quarta-feira, março 29, 2006

O sobrenatural Coelhinho da Páscoa!!!!


Não adianta fechar as portas...Ele sempre acha uma forma de entrar.Dificilmente deixa rastros...Sua presença maligna é aguardada por todos anualmente.Ele não é Gandalf, mas é “o Branco”.O poderoso e achocolatado Coelhinho da páscoa.

Antes de falar dele, vamos nos ater ao período de sua visita.A páscoa é realizada após o período da quaresma.Apos o Natal, é a festa cristã mais esperada, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

Mas que mistureba é essa de Jesus, coelho e ovo de chocolate???????
Novamente é tudo culpa da Igreja católica (sempre ela!)
Várias culturas e religiões antigas já tinham festejos na mesma época.E como a grande sacada da igreja católica é se apropriar os símbolos de outras culturas sobrepujando as mesmas, com a páscoa não é diferente.

O nome “páscoa” por exemplo, é uma derivação da palavra “pessach”(passagem). É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.A igreja católica associou o nome à “passagem” de Cristo, da morte para a vida. A última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, um “seder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica

Na china, existe o “Ching ming”. É uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.(viu que espíritos gostam de comida????)

Mas a maioria dos costumes pascais se origina de antigos rituais pagãos da primavera (no hemisfério norte se inicia em março).Era habitual desses povos o costume de pintar ovos cozidos e dar de presente.

E o coelho???? Bom...A igreja católica associa o coelho à fertilidade.Mas o que a fertilidade tem a ver com Jesus??Pelo que sei ele não teve ninhadas de filhotes.Só se você associar fertilidade com inicio de vida...e por fim , Jesus voltando à vida...vida=vida...é...Forçando um pouco a gente até chega lá.

Na verdade o coelho foi “roubado” dos antigos egípcios que tinham o bicho como símbolo nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua.

E o que a lua tem a ver com isso? A lua determina a data da páscoa. O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").

E o chocolate????

Bem...o chocolate já é invenção dos inteligentes comerciantes.Já tínhamos os ovos...o coelho...só faltava incrementar o produto para ganhar muita grana.Então algum espertinho fez ovos de chocolate e forçou o coelho a entregar.Ou melhor...vender!!!

Nos EUA a Páscoa tem o nome de “Easter”. Esse nome não é derivado de Pessach .Parece ser derivado de “Ishtar” (alguns rituais de carater sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais tinham a ver com libações e outras ofertas corporais.) ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat(nome de um antigo mês germânico)


Espero que tenham entendido um pouco mais da história da simbologia pascal.

9 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez muito boa a escolha e abordagem do tema...

Adorei!!!

A coincidência é que hoje mesmo, há menos de uma hora atrás eu estava conversando com meu pai, e querendo saber com base em quais cálculos a Igreja define que dia do ano cai a Páscoa...

Mas mesmo assim fiquei na dúvida com relação a essa Lua Eclesiástica...

Dá para explicar melhor??

Anônimo disse...

Abaixo assinado pra páscoa de Ishtar já!

Anônimo disse...

O coelinho da páscoa é um parente próximo das aerogatas, no fim de semana passado eu ganhei três vezes desse meu primo no truco! =P

Anônimo disse...

Peraí deixa eu ver se eu entendi tudo...rssss

A Meg faz o ching ling lá na China, os colehos daqui se atracam com as galinhas... que por sinal botam ovos de chocolates peludos e depois todo mundo para a festa da fertilidade?

Ai meu Deus.....rssss

Brincadeira Claúdio, muito boa a explicação... todas as comemorações da Igreja Católica são uma mistura de tudo...

Gostei... Parabéns o Blog tá ótimo.

Anônimo disse...

Gostei do texto, e nunca podia imaginar que o coelho da páscoa tivesse alguma ligação com a Lua...
Pior que faz sentido se lembrarmos que o Natal é a festa do Deus sol dos egípcios... essa igreja, hein?
Só pra bagunçar o que já tava certo...
Mas fiquei com uma dúvida agora. Será que existem coelhos na Lua???

Abraço

Gabie Mahle disse...

Olá
lindo o blog
tambem sou facinada pelo sobrenatural...
gostaria de pedir uma matéria sobre Elizabeth Bathory.
Bjos

Anônimo disse...

muito boa a pesquisa, claudio
parabens

Anônimo disse...

valeu a intenção claudio, mas continuo sem entender nada!
hauha
beijão!

Anônimo disse...

isso ae claudio


mostrar pro casos quem é melhor