginá-lo como um crocodilo, um polvo ou uma serpente.



A Bíblia também cita outra criatura chamada de Behemot ( Bahamut). Esse seria um monstro gigantesco terrestre. Pela tradição judaica, um dia Deus solicitará que o Bahamut enfrente o Leviatã. Nessa batalha o Bahamut vencerá, mas não resistirá aos ferimentos e também morrerá. É a forma que Deus encontra pra acabar com as criaturas sem ter que sujar as próprias mãos.



Curiosidades:


  • Em hebraico o termo é  liwjathan, que significa "animal que se enrrosca". 

  • O cientista político Thomas Hobes, em sua obra, faz uma comparação entre o poder do governo e um Leviatã.





20 comentários:

Eu Não Sou Eu Mesmo disse...

Cara legal o seu blog.
Descobri a pouco, mas li vários posts seus. Não concordo com tudo, mas achei tudo valido e interessante.
Muita informação legal de qualquer forma e os assuntos são bacanas.
Parabéns.
Estou te seguindo por essa conta onde tenho um blog tb.
http://omiimo.blogspot.com/

Mas tenho outro com dicas de filmes.
http://m0v3.blogspot.com/

Abraço

Anônimo disse...

não sou culto no assunto, mas não achei legal a sua forma de falar de deus. achei um desrespeito...

MSobral disse...

Engraçado é que na mitologia nórdica tem coisa parecida, a serpente de midgard, filho de Loki, no Ragnarok, Thor enfrentará a serpente e vencerá, só que também morrerá devido à batalha.

Quem inspirou quem?

Anônimo disse...

Acho q deus é meio preguiçoso mesmo
mas fez criaturinhas legais!

Anônimo disse...

sangue de JESUS poder.

Anônimo disse...

Como vc podê desrespeitar algo que não existe?rsrsrs a biblia e uma piada mau escrita e pior ainda intepretada.

Pedro disse...

Como assim Deus é preguiçoso?
Cara, quer algo mais legal que dois monstros gigantes se enfrentando?
Deus gosta é de ação!!

rei julien disse...

MUITO LEGAL TUDO ISTO. SEMPRE GOSTEI DESTE MUNDO DE CRIATURAS FANTÁSTICAS QUE POVOARAM A IMAGINAÇÃO DE GERAÇÕES E AGORA A GENTE PODE SABER UM POUCO MAIS SOBRE ISSO GRAÇAS A PESSOAS QUE NEM VOCÊ QUE SE INTERESSAM POR ESTE ASSUNTO .

Wallace Paulista disse...

Olha só, que ridículo, trata de cada assunto idiota, retardado, chupa-cabra, loira do banheiro e o raio que o parta, mas quando pôe Deus no meio tem de apelar para a zombaria, chacota, que diabos é isso? Que que há na sua cabeça hein?

Fato:

"Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira." (Joao 8:44).

Daniel Ramos disse...

Sera alguma coisa parecida com a hydra?

Anônimo disse...

o q verdadeiramente o mundo esconde de nos..ja passou pela sua cabeça se um dia estiversemos frente a frente cm um montro oq fariamos..e verdade q existem disco voadores..hotem vi luzes estranha sobrevoando a plantação de soja aqui da fazenda..

Anônimo disse...

Vao dormir

Madame Mortal disse...

ponei maldito ponei maldito lálálálálálá....

Anônimo disse...

PARA COMECAR NAO ESTAR COMPROVADO QUE O LEVIATA EXISTE E SE EXISTIU JA ERA,ATE ONDE SEI DA BIBLIA NAO RESTOU UMA BESTA SEQUER PRA CONTAR HISTORIA TODAS FORAM DERROTADAS,E ESSE CONFRONTO AI SO PODE SER IMAGINARIO,SE ESSES MONSTROS EXISTISSEM MESMO VOCE ACHA MESMO QUE IA DAR TEMPO DE VOCE ESTAR PUBLICANDO NESSE BLOG,E NOS COMENTANDO,CLARO QUE NAO ESSAS COISAS TERIA NOS EXTERMINADOS AO UM BOM TEMPO,SE VOCE NAO ACREDITA NA EXISTENCIA DE DEUS SE POE A PROVA VOCE EH UM CARA INTELIGENTE CERTO,ENTAO DIZ AI UMA TEORIA DE CONSPIRACAO MAIS CONVICENTE QUE A RELIGIOSA,E NEM VEM COM A TEORIA DO BIG-BANG ESSA ALEM DE SER CIENTIFICA,PARECE MAIS UMA PIADA QUE ALGO A SER LEVADO A SERIO,SE FOSSE ASSIM EU EXPLODIRIA UMA DINAMITE E SURGIA SEI LA O QUE 9 BILHOES DE PESSOAS,QUEM REALMENTE ENTENDE ALGUMA COISA SABEM QUE TEM EXPLICACOES PARA TUDO,E SOBRE ISSO A VERDADE ESTAR MAIS QUE CLARA,A MINHA FAMILIA NAO EH O QUE EU CHAMARIA DE BEM RELIGIOSA,MAS TODOS NOS ACREDITAMOS EM DEUS,E ESPERAMOS PACIENTEMENTE NELE,QUAL FOI O RESULTADO,CONSEGUIMOS UMA CASA NOVA,AGORA MORAMOS EM UMA DE FAVOR,ENQUANTO EH CONSTRUIDA A NOSSA,DEPOIS DESSA SE EU TINHA ALGUMA DUVIDA OU ALGUEM TINHA AQUI EM CASA SOBRE DEUS,ELA ACABOU,ELE REALMENTE EXISTE E ESTAR SEMPRE PRONTO A PERDOAR E ACEITAR PESSOAS QUE COMO VOCE REJEITA DIARIAMENTE A PALAVRA DELE,E ANTES QUE VENHA DIZER QUE EU SOU CRENTE,A MINHA RESPOSTA EH OUTRA SOU UM CATOLICO NAO PRATICANTE MAS FALAR DO MEU PAI QUE VEM SEMPRE ME AUXILIANDO E ME MANTENDO VIVO AI NAO EU DIGITO DEMAIS MESMO,ME DAR NOJO DE PESSOAS QUE ACREDITAM EM MITOLOGIAS PATETICAS COMO LEVIATA E APARENCIAS ESTRANHAS MAS IGNORAM O QUE DEUS QUER PASSAR E O QUE ELE TEM PARA NOS OFERECER,E INFELIZMENTE O BRASIL TA CHEIO DESSES INFELIZES PRINCIPALMENTE NA GALERA JOVEM ESSES FILHOS DA PUTAS QUE TEM 800 CURTIDAS NA FOTO E POR ISSO QUEREM SER MELHOR QUE EU QUE TENHO 682,MAS ESQUECE VOCE EH SO MAIS UM NERDZINHO FAN DE ANIMES E DE NARUTO,AMA TIBIA E DEVE SER BELIEBER, DEUS E MUITA ENERGIA PARA SER COMPATIVEL COM VOCE SEU FRUTINHA FAN DE RESTART

elenilson disse...

Nao brinque com Deus.
Voces sabe quem inspirou os escritores da biblia?

II pedro 1:21-porque nuca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homesns santos falaram da parte de Deus movidos pelo ESPIRITO SANTO

talia figueiredo disse...

vao ler a biblia se axao melhor
e para de reclamar porra

Anônimo disse...

Lendo essa pesquisa percebi q na biblia fala pouco sobre o leviatã!!mas e melhor ir buscar respostas na biblia msm pq nessa pesquisa nao tem NADA
de acordo com a biblia!!
Gente nao brinquem com deus!!do msm geito q ele criou a humanidade ele poderia ter acabado com ela,mas ele tinha outros planos q estao perto de acontecer!!
So estamos aqui hj pq deus nos amou!!

Anônimo disse...

Falta d respeito como fala d deus!

Anônimo disse...

Namoral sou cristão. E n vi o dono do blog desrespeitar ngm nem desrespeitar a Deus. Ele simplesmente nos informo sobre uma lenda simplesmente isso se vcs acreditam ou nao tanto faz mas se e pra ofender o cara nem precisam comentar. Vao la e façam suas pesquisa Namoral esse e o problema da humanidade. Nao sabem respeitar crença nem opniao diferentes.

Unknown disse...

Amigo mais respeito ao falar de deus só porque vc não o vê não significa que ele não existe cuidado com suas palavras deus é fogo consumidor, e a bíblia é o livro dos livros sabe porque porque ela testifica de Jesus , não fale do que não tem conhecimento deus tenha misericórdia de você...