domingo, maio 28, 2006

Taos Hum – O Zumbido da Morte


Todo mundo já ouviu um zumbido. Pode ser causado pela agressão do ouvido após um barulho muito alto como uma bomba, por exemplo, efeito do uso de algumas drogas, o som de um aparelho de ar condicionado.
Normalmente o zumbido é limitado a pessoas afetadas pelos eventos que citei. Mas... e se 2% da população de alguma cidade ouvisse o zumbido sem motivo aparente iniciando e terminando na mesma hora? E se esse zumbido fosse tão chato que atrapalhasse a vida de algumas dessas pessoas impedindo até que tenham uma noite de sono tranqüila e levando até ao suicídio das mesmas?

Esse é o Taos Hum. É um som de baixa freqüência, ouvido em lugares ermos de várias partes do mundo, principalmente Estados Unidos, Reino Unido e norte da Europa, indetectável ao microfone. Sua fonte é um mistério!!!

O porque do nome:

Uma das cidades mais antigas do México, hoje pertencente aos Estados Unidos, se chama Taos... localizada no Novo México.

Sua oficialização como cidade se deu em 1540, mas sua origem real se perde no tempo. É uma cidade mística. Lar do povo indígena Tiwa, essa cidade é ponto de encontro de xamãs do mundo todo que se reúnem em congressos periódicos.

Bom... o fato é que em 1991 em Taos que o fenômeno foi exposto ao mundo. A imprensa na época apelidou de Taos Hum (zumbido de Taos). Eles descrevem como um ruído de baixa freqüência semelhante ao som de um motor a diesel bem distante.

A coisa era tão freqüente e incomoda para alguns que a Universidade do Novo México realizou uma pesquisa para tentar detectar a fonte do Taos Hum. Vários laboratórios e cientistas se engajaram na missão de tentar encontrar a origem, mas apenas conseguiram descartar possibilidades e não chegaram a nenhuma conclusão. Em seus dados constam que 2% da população da cidade era afetada pelo zumbido.

Os Hummers, como foram chamados os afetados, fizeram exames médicos e quase todos, senão a maioria, não sofria de problemas auditivos.

Quando se achava que era um fenômeno limitado à cidade eis que relatos aparecem em diversas regiões do planeta. Locais como Suécia, Inglaterra e outros países europeus e Japão relataram problema semelhante.

Possíveis teorias:

1) – Transmissão de dados via rádio

Não foi confirmado, mas suspeita-se que, no Centro de pesquisa naval no Novo México, utilizam equipamentos para se comunicar com submarinos militares através de “ondas de freqüência ultra longas” transmitidas através do solo.

2) – Infraestrutura
Alguns acreditam que a origem esteja nas fiações elétricas, encanamentos e torres de companhias de celular. O fato não foi muito levado em consideração por que se essa fosse a causa, provavelmente haveriam muitos mais relatos pelo mundo e não apenas locais limitados.

3)Sacanagem estudantil

Não sei se vocês já fizeram isso, mas na minha época de colégio a gente fazia muito.
Tudo começa com um aluno durante a aula fazendo este som bem baixinho:Hmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Quando a professora se incomodasse e se voltasse para a origem do som... ou seja, o maldito aluno, ele diria:

- Eu não sei do que você está falando.

No momento exato que o primeiro fosse negar a autoria, um outro aluno no lado oposto da sala daria continuidade ao Hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

A sincronia é tudo!

A seqüência de hummmadores deve continuar até a professora achar que é coisa da cabeça dela mesmo... ou até mandar o aluno “bode expiatório” (aquele que leva a fama por tudo de ruim que acontece na classe mesmo que não tenha feito porra nehuma!) para a diretoria.

Este, ao chegar na presença da temida diretora deve se justificar com o maior cinismo do mundo assim:

-Diretora... eu realmente faço muitas coisas ruins, admito! Mas eu te juro que não estava acontecendo nada na sala de aula. Mas agora que estamos tendo a oportunidade de conversar... a turma está ficando com medo da professora. Ela fica ouvindo vozes e, de vez em quando, a gente escuta ela falando sozinha. E aquele pentagrama que ela carrega na bolsa... sei não... tem algo muito estranho!

4)Aliens

Todos sabem que o novo México foi palco de visitas e até de acidentes com naves alienígenas. Acredita-se que existam bases militares (alguém falou Área 51?) onde alienígenas trabalham com humanos numa troca de informações. Dizem que, para facilitar o transporte de equipamentos e até o deslocamento dos aliens de forma segura, constantemente são escavados supertúneis abaixo do solo com grandes máquinas escavadeiras. Alguns imaginam que essas escavações produzem o Taos Hum.

Não descartando, é claro, a possibilidade do motor das naves alienígenas, que são baseados em potencia antigravitacional com antimatéria protegidos por anti vírus e anti spam, produzirem um som de baixa freqüência....

Outra possibilidade aceita é que os Hummers serem pessoas que já foram abduzidas por aliens e o implante colocado nos seus cérebros causa essa sensação de desconforto quando está fazendo o upload de informações para a nave mãe.

5) Teste da armas secretas

Em 1970 a cidade de Medford, Oregon, era considerada a cidade do suicídio noturno. Dr Fraser, professor da Universidade da Carolina do Norte, ficou encarregado de investigar a causa do excesso de suicidas na região. Checou a água, o ar, o solo e diversas possibilidades adicionais e não encontrou nenhuma explicação para o suicídio em massa.

Então os pesquisadores descobriram que freqüências ultra baixas estavam sendo emitidas em Medford de uma base militar próxima. Quando foram à base e questionaram ao comandante sobre o fato ele respondeu que sabia a respeito daquilo, mas que eles não eram responsáveis... os Russos que eram! No entanto as ondas de freqüência cessaram no dia seguinte.

Os pesquisadores não apenas descobriram que a fonte vinha da base, mas também que se propagava pela cidade através das antenas de TV causando depressão nos moradores. Concluíram suas pesquisas e retornaram para a Universidade com os dados. Tempos depois foram visitados por agentes do governo informando que não poderiam divulgar a pesquisa por ser um “assunto de segurança nacional”. Sutilmente deixaram claro que “acidentes” podiam acontecer com qualquer um se o fato se tornasse publico. Então o fato ficou conhecido apenas pelo boca a boca e não tomou maior impacto na mídia.

Então é isso... se estiver ouvindo um zumbido incômodo enquanto está lendo este texto, tente ficar afastado da janela ou de qualquer objeto pontiagudo... nunca se sabe!

Ps: A mitologia dos Sumérios fala de Deuses que, viajando através do espaço em “embarcações de fogo”, desciam das estrelas e retornavam em seguida. Afirmam que um zumbido tomava conta das pessoas enquanto as “naves” permaneciam na Terra.

Ps2: Hércules (da mitologia grega) começou a sentir um zumbido logo após cumprir o primeiro de seus doze trabalhos. Foi quando o filho de Zeus e da mortal Alcmena conseguiu matar o leão que atemorizava o vale de Neméia. Como flechas e espadas não conseguiam matar o imenso leão, Hércules decidiu não utilizar, por inúteis, as suas armas de guerra. Chegou próximo e abraçou o animal, apertando-o como se dele fizesse parte até matá-lo.

20 comentários:

Anônimo disse...

uia! e eu achando que era coisa da minha cabeça... costumam relacionar esse zumbido ao início da viagem astral, uma das técnicas de projeção é se concentrar bem nele e entrar em transe... não sei se funciona: eu sempre durmo no meio, mas acabo tendo um sonho bem bizarro depois disso. =P

Anônimo disse...

Eu lembro desse Hmmmmmmmm na época do colegial ...hahahahaha

Sofríamos constantemente com isso!

Muito boa a matéria seu Cráudio!

Guilherme Diniz disse...

Eu adorei!

agora eu sei da onde vem esse maldito zumbido infernal, ou astral né...

malditos aliens!!

Anônimo disse...

Se esqueceram do Taos Hum no filme "Ju-On: The Grudge"!!

Anônimo disse...

*-* ameeeeeeiiiiii

\o/

eu ouço zumbdos de veeeeeez em quando...
mas nem sabia que tinah essa história!!!
Aee Cráudio...parabéns *-*

Anônimo disse...

oie! tb escutu zumbidos de vez em quando! adorei essa matéria, muito bem colocada, como deve ser um blog de verdade! vcs estão de parabéns!!!!!!! adoreeeeei

Anônimo disse...

oieee meu nome e pedro e eu sou estudante axei essa materia q vc escreveu muito enteressante!!!gostaria de saber se poderia coloca la no jornal da minha escola!!!claro q tambem com o seu site e seu nome!!!para ais informaçoes phcvilela@hotmail.com

Anônimo disse...

vou chamar meu jacarezinho de tiwa!
:)

Anônimo disse...

vou chamar meu jacarezinho de tiwa!
:)

Anônimo disse...

Oi meu nome e Lucas de ves em quando eun escuto estes zumbidos quando estou em casa sozinho eu escuto shshshshshshshshshsh e depois lucas venha

Nicholas disse...

IEOWAHOIAWHEOIHW eu escuto essa merda direto OIWEAHOIEHWOH quando a tv ta ligada ;x ou quando não tem nenhum barulho ao redor

Anônimo disse...

CARAI eu juro q ouço esse negócio, principalmente na hora de dormir, quando ta o maior silêncio, eu sempre estranhei mas agora eu sei o q pode ser, acontece quando não penso em nada. sempre ouvi desde de q sou criança.

Anônimo disse...

amei ... \o eu tava pensando que era coisas da minha kbeça .... heheh brigada

MeTTaLL disse...

ai meu deus... o povo se esquece da nem-tão-famosa-assim Labirintite!
¬¬
algum desses que disseram que ja ouviram, por um acaso, tentaram se matar ao mesmo tempo que ouviam?
aposto que não!
o gente... o que vcs tem é só inicio de labirintite!
não estou falando que nao possa ser real essa historia ai... afinal, entre o céu e a terra, há coisas que o homem nem imagina! mas isso que vcs tem eh soh Labirintite XD

Anônimo disse...

"Outra possibilidade aceita é que os Hummers serem pessoas que já foram abduzidas por aliens e o implante colocado nos seus cérebros causa essa sensação de desconforto quando está fazendo o upload de informações para a nave mãe."

Hahahahahaha, ri muito nessa parte

Anônimo disse...

Nice

Anônimo disse...

cara pura piração...esse tal zumbido deve ser proveniente da planicie local e das vibrações das ondas sonoras naturais...motor de nave espacial??
ninguem merece!

Anônimo disse...

Tenho minha teoria, o taos hum, é um infrasom, abaixo de 20 hz e pode ter varias causas. Algumas pessoas no mundo são capazes de ouvir sons abaixo de 20 hz, eu sou uma delas. Geralmente consigo ouvir a aproximação de algum grande veiculo a quilometros de distância, muito antes que outras pessoas passem a escutar o ronco grave do motor quando o mesmo esta mais próximo do local em que estamos.

Unknown disse...

Sempre ouço ruídos e agr sei que não é coisa da minha cabeça

Unknown disse...

Sempre ouço ruídos e agr sei que não é coisa da minha cabeça