domingo, março 21, 2010

Espelhos Sobrenaturais

Lá está você, à noite, entrando no banheiro. Se olha no espelho...Cara de sono... Abre a portinha para pegar a escova ou abaixa para pegar uma toalha no chão... Quando fecha a porta ou se levanta...Lá está, refletida no espelho, aquela criatura assombrosa atrás de você.

Esse é o clichê número 1 dos filmes de terror. Chamado carinhosamente de "Susto do espelho". Está em 90 % dos filmes do gênero e hoje em dia tem sido usado até sem susto nenhum, só para sacanear com você...Que já está esperando o susto.

E nem precisa ser necessariamente um espelho. Qualquer coisa que reflita imagem pode servir. Uma janela, uma panela, uma TV...

Os espelhos tem sido, ao longo dos anos, considerados objetos de grande poder sobrenatural. Já está enraizado na nossa cultura. Qual garota não olhou uma vez na vida para seu espelho e disse a clássica frase bruxal da história da "Branca de Neve"  :







- Espelho espelho meu...










Sim! Espelhos mágicos são frequentes tanto em histórias de terror quanto em contos de fadas. Quem não se lembra do espelho que servia de portal onde Alice invadia o País das maravilhas?



A relação entre espelhos e o sobrenatural é antiga, mas tem caído no desuso real e ficado limitado aos filmes. Os mais antigos ainda os respeitavam. Quem nunca visitou a casa de alguma vovó após um recente falecimento na família e descobriu que todos os espelhos estavam cobertos com  lençóis? Eles acreditavam que os espelhos poderiam atrair a alma do parente falecido e não arriscavam.

Outra lenda envolvendo o poder dos espelhos também é altamente conhecida. O que você diz quando alguém quebra um espelho? Essa pessoa terá 7 anos de azar, não?

Mas por que isso? Você já se perguntou?

Existem algumas explicações. A melhor delas é que o espelho reflete a sua alma... Ao quebrar um, sua alma fica danificada. Existe uma crença de que o corpo se renova completamente a cada 7 anos. Assim sendo, sua alma seguiria o mesmo rumo!



Mas você quebrou o espelho e não quer esse azar todo? Existem formas de eliminar a maldição do espelho.Uma delas é lavar os fragmentos num rio que siga para o sul. Outros dizem que enterrar os fragmentos do espelho pode funcionar também. Só não me perguntem o porque dessas loucuras.

A ligação entre espelhos e fantasmas tem sido bastante usada ao longo dos tempos, em especial nas lendas urbanas. A já conhecida "Loira do Banheiro", assombração favorita de 99 de 100 crianças em fase escolar, é uma delas.

Quem não se lembra da história, já contada aqui no blag, da garota que foi assassinada no banheiro e cuja alma foi aprisionada num espelho?

Lembram de como fazer ela aparecer? Leiam o texto AQUI...Não vou explicar novamente!

Espelhos são considerados pelos místicos como portal de entrada e saída com o mundo sobrenatural. Seu uso é bastante versátil.

Lembro de uma lenda urbana antiga que me contavam. Se você ir para a frente de um espelho à meia noite apenas com a iluminação de uma vela, poderia ver sua imagem refletida em diversas fases da vida. Uma boa forma de se saber como ficaria quando for mais velho. Mas como sempre, existiam cuidados a serem tomados. Você deveria fechar os olhos e só abrir exatamente maia noite, pois um pouco antes ou um pouco depois, poderia atrair a imagem de um espírito raivoso e morrer.Difícil era saber se seu relógio estava marcando a hora correta...A gente sempre atrasa ou adianta um pouco.

Também dizem que olhando fixamente no espelho você poderia ver um "terceiro olho", uma espécie de "olho mágico sensitivo" que a cultura hindu diz que todos temos e pode ser estimulado. Mas o lance é que você pode realmente ver esse terceiro olho. Olhando fixamente para qualquer imagem, o cérebro tende a mistura-las . Então a imagem do olho esquerdo vai de encontro ao do direito e você verá um terceiro olho meio embaralhado. Essa capacidade é muito usada nas imagens 3d, muito populares nos anos 90 onde figuras saltavam de uma página quando olhadas fixamente.


Eu posso ficar aqui por parágrafos e parágrafos falando sobre espelhos e provavelmente não vou lembrar de todas as suas lendas e aplicações. Vocês provavelmente lembrarão de algumas que não escrevi. Que tal usar os comentários para nos abastecer de histórias?


OBS:

Os filmes realmente usam e abusam dos espelhos.Vamos citar alguns que usaram de forma mais presente:

Candyman: A série de filmes Candyman é bastante conhecida pelos amantes do terror. A história gira em torno do espírito de um escravo que foi torturado e morto pelo seu dono após ter um romance com a filha deste. Sua morte lenta e dolorosa envolveu uma mão decepada, espancamento, mel lambusado no corpo e ser jogado num formigueiro onde foi devorado pelas formigas e picado por abelhas. Por algum motivo ele resolve voltar do mundo dos mortos sempre que alguém pronuncia seu apelido cinco vezes em frente ao espelho.

Espelhos do medo: Um ex policial se emprega como zelador das ruinas de uma antiga loja de departamentos abandonada que teria sido destruída no passado por um incêndio.O problema é que os espelhos do lugar aprisionam um mal adormecido e transforma a vida do sujeito num inferno.

Poltergeist 3: Dentro da série, foi o que mais usou os espelhos como protagonista. Para quem não conhece, a história é baseada num fenômeno chamado Poltergeist, qua basicamente é a atração de fenômenos espirituais por alguma pessoa com amplos poderes sensitivos, mesmo que não saiba que os possui. Nos filmes em questão a "culpada" é uma garotinha que teve o azar de ir morar numa casa construída onde antes era um cemitério. O prédio onde a garotinha foi caçada pela seita de espíritos em "busca da luz" no terceiro filme era praticamente coberto de espelhos por todos os lados.

O Jogo do Espelho: No filme, uma enfermeira é morta num ritual de magia negra desastroso dentro de um hospital psiquiátrico. Tempos depois uma mulher retorna a casa depois de descobrir sobre o desaparecimento da irmã. Mal sabe ela que acaba de ser fisgada pelo" jogo do espelho" hauhauahuaha. Filme muito ruim!


Lenda urbana 3 - A vingança de Mary: Baseado na lenda da Bloody Mary (semelhante à nossa Loira do banheiro). Na noite de formatura um grupo de garotas recita um encantamento em frente a um espelho liberando o espírito vingativo de uma garota que foi morta no passado.


Vejam abaixo uma compilação de vários Sustos do espelho em filmes:

10 comentários:

E. (Silva) disse...

Bom assunto e grande retorno do blog... Realmente esse lance de espelhos no cinema é muito clichê.

Bons Pesadelos...

THATY GODOY TALLARICO disse...

CLAUDIO, QUE BOM QUE VOLTOU!!!
ESPERO QUE JÁ ESTEJA TD BEM COM VC.

Mônica Barros disse...

Demoro p postar heinn... Tipo eu adoro o blog mas e ruim ficar esperando vc postar ou num ao menos avisa ki vai demora p postar e tal, ou entao fala logo ki desisitiu do blog!

Claudio Gaspari disse...

Rs...Viu, Menina. Prometo que vou avisar se desistir ou demorar muito.

Esses puxões de orelha são sempre estimulantes!

Luísa disse...

O mundo do espelho seria uma cópia exata do mundo real, só que com todas as variáveis invertidas... Do mal.

Dicnix disse...

Minha vó disse uma vez que se colocar um espelho na janela (virado pra fora) espanta espiritos maliguinos, nunca acreditei nela, mas por crensa sempre coloquei um espelho pendurado virado pra fora(axo que era medo)um certo dia minha esposa limpando a janela deixou o espelho virado para dentro, quando voltei do serviço ao entrar em casa vi uma imagem parecendo com a minha vó, me bateu um gelo que arrepio ate os pentelhos, mas achei que erá só ilusão pois estava cansado e bem cansado por sinal trabalhei 14 horas seguidas
Quando chegou de noite fiquei com a imagem na cabeça da minha vó fui rezar pra ela pedir paz ao seu espirito, quando vou acender a vela novamente vejo oque posso dizer... a imagem dela so que com mais detalhes, derrepente minha esposa acorda gritando(já estava dormindo)dizendo que teve um sonho horrivel em que eu me acidentava e falecia no local, eu disse a ela o que tinha acontecido e com as imagens que tinha visto, ela (minha esposa)me pediu para não ir trabalhar no dia seguinte.
Mas como todo machão disse a ela que era so coisas que coincidiam como o sonho e as imagens...
Por fim fui trabalhar, exatamante as 13:40 minutos sofro um acidente(ando de moto, trabalho de moto)cujo um carro vai ultrapassar o outro e entra na contra mão e acaba me acertando de frente lembro me antes da batida ver a imagem da minha vó...
Ao acordar no hospital minha esposa chorava e me disse que ficou com medo de eu morrer, não vou mentir morri de medo naquele momento pois minha esposa disse que tinha visto o espelho e sabia da historia (pois já contei para ela diversas vezes)e rapidamente desvirou o espelho dexando com o reflexo para fora quando, me caguei quando ela disse que ela viu o B.O que o policial estava fazendo testemunhas tinham dito que o horario do acidente tinha cido as 13:40, meu relogio parou as 13:40 e a falecimento da minha vó foi as 13:40

Esta historia esta em minha familia a seculos na verdade nada disto aconteceu(ufááá)mas foi passada de pai para filho e sempre contamos ela quando o assunto e espelho, lembro me quando era criança e meu pai contava, morria de medo
OBS: trabalho com moto sim isto e verdade... e o espelho, mesmo sendo historinha da familia prefiro ter ele virado pra fora.
Obrigado a todo pela atenção

Anônimo disse...

A Alice de Lewis Carrol entra no espelho em Alice Atraves do Espelho, nao em Alice no Pais das Maravilhas.

Diego disse...

Cara, acho eu, sobre a questão de quebrar a maldição:
Enterrar os fragmentos: A terra é o simbolo da fertilidade, por isso enterrar o espelho. Para trazer de volta a fertilidade pra alma.

Lavar os fragmentos: O banho, em algumas religiões, é considerado o renovamento da alma. E como o espelho reflete a alma de quem o possui, renovando-o, renova-se a alma.

Espero ter ajudado :D

Anônimo disse...

cara curti seu blog muito show mais eu gostaria de saber o nome do filme q aparece a garotinha dentro do armario de banheiro se puder dizer eu agradeceria entre em contato cmg
abraços meu msn é mjf_basket10@hotmail.com
add eu ae blz

Anônimo disse...

Não gosto de espelhos por causa disso,tenho muito medo.