quarta-feira, julho 07, 2010

Os Albinos da Tanzânia


Esssa eu li a alguns meses numa reportagem e resolvi trazer até vocês.

Inicialmente vamos explicar o que é o albinismo. De uma forma simples, o "Albinismo" é uma alteração genética que afeta alguns seres vivos, alterando-lhes a pigmentação. A produção de melanina, célula responsável pela cor, é deficiente e a pele, pelos e olhos ficam parcialmente ou totalmente descolorados.

Por serem "diferentes" do resto da população, os albinos acabam sendo socialmente prejudicados. No passado, por esse motivo, era muito frequente a união entre dois indivíduos albinos formando famílias totalmente albinas.

Nos anos da ignorância, essas famílias terminavam ganhando a vida sendo explorados como "aberrações" de circos.


Como tudo o que é diferente é associado ao sobrenatural, assim também ocorre com os albinos. Uma das características da ausência de melanina é a falta de proteção da pele aos raios solares. Assim, muitos albinos preferiam realizar suas atividades durante a noite. E todo mundo sabe que seres noturnos são "malignos"! Um dos apelidos comuns aos albinos era "Filhos da Lua", por causa desses hábitos.

Bom, vamos aos finalmente!

Viajaremos para a Tanzânia. Um belo País da Africa Oriental banhado pelo oceano índico. Apesar de suas belezas naturais, o local é extremamente pobre. Pobreza leva a
à falta de estudo e consequentemente à ignorancia e supersticiosidade.



Num lugar assim não é de se admirar que os albinos sejam olhados de uma forma, no mínimo, diferente.
Só que por lá essas pessoas não são discriminadas e sim estimadas!

Que bom! - você deve ter pensado - Um bom lugar para as pessoas com albinismo passarem suas vidas!

Não amigos, acreditem. É o pior lugar na face da terra em que um albino poderia ir.

Na cultura popular os albinos são vistos como seres de grande poder sobrenatural. Os pescadores costumam amarrar fios de cabelos de albinos em suas redes acreditando que este ato trará mais sorte na pescaria.

Mineiros costumam usar amuletos com ossos moídos de pessoas com albinismo e... Sim...foi o que você leu...Ossos.

Tá bom, ok,ok...Mas eles cavam sepulturas e pegam ossos de albinos mortos, não?

Não galerinha. Dificilmente eles esperam uma morte natural. Os albinos sao literalmente caçados como animais, assassinados e literalmente destroçados para venda das partes dos corpos.Um comércio lucrativo e em expansão!



Beber o sangue ainda quente de um albino eleva significativamente o poder de um feiticeiro. Se for criança, então, melhor ainda. A pureza da criança é grandiosa para os feitiços.

Partes do corpo como dedos, línguas, membros e genitais são vendidos por uma soma considerável no mercado negro da bruxaria.

A coisa é tão feia que eles chegam a importar, ilegalmente claro, esses "ítens" de feitiçaria.

Coitados dos quase 270 mil albinos que vivem por lá. Normalmente eles usam artifícios para não serem pegos desprevenidos. Dificilmente andam sozinhos e evitam lugares ermos.

A cultura enraizada nas mentes humanas acaba por influenciar negativamente a questão do albinismo, em especial, na ficção. De forma que Associacões Oficiais de Albinos já fizeram diversos protestos e tentativas de boicotes aos cineastas ou escritores que usam personagens albinos como vilões.

Podemos citar alguns como Matrix, O Código de Da Vinci, A Firma, Máquina Mortífera, Cold Mountain e 007.





Eu comentava com um amigo que faria uma postagem sobre isso e ele me disse:

- Michael Jackson provavelmente nunca faria um show por lá. Já pensou quanto valeria seu corpo?




Na verdade ele não sofreria mal nenhum... É bom deixar claro que o que o Michael sofria era "vitiligo". Este é outro problema genético que afeta a produção de melanina, mas é diferente do Albinismo.

Bom, amigos. Era isso que eu tinha para vocês. E se você for albino e tinha esperança de passar as férias na África, pense melhor e reconsidere. Ou contrate guarda-costas!

2 comentários:

master_e2 disse...

POw Claudio, muito bom o post, fazia tempo que não tinha nada novo por aqui...
Esse assunto é muito interessante e tem muito pouco sobre...
Valeu e esceva mais por favor... abs

ana disse...

Acabei ver um episodio de uma seria que gosto muito e falava justamente de albinos da Tanzânia e como erra o tratamento dado a eles, não acreditei muito e como qualquer pessoa fui procura e fico pensando em pleno seculo vinte um como pode existi gente com tanta ingenuidade se não ignorância....