terça-feira, abril 11, 2006

Lugares sobrenaturais: Centralia, a cidade em chamas!!!


Essa eu descobri em minhas andanças pelo submundo da Internet e aposto um biscoito mirabel que pelo menos 99% de vocês nunca ouviram falar.

A muito tempo algumas minas de carvão foram descobertas no interior da Pensilvânia.Com a grande invasão de pessoas na área querendo emprego, foi bastante natural que uma cidade se erguesse pelas redondezas.Ela foi batizada de Centralia, e cresceu bastante com o fruto da exploração de carvão.O comércio se aquecia ano após ano e a cidade se tornava um bom lugar para se viver.

Então aconteceu...Ninguém sabe ao certo como...Existem várias teorias que em breve esclareceremos...Mas o fato é que ,em maio de 1962, por algum motivo, um incêndio se propagou pelas minas de carvão causando grande estrago.

Inutilmente tentaram apagar o incêndio e, por fim, resolveram esperar que o fogo acabasse por si só.

Em junho do mesmo ano as minas ainda ardiam e foi constatado que o calor, ao invés de diminuir, estava aumentando! O fogo se espalhou pelos veios de carvão atingindo proporções alarmantes.

Ao longo dos meses os moradores foram sentindo os efeitos do incêndio.As árvores e vegetação ao redor definharam, o chão era quente e volta e meia ,jatos de vapor surgiam no chão.Mas o derrubou a cidade foram os efeitos financeiros.Como as minas ficaram paralizadas, os trabalhadores ficaram sem dinheiro e o comércio estagnado.Os que puderam, fugiram da cidade enquanto havia tempo.A maioria, no entanto, ficou na esperança de que o problema se resolvesse.

Áreas da cidade foram isoladas, famílias inteiras removidas de seus lares, estradas foram bloqueadas.


Em 1980 o fogo ainda ardia!Geólogos confirmaram que era impossível extinguir o fogo!

Em 1981 um acidente causou o maior alvoroço na cidade.Um homem estava dando umas voltas e o chão se abriu sob seus pés. Ele caiu num buraco gigantesco e conseguiu se agarrar nas raízes de algumas árvores sendo salvo depois por seu primo.Esse evento atraiu a atenção da mídia e os esforços governamentais em busca de uma solução se acentuaram...Mais de 40 milhões de dólares foram utilizados para tentar extinguir o fogo....



Anos se passaram e o que era uma bela cidade, definhou e virou uma cidade fantasma que nem existe mais nos mapas.

Até hoje, mais de 40 anos depois, o subsolo da cidade permanece em chamas!


Mas...o que causou o incêndio?

Existem muitas teorias.Vamos a elas:

1º - Acidente no lixão:

Uma provável causa do incêndio foi um acidente no lixão.Quanto mais a cidade crescia, mais lixo produzia.O depósito principal já estava lotado e um gênio teve a idéia de tocar fogo em tudo.O problema é que o lixo ficava num grande buraco que mantinha contato com um veio de carvão...Aí já viu!

2º- Povo da terra oca

Existe uma lenda que fala na existência de um povo que vive nos subterrâneos do mundo isolados da humanidade.Suas casas são cavernas internas ligadas por um vasto sistema de túneis.Um dia eu crio um tópico sobre eles.
Quem acredita nesta teoria acha que o buraco que cavaram para jogar os detritos fedorentos de Centralia ficava bem em cima da caverna subterrânea em que vivia o chefão do povo da terra oca!Mais precisamente em cima de sua caminha...Irritado, o chefão mandou acender fogueiras nas cavernas como represália pela falta de consideração.

3º - Inferno

Todos sabem que o inferno fica abaixo da terra assim como o paraíso fica acima das nuvens (que por sinal são de algodão doce).
Nas escavações da mina, acidentalmente um mineiro atingiu uma galeria do inferno liberando todo gás, enxofre e fogo para a mina.Como ninguém conseguiu chegar perto para tapar o buraco e o diabão estava sem grana para consertar o telhado, a coisa ficou por isso mesmo e o fogaréu permaneceu.

4º - Alimentação

A vida dos mineiros era muito corrida.Não dava tempo para ir a casa no horário do almoço, fazendo com que eles comessem por lá mesmo.Próximo às minas existiam plantações de repolho e criações de galinhas.A principal refeição dos mineiros era Salada de repolho com ovo!!!Aí já viu...A concentração de gás metano “por razões obvias” foi aumentando gradativamente dentro dos túneis até que algum engraçadinho resolveu fumar um cigarro...Foi fogo para todo lado!

Então é isso...espero que tenham gostado!

Ps: Este site contem informações sobre a cidade e tem fotos interessantes(mas está em "ingreis") mostrando inclusive fotos da cidade antes e depois do acidente.

http://www.offroaders.com/album/centralia/the-story.htm

Ps2: Vídeos mostrando a cidade (em inglês):



16 comentários:

Anônimo disse...

Hahahahahahah muito boa a teoria, adorei!!

Anônimo disse...

Que interessante!

Mas parece um típico caso de centralização de gases naturais na região..
A cidade até que é aprazível!!!Mas está parecendo mais o sertão do nordeste em época de seca..

Que judiação...

Gostei da matéria :)

Anônimo disse...

como diria o Kiko (do Chaves):

MAS QUE COISA EIN?!?!

de fato nunca tinha ouvido falar... achei bem curioso e interesante...

eu tenho mais uma possível teoria:

Será que que essa não é uma cidade cenográfica da Universal Studios e os efeitos especiais coisa dos Spilbierg?!?!?

Patr�cia disse...

Povo da terra oca.
HAHAHAHAHA

Guilherme Diniz disse...

seu craudio...sempre tornando as coisas mais simples.

sempre!!!
sempre!!!

Anônimo disse...

Caracas!!!!!! Mto massa!! Mas...sera que e verdade?

Anônimo disse...

Pô cara vc num tem as coordenadas da cidade no Google Earth, pra ver melhor...
Se tiver me manda um e-mail com as coordenadas.
junior.dsb@gmail.com

Anônimo disse...

pow mto legal...
assisti um filme baseado em uma história assim: "Terror em Silent Hill"
nao é o melhor filme d suspense do mundo + ate q é legal..

Rafael Panczinski disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Panczinski disse...

Com certeza Silent Hill foi feito com base na história dessa cidade, mas o filme é baseado no jogo e não na cidade, mas o jogo com certeza foi feito com base na cidade.

Anônimo disse...

e até hoje esta nos devendo este topico,né tio cláudio! ¬¬*

Tatya disse...

Olá, andava eu aqui em pesquisas sobre um filme que vi e me disseram que é basead em factos reais na medida em que a cidade existiu, mas no entanto nada encontro, e sem querer vim parar ao teu blog a esta noticia... Como se trata mais ou menos de coisas parecidas resolvi tentar pedirte ajuda. Alguma vez viste o filme Sillent Hill? Existe uns jogos também, será que me podes ajudar a pesquisar??
Depois podes apagar este comentario visto ser apenas um peiddo de ajuda, e achei interessante os teus textos.
Bem de qualquer modo vai ao blog lunasonhos.blogspot.com
o meu blog pessoal e deixa um comentario em resposta, se me poderes ajudar podes deixar o teu mail k depois eu enviote msg ok?
desculpa esta invasão.
Continua com os textos, são bons!
Já agora se quiseres visita também o blog somdagua.blogspot.com, o blog que assino com mais pessoal.
Aproveito para a publicidade lol
desculpa lá estar a escrever isto aqui... xau xau espero noticias

Unknown disse...

Centralia la boca del inferno, ela existe sim e é real já tinha ouvido falar e muito nela podem acreditar é 100% verdade.
ótima matéria.

Unknown disse...

Centralia la boca del inferno, ela existe sim e é real já tinha ouvido falar e muito nela podem acreditar é 100% verdade.
ótima matéria.

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

Unknown disse...

Essa é a famosa silent hill ^^